Entenda em detalhes como o Business Model Canvas pode ajudar a criar modelos de negócios sólidos e com grande potencial de sucesso. Descubra como definir segmentos de clientes, propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades principais, parcerias principais e estrutura de custos.
Segmentos de Clientes
O primeiro bloco do Canvas que vamos analisar é o Segmento de Clientes. Aqui definimos qual será nosso público-alvo, nosso nicho de atuação.
- Definir o público-alvo e nicho de atuação é essencial para o sucesso do negócio.
- Evitar estratégias genéricas e focar em um público específico aumenta as chances de sucesso.
- Importância de definir a persona do cliente ideal e suas características demográficas e comportamentais.
- Direcionar esforços de marketing, comunicação e desenvolvimento de produto de acordo com as necessidades do público-alvo.
Proposta de Valor
A Proposta de Valor responde à pergunta: o que vamos entregar de valor para nosso Segmento de Clientes?
- A Proposta de Valor deve focar em benefícios, não em características técnicas.
- Exemplos de Propostas de Valor que destacam benefícios relevantes para o cliente.
- Comunicar diretamente os benefícios relevantes para o cliente é essencial para a Proposta de Valor.
Canais
Definido o Segmento de Clientes e a Proposta de Valor, o próximo passo é determinar quais Canais serão utilizados.
- Os Canais fazem a interface entre a empresa e os clientes.
- Pontos de contato que permitem distribuir e entregar a Proposta de Valor.
Canais de Comunicação e Distribuição
Mapear bem todos os Canais que serão utilizados é essencial para colocar seu modelo de negócio para funcionar. Canais ruins ou ineficientes podem arruinar uma boa ideia.
- Identificar os canais de mídia e redes sociais mais adequados para a comunicação do produto/serviço
- Avaliar a viabilidade de vendas online, em lojas físicas ou ambos
- Planejar a logística e distribuição de forma eficiente
- Definir a estratégia de vendedores internos, externos ou ambos
- Considerar a necessidade de parcerias ou distribuidores para ampliar o alcance
Relacionamento com Clientes
Investir no Relacionamento com Clientes é fundamental para aumentar as taxas de retenção e garantir recorrência de vendas.
- Implementar programas de fidelidade e recompensa para incentivar a fidelização dos clientes
- Criar comunidades e fóruns de clientes para promover a interação e engajamento
- Oferecer atendimento personalizado via chat/e-mail para melhorar a experiência do cliente
- Disponibilizar conteúdo exclusivo para clientes cadastrados como forma de valorização
- Organizar eventos e experiências exclusivas para clientes VIP para fortalecer o relacionamento
Fontes de Receita
As principais Fontes de Receita ao criar um modelo de negócio são:
- Venda de produtos físicos, digitais ou serviços
- Oferta de assinaturas mensais, trimestrais/semestrais ou licenças de software
- Exploração de publicidade através de anúncios no site/app, publicidade nativa ou parcerias
- Utilização de marketing de afiliados e parcerias com infoprodutos para gerar receita
- Monetização de dados anonimizados e compartilhamento de receita como fonte de renda
Recursos Principais
Recursos Principais são todos os ativos necessários para que seu negócio funcione. Alguns exemplos:
- Identificação dos recursos físicos como instalações, maquinário e frota de veículos necessários
- Proteção dos ativos intelectuais, como marcas registradas, parcerias e acordos estratégicos
- Gestão eficaz dos recursos humanos, incluindo funcionários, equipe, consultores e freelancers
- Planejamento financeiro adequado, considerando recursos próprios, investidores e linhas de crédito
Recursos Principais
Uma startup de software, por exemplo, precisa inicialmente de recursos humanos (programadores) e financeiros, mas não de ativos físicos. Já para uma fábrica, o maquinário de produção é essencial desde o início.
- Recursos humanos e financeiros são essenciais para startups de software
- Fábricas necessitam de maquinário de produção desde o início
Atividades Principais
As Atividades Principais englobam os processos mais importantes necessários para que seu modelo de negócio funcione.
- Desenvolvimento de produto
- Fabricação
- Logística e distribuição
- Marketing e vendas
- Atendimento e suporte
Parcerias Principais
Muitas vezes, algumas atividades importantes para nosso modelo de negócio são terceirizadas ou feitas em parceria com outras empresas. Essas são as Parcerias Principais.
- Fornecedores de matéria-prima
- Fabricantes terceirizados
- Operadores logísticos
- Agências de marketing
- Plataformas de divulgação
- Serviços em nuvem
Estrutura de Custos
Por fim, chegamos à Estrutura de Custos, onde analisamos todas as despesas envolvidas em nosso modelo de negócio.
- Custos fixos (aluguel, contas, salários)
- Custos variáveis (produção, licenças, serviços)
- Custos de aquisição de clientes
- Economias de escala
- Custos de parcerias
Conclusão
Ao preencher todas as nove áreas do Business Model Canvas de forma integrada e alinhada, você reduz muito os riscos e aumenta exponencialmente suas chances de sucesso. Utilize essa ferramenta sempre que for criar ou pivotar um negócio para tomar as melhores decisões estratégicas e executá-las de modo eficiente.