Entenda em detalhes como o Business Model Canvas pode ajudar a criar modelos de negócios sólidos e com grande potencial de sucesso. Descubra como definir segmentos de clientes, propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades principais, parcerias principais e estrutura de custos.

Segmentos de Clientes

O primeiro bloco do Canvas que vamos analisar é o Segmento de Clientes. Aqui definimos qual será nosso público-alvo, nosso nicho de atuação.

• Definir o público-alvo e nicho de atuação é essencial para o sucesso do negócio.
  • Evitar estratégias genéricas e focar em um público específico aumenta as chances de sucesso.
  • Importância de definir a persona do cliente ideal e suas características demográficas e comportamentais.
  • Direcionar esforços de marketing, comunicação e desenvolvimento de produto de acordo com as necessidades do público-alvo.

Proposta de Valor

A Proposta de Valor responde à pergunta: o que vamos entregar de valor para nosso Segmento de Clientes?

• A Proposta de Valor deve focar em benefícios, não em características técnicas.
  • Exemplos de Propostas de Valor que destacam benefícios relevantes para o cliente.
  • Comunicar diretamente os benefícios relevantes para o cliente é essencial para a Proposta de Valor.

Canais

Definido o Segmento de Clientes e a Proposta de Valor, o próximo passo é determinar quais Canais serão utilizados.

• Os Canais fazem a interface entre a empresa e os clientes.
  • Pontos de contato que permitem distribuir e entregar a Proposta de Valor.

Canais de Comunicação e Distribuição

Mapear bem todos os Canais que serão utilizados é essencial para colocar seu modelo de negócio para funcionar. Canais ruins ou ineficientes podem arruinar uma boa ideia.

• Identificar os canais de mídia e redes sociais mais adequados para a comunicação do produto/serviço
  • Avaliar a viabilidade de vendas online, em lojas físicas ou ambos
  • Planejar a logística e distribuição de forma eficiente
  • Definir a estratégia de vendedores internos, externos ou ambos
  • Considerar a necessidade de parcerias ou distribuidores para ampliar o alcance

Relacionamento com Clientes

Investir no Relacionamento com Clientes é fundamental para aumentar as taxas de retenção e garantir recorrência de vendas.

• Implementar programas de fidelidade e recompensa para incentivar a fidelização dos clientes
  • Criar comunidades e fóruns de clientes para promover a interação e engajamento
  • Oferecer atendimento personalizado via chat/e-mail para melhorar a experiência do cliente
  • Disponibilizar conteúdo exclusivo para clientes cadastrados como forma de valorização
  • Organizar eventos e experiências exclusivas para clientes VIP para fortalecer o relacionamento

Fontes de Receita

As principais Fontes de Receita ao criar um modelo de negócio são:

• Venda de produtos físicos, digitais ou serviços
  • Oferta de assinaturas mensais, trimestrais/semestrais ou licenças de software
  • Exploração de publicidade através de anúncios no site/app, publicidade nativa ou parcerias
  • Utilização de marketing de afiliados e parcerias com infoprodutos para gerar receita
  • Monetização de dados anonimizados e compartilhamento de receita como fonte de renda

Recursos Principais

Recursos Principais são todos os ativos necessários para que seu negócio funcione. Alguns exemplos:

• Identificação dos recursos físicos como instalações, maquinário e frota de veículos necessários
  • Proteção dos ativos intelectuais, como marcas registradas, parcerias e acordos estratégicos
  • Gestão eficaz dos recursos humanos, incluindo funcionários, equipe, consultores e freelancers
  • Planejamento financeiro adequado, considerando recursos próprios, investidores e linhas de crédito

Recursos Principais

Uma startup de software, por exemplo, precisa inicialmente de recursos humanos (programadores) e financeiros, mas não de ativos físicos. Já para uma fábrica, o maquinário de produção é essencial desde o início.

• Recursos humanos e financeiros são essenciais para startups de software
  • Fábricas necessitam de maquinário de produção desde o início

Atividades Principais

As Atividades Principais englobam os processos mais importantes necessários para que seu modelo de negócio funcione.

• Desenvolvimento de produto
  • Fabricação
  • Logística e distribuição
  • Marketing e vendas
  • Atendimento e suporte

Parcerias Principais

Muitas vezes, algumas atividades importantes para nosso modelo de negócio são terceirizadas ou feitas em parceria com outras empresas. Essas são as Parcerias Principais.

• Fornecedores de matéria-prima
  • Fabricantes terceirizados
  • Operadores logísticos
  • Agências de marketing
  • Plataformas de divulgação
  • Serviços em nuvem

Estrutura de Custos

Por fim, chegamos à Estrutura de Custos, onde analisamos todas as despesas envolvidas em nosso modelo de negócio.

• Custos fixos (aluguel, contas, salários)
  • Custos variáveis (produção, licenças, serviços)
  • Custos de aquisição de clientes
  • Economias de escala
  • Custos de parcerias

Ao preencher todas as nove áreas do Business Model Canvas de forma integrada e alinhada, você reduz muito os riscos e aumenta exponencialmente suas chances de sucesso. Utilize essa ferramenta sempre que for criar ou pivotar um negócio para tomar as melhores decisões estratégicas e executá-las de modo eficiente.