Projetar uma boa experiência de usuário (UX) e uma interface de usuário (UI) atraente pode ser um desafio. Neste artigo, discutiremos os erros mais comuns em UX e UI, por que eles acontecem e como evitá-los em seus projetos.

Colocando o Usuário em Primeiro Lugar

O erro número um que designers frequentemente cometem é não colocar o usuário no centro do processo de design. Isso viola um princípio fundamental do design centrado no usuário. Em vez de presumir o que os usuários precisam ou querem, os designers devem priorizar as necessidades, desejos e feedbacks reais dos usuários. Caso contrário, correm o risco de criar uma solução que não resolve nenhum problema real ou atende às expectativas dos clientes. Colocar os usuários em primeiro lugar é a chave para um bom UX e satisfação do cliente. Nunca presuma saber o que é melhor para eles sem antes perguntar.

  • Conduza pesquisas com usuários reais para entender suas dores e necessidades.
  • Valide ideias e designs com usuários o mais cedo possível.
  • Priorize a experiência e necessidades do usuário acima de tudo.
  • Tenha empatia pelos usuários finais. Tente experienciar o produto do ponto de vista deles.

Iniciando com Pesquisa e Estratégia

Outro erro comum é pular a pesquisa do usuário e de mercado e partir direto para o design visual no Figma ou outro software. Designers ansiosos para começar podem cair nessa armadilha. No entanto, sem o trabalho inicial de pesquisa e estratégia, eles correm o risco de criar algo que não atende às necessidades reais ou se encaixa no mercado. Além disso, eles perdem uma oportunidade valiosa para descobrir ideias de design a partir de benchmarks e insights dos usuários. Dedicar tempo suficiente para as etapas de pesquisa e estratégia vale a pena para criar um ótimo UX e UI alinhados com as necessidades dos clientes e do mercado.

  • Reserve tempo para pesquisa antes de abrir qualquer software de design.
  • Analise produtos concorrentes e encontre oportunidades de diferenciação.
  • Conduza pesquisas com usuários para entender necessidades e expectativas.
  • Gere ideias de design com base nos insights da sua pesquisa.

Conhecendo o Público-Alvo

Você já se pegou projetando algo sem ter certeza de quem seria o usuário final? Isso acontece quando os designers não fazem as perguntas certas no início de um projeto para entender o público-alvo pretendido. Sem essas informações vitais, é fácil fazer suposições ou projetar com base em seus próprios prefências, o que raramente atende às necessidades reais dos usuários. Para evitar esse problema, os designers devem coletar o máximo de informações sobre os usuários finais no início, incluindo: Demografia (idade, localização, sexo, educação, etc), Papéis e títulos de trabalho, Nível de experiência com tecnologia, Metas e tarefas mais comuns, Dores e problemas a serem resolvidos. Mapear personagens fictícios representando seus principais tipos de usuário também pode ajudar a guiar suas decisões de design.

  • Coletar informações sobre os usuários finais no início do projeto.
  • Mapear personagens fictícios representando os principais tipos de usuário.
  • Entender a demografia, nível de experiência com tecnologia e dores dos usuários.
  • Projetar com base em informações concretas sobre o público-alvo.

Validando Ideias Inicialmente

Passar semanas ou meses desenvolvendo ideias de UX e UI sozinho e só mostrar para os stakeholders ou desenvolvedores no final quase nunca termina bem. Sem validação e feedback contínuos nas fases iniciais, você corre o risco de criar algo que não atende aos requisitos do produto ou precisa de mudanças significativas tardias no processo. Isso leva a retrabalho desnecessário e atrasos. Compartilhe esboços, fluxos de usuário e wireframes iniciais com os stakeholders e usuários para obter feedback valioso desde o início.

  • Compartilhar esboços, fluxos de usuário e wireframes iniciais com os stakeholders e usuários.
  • Obter feedback valioso desde o início do processo de design.
  • Evitar retrabalho desnecessário e atrasos no projeto.
  • Garantir que as ideias estejam alinhadas com os requisitos do produto.

Obter alinhamento e feedback contínuos

Obter alinhamento e feedback contínuos das partes interessadas internas e externas ajuda a evitar surpresas desagradáveis no final. Vá validando e refinando seu trabalho desde o início.

  • Peça feedback dos usuários o mais cedo possível e itere a partir daí.
  • Tenha reuniões frequentes de alinhamento com stakeholders chave e desenvolvedores.
  • Esteja preparado para mudanças de escopo e requisitos.

Focar Somente na Estética

É tentador focar a maior parte do seu tempo criando designs UI bonitos e minimalistas que agradam seu olho de designer. No entanto, a aparência não é tudo – a usabilidade e funcionalidade são igualmente importantes.

  • Dedique tempo para fluxos de tarefas e arquitetura de informação antes de partir para o design visual.
  • Faça testes de usabilidade em protótipos para revelar problemas de UX.
  • Tenha critérios sólidos de usabilidade e acessibilidade para orientar o design.
  • Não use elementos somente por motivos estéticos se eles não servirem a um propósito claro para os usuários.

Falta de Usabilidade e Acessibilidade

Problemas de usabilidade e acessibilidade também podem arruinar facilmente uma experiência de usuário, não importa quão bonita seja a interface. São questões críticas a serem abordadas.

  • Siga princípios estabelecidos de usabilidade e guias de estilo.
  • Planeje fluxos intuitivos e minimize a carga cognitiva.
  • Forneça feedback, indicadores de sistema e mensagens claras.
  • Teste com usuários reais para identificar problemas.
  • Certifique-se que seu design adere aos padrões de acessibilidade.

Não Ter Versões Responsivas

Com mais pessoas acessando a web por smartphones, não ter uma versão responsiva do seu design é inaceitável hoje em dia. Usuários esperam poder usar serviços e aplicativos em qualquer dispositivo.

  • Adote uma mentalidade mobile-first no seu processo de design.
  • Comece protótipos e testes de usabilidade em dispositivos móveis primeiro.
  • Projete versões responsivas para os principais breakpoints logo no início.
  • Planeje experiências de usuário distintas para desktop vs mobile se necessário.

Alinhamento entre Equipes Multifuncionais

Equipes multifuncionais são a norma em desenvolvimento ágil de produtos hoje em dia. Cultivar uma comunicação próxima e constante entre funções é essencial para um bom UX e consistência.

  • Realizar rituais de alinhamento de equipe, como standups diários, para garantir que todos estejam atualizados e alinhados com as metas e objetivos do projeto.
  • Promover revisões frequentes de designs com desenvolvedores, permitindo que eles compartilhem feedbacks e discutam possíveis desafios de implementação.
  • Utilizar ferramentas colaborativas online, como Figma ou Miro, para facilitar o trabalho conjunto e a visualização das interfaces em desenvolvimento.
  • Documentar e compartilhar guias de estilo, padrões e componentes de design para garantir a consistência e alinhamento entre as equipes.
  • Fomentar uma cultura de comunicação aberta e feedback contínuo, encorajando a troca de ideias e a resolução de conflitos de forma construtiva.

Desenvolvedores Não Seguirem os Designs

Às vezes desenvolvedores decidem “fazer do seu jeito” e não seguir fielmente os designs de UX/UI passados para eles. Isso quase sempre introduz inconsistências ou afeta negativamente a experiência do usuário de alguma forma.

  • Fornecer especificações detalhadas e assets de design completos aos desenvolvedores, para garantir que tenham todas as informações necessárias para a implementação correta.
  • Documentar razões por trás de decisões de design para contexto, permitindo que os desenvolvedores compreendam a lógica por trás das escolhas de UX/UI.
  • Marcar o que é requerimento obrigatório vs sugestão, para que os desenvolvedores saibam quais elementos são essenciais para a experiência do usuário.
  • Ter designers de UX supervisionando e validando o trabalho de desenvolvimento, assegurando a fidelidade ao design inicial e corrigindo possíveis desvios.
  • Realizar revisões de UI frequentes com a equipe de engenharia, possibilitando a identificação precoce de eventuais desalinhamentos com o design proposto.

Pesquisas Enviesadas

Por fim, confiar em pesquisas de usuário enviesadas ou mal feitas pode distorcer sua compreensão das necessidades dos clientes e levar a decisões de design erradas.

  • Fazer perguntas abertas e neutras que não induzam respostas, a fim de obter insights genuínos e não influenciados.
  • Recrutar uma ampla amostra representativa de usuários reais, garantindo que as conclusões sejam válidas para o público-alvo do produto.
  • Analisar dados quantitativos e qualitativos para obter insights mais ricos e completos sobre o comportamento e as necessidades dos usuários.
  • Considerar fatores ambientais e emocionais que afetam comportamentos, permitindo uma compreensão mais profunda do contexto de uso do produto.
  • Triangular insights de múltiplas fontes de dados, para validar as conclusões e reduzir a influência de vieses em potencial.

Conclusão

Evitar armadilhas comuns de UX e UI como essas irá poupar você de muitos problemas e retrabalho desnecessário. Seguir práticas recomendadas ajudará você a entregar as melhores experiências de usuário possíveis.