Projetar uma boa experiência de usuário (UX) e uma interface de usuário (UI) atraente pode ser um desafio. Neste artigo, discutiremos os erros mais comuns em UX e UI, por que eles acontecem e como evitá-los em seus projetos.
Colocando o Usuário em Primeiro Lugar
O erro número um que designers frequentemente cometem é não colocar o usuário no centro do processo de design. Isso viola um princípio fundamental do design centrado no usuário. Em vez de presumir o que os usuários precisam ou querem, os designers devem priorizar as necessidades, desejos e feedbacks reais dos usuários. Caso contrário, correm o risco de criar uma solução que não resolve nenhum problema real ou atende às expectativas dos clientes. Colocar os usuários em primeiro lugar é a chave para um bom UX e satisfação do cliente. Nunca presuma saber o que é melhor para eles sem antes perguntar.
- Conduza pesquisas com usuários reais para entender suas dores e necessidades.
- Valide ideias e designs com usuários o mais cedo possível.
- Priorize a experiência e necessidades do usuário acima de tudo.
- Tenha empatia pelos usuários finais. Tente experienciar o produto do ponto de vista deles.
Iniciando com Pesquisa e Estratégia
Outro erro comum é pular a pesquisa do usuário e de mercado e partir direto para o design visual no Figma ou outro software. Designers ansiosos para começar podem cair nessa armadilha. No entanto, sem o trabalho inicial de pesquisa e estratégia, eles correm o risco de criar algo que não atende às necessidades reais ou se encaixa no mercado. Além disso, eles perdem uma oportunidade valiosa para descobrir ideias de design a partir de benchmarks e insights dos usuários. Dedicar tempo suficiente para as etapas de pesquisa e estratégia vale a pena para criar um ótimo UX e UI alinhados com as necessidades dos clientes e do mercado.
- Reserve tempo para pesquisa antes de abrir qualquer software de design.
- Analise produtos concorrentes e encontre oportunidades de diferenciação.
- Conduza pesquisas com usuários para entender necessidades e expectativas.
- Gere ideias de design com base nos insights da sua pesquisa.
Conhecendo o Público-Alvo
Você já se pegou projetando algo sem ter certeza de quem seria o usuário final? Isso acontece quando os designers não fazem as perguntas certas no início de um projeto para entender o público-alvo pretendido. Sem essas informações vitais, é fácil fazer suposições ou projetar com base em seus próprios prefências, o que raramente atende às necessidades reais dos usuários. Para evitar esse problema, os designers devem coletar o máximo de informações sobre os usuários finais no início, incluindo: Demografia (idade, localização, sexo, educação, etc), Papéis e títulos de trabalho, Nível de experiência com tecnologia, Metas e tarefas mais comuns, Dores e problemas a serem resolvidos. Mapear personagens fictícios representando seus principais tipos de usuário também pode ajudar a guiar suas decisões de design.
- Coletar informações sobre os usuários finais no início do projeto.
- Mapear personagens fictícios representando os principais tipos de usuário.
- Entender a demografia, nível de experiência com tecnologia e dores dos usuários.
- Projetar com base em informações concretas sobre o público-alvo.
Validando Ideias Inicialmente
Passar semanas ou meses desenvolvendo ideias de UX e UI sozinho e só mostrar para os stakeholders ou desenvolvedores no final quase nunca termina bem. Sem validação e feedback contínuos nas fases iniciais, você corre o risco de criar algo que não atende aos requisitos do produto ou precisa de mudanças significativas tardias no processo. Isso leva a retrabalho desnecessário e atrasos. Compartilhe esboços, fluxos de usuário e wireframes iniciais com os stakeholders e usuários para obter feedback valioso desde o início.
- Compartilhar esboços, fluxos de usuário e wireframes iniciais com os stakeholders e usuários.
- Obter feedback valioso desde o início do processo de design.
- Evitar retrabalho desnecessário e atrasos no projeto.
- Garantir que as ideias estejam alinhadas com os requisitos do produto.
Obter alinhamento e feedback contínuos
Obter alinhamento e feedback contínuos das partes interessadas internas e externas ajuda a evitar surpresas desagradáveis no final. Vá validando e refinando seu trabalho desde o início.
- Peça feedback dos usuários o mais cedo possível e itere a partir daí.
- Tenha reuniões frequentes de alinhamento com stakeholders chave e desenvolvedores.
- Esteja preparado para mudanças de escopo e requisitos.
Focar Somente na Estética
É tentador focar a maior parte do seu tempo criando designs UI bonitos e minimalistas que agradam seu olho de designer. No entanto, a aparência não é tudo – a usabilidade e funcionalidade são igualmente importantes.
- Dedique tempo para fluxos de tarefas e arquitetura de informação antes de partir para o design visual.
- Faça testes de usabilidade em protótipos para revelar problemas de UX.
- Tenha critérios sólidos de usabilidade e acessibilidade para orientar o design.
- Não use elementos somente por motivos estéticos se eles não servirem a um propósito claro para os usuários.
Falta de Usabilidade e Acessibilidade
Problemas de usabilidade e acessibilidade também podem arruinar facilmente uma experiência de usuário, não importa quão bonita seja a interface. São questões críticas a serem abordadas.
- Siga princípios estabelecidos de usabilidade e guias de estilo.
- Planeje fluxos intuitivos e minimize a carga cognitiva.
- Forneça feedback, indicadores de sistema e mensagens claras.
- Teste com usuários reais para identificar problemas.
- Certifique-se que seu design adere aos padrões de acessibilidade.
Não Ter Versões Responsivas
Com mais pessoas acessando a web por smartphones, não ter uma versão responsiva do seu design é inaceitável hoje em dia. Usuários esperam poder usar serviços e aplicativos em qualquer dispositivo.
- Adote uma mentalidade mobile-first no seu processo de design.
- Comece protótipos e testes de usabilidade em dispositivos móveis primeiro.
- Projete versões responsivas para os principais breakpoints logo no início.
- Planeje experiências de usuário distintas para desktop vs mobile se necessário.
Alinhamento entre Equipes Multifuncionais
Equipes multifuncionais são a norma em desenvolvimento ágil de produtos hoje em dia. Cultivar uma comunicação próxima e constante entre funções é essencial para um bom UX e consistência.
- Realizar rituais de alinhamento de equipe, como standups diários, para garantir que todos estejam atualizados e alinhados com as metas e objetivos do projeto.
- Promover revisões frequentes de designs com desenvolvedores, permitindo que eles compartilhem feedbacks e discutam possíveis desafios de implementação.
- Utilizar ferramentas colaborativas online, como Figma ou Miro, para facilitar o trabalho conjunto e a visualização das interfaces em desenvolvimento.
- Documentar e compartilhar guias de estilo, padrões e componentes de design para garantir a consistência e alinhamento entre as equipes.
- Fomentar uma cultura de comunicação aberta e feedback contínuo, encorajando a troca de ideias e a resolução de conflitos de forma construtiva.
Desenvolvedores Não Seguirem os Designs
Às vezes desenvolvedores decidem “fazer do seu jeito” e não seguir fielmente os designs de UX/UI passados para eles. Isso quase sempre introduz inconsistências ou afeta negativamente a experiência do usuário de alguma forma.
- Fornecer especificações detalhadas e assets de design completos aos desenvolvedores, para garantir que tenham todas as informações necessárias para a implementação correta.
- Documentar razões por trás de decisões de design para contexto, permitindo que os desenvolvedores compreendam a lógica por trás das escolhas de UX/UI.
- Marcar o que é requerimento obrigatório vs sugestão, para que os desenvolvedores saibam quais elementos são essenciais para a experiência do usuário.
- Ter designers de UX supervisionando e validando o trabalho de desenvolvimento, assegurando a fidelidade ao design inicial e corrigindo possíveis desvios.
- Realizar revisões de UI frequentes com a equipe de engenharia, possibilitando a identificação precoce de eventuais desalinhamentos com o design proposto.
Pesquisas Enviesadas
Por fim, confiar em pesquisas de usuário enviesadas ou mal feitas pode distorcer sua compreensão das necessidades dos clientes e levar a decisões de design erradas.
- Fazer perguntas abertas e neutras que não induzam respostas, a fim de obter insights genuínos e não influenciados.
- Recrutar uma ampla amostra representativa de usuários reais, garantindo que as conclusões sejam válidas para o público-alvo do produto.
- Analisar dados quantitativos e qualitativos para obter insights mais ricos e completos sobre o comportamento e as necessidades dos usuários.
- Considerar fatores ambientais e emocionais que afetam comportamentos, permitindo uma compreensão mais profunda do contexto de uso do produto.
- Triangular insights de múltiplas fontes de dados, para validar as conclusões e reduzir a influência de vieses em potencial.
Conclusão
Evitar armadilhas comuns de UX e UI como essas irá poupar você de muitos problemas e retrabalho desnecessário. Seguir práticas recomendadas ajudará você a entregar as melhores experiências de usuário possíveis.