Configurando o Ambiente de Desenvolvimento

Antes de começarmos a programar, precisamos configurar o ambiente no Visual Studio Code. O primeiro passo é criar uma pasta para organizar nosso projeto. Podemos criá-la diretamente no VS Code clicando em ‘File > New Folder’ ou manualmente no explorador de arquivos. É recomendado dar nomes sem caracteres especiais ou espaços para a pasta, por exemplo ‘aprendendo-js’. Com a pasta criada, vamos abri-la no VS Code. Para isso, clique em ‘File > Open Folder’ e selecione a pasta que acabou de ser criada. Agora temos nosso espaço de trabalho pronto! Vamos começar a programar.

• Criar uma pasta para organizar o projeto no Visual Studio Code
  • Recomendações para nomear a pasta do projeto
  • Como abrir a pasta no VS Code
  • Preparação do ambiente de trabalho para programação

Criando o Primeiro Programa

Para criar um programa Javascript no VS Code, precisamos criar um arquivo com a extensão ‘.js’. No explorador de arquivos do VS Code, clique com o botão direito na pasta do projeto e selecione ‘New File’. Vamos dar o nome ‘index.js’ para esse arquivo. Feito isso, o VS Code já vai reconhecer que se trata de um arquivo Javascript e oferecerá suporte para a linguagem. Agora estamos prontos para começar a escrever nosso primeiro programa Javascript.

O JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada no desenvolvimento web. Ela é executada no lado do cliente, ou seja, no navegador do usuário, e é fundamental para a criação de interatividade e dinamismo em páginas web. Neste artigo, vamos explorar os conceitos básicos do JavaScript e como utilizá-lo para criar programas simples.

• É executada no lado do cliente, no navegador do usuário
  • Fundamental para adicionar interatividade e dinamismo às páginas web

Ao criar um arquivo JavaScript, podemos iniciar com um simples ‘Hello World’ utilizando o comando console.log(). Este comando imprime mensagens no console do navegador, permitindo a visualização de resultados e testes durante o desenvolvimento. Além disso, é possível executar o programa no Visual Studio Code utilizando a extensão Node.js.

• Iniciar com um simples ‘Hello World’ utilizando console.log()
  • Console.log() imprime mensagens no console do navegador
  • Executar programas no Visual Studio Code com a extensão Node.js

Executando o Programa

Após criar o programa JavaScript, é importante executá-lo para visualizar o resultado. No Visual Studio Code, podemos utilizar o atalho F8 para rodar o programa e abrir o console com a mensagem ‘Hello World!’. Esta prática é útil para testar trechos de código e verificar os resultados durante o desenvolvimento.

• Utilizar o atalho F8 no Visual Studio Code para rodar o programa
  • Verificar o resultado no console com a mensagem ‘Hello World!’
  • Testar trechos de código e verificar os resultados durante o desenvolvimento

As variáveis são elementos fundamentais em JavaScript, permitindo armazenar dados que podem variar durante a execução do programa. Elas podem ser declaradas utilizando ‘var’ ou ‘let’, e é importante escolher nomes descritivos para as variáveis. Além disso, é necessário inicializar as variáveis com um valor, utilizando o sinal de igual.

• Variáveis permitem armazenar dados que podem variar durante a execução do programa
  • Declaração de variáveis com ‘var’ ou ‘let’
  • Escolher nomes descritivos para as variáveis
  • Inicializar as variáveis com um valor utilizando o sinal de igual

No JavaScript, as variáveis são utilizadas para armazenar e manipular dados dinamicamente durante a execução do programa. Elas permitem que os desenvolvedores guardem valores que podem ser alterados ao longo do código. Ao declarar uma variável, é possível reatribuir valores a ela durante a execução do programa, utilizando o sinal de igual.

• Elas permitem que valores sejam armazenados e alterados ao longo do código.
  • A reatribuição de valores a uma variável é feita utilizando o sinal de igual.

No JavaScript, é possível utilizar variáveis para armazenar diferentes tipos de dados, como strings, números, booleanos, objetos e arrays. Ao declarar uma variável, não é necessário especificar o tipo de dado que será armazenado, pois o JavaScript é uma linguagem de tipagem dinâmica. Isso oferece flexibilidade no desenvolvimento de programas, permitindo a manipulação de diversos tipos de dados.

• Essa característica oferece flexibilidade no desenvolvimento de programas, possibilitando a manipulação de diversos tipos de dados.

Além de armazenar valores, as variáveis em JavaScript podem ser reatribuídas durante a execução do programa. Ao modificar o valor de uma variável, ela passa a apontar para o novo dado. Essa capacidade de manipulação dinâmica de dados é essencial para o desenvolvimento de programas mais avançados em JavaScript, permitindo a atualização de informações ao longo da execução do código.

• Ao modificar o valor de uma variável, ela passa a apontar para o novo dado, possibilitando a atualização de informações ao longo da execução do código.