Este artigo abordará os principais tópicos para a criação e personalização de dashboards no Google Data Studio, incluindo modelos, temas personalizados e casos práticos.

Modelos e exemplos de dashboards

O Google Data Studio oferece uma galeria diversificada de modelos de dashboards que podem servir como inspiração ou base para a criação de dashboards personalizados. Esses modelos estão conectados a diversas fontes de dados, como BigQuery e Planilhas Google, proporcionando uma visão abrangente das possibilidades oferecidas pela ferramenta. Ao analisar esses modelos, os usuários podem compreender melhor como o Data Studio manipula métricas, dimensões, tipos de visualizações e opções de design, contribuindo para aprimorar o conhecimento e a utilização da plataforma.

• Exploração da galeria de modelos de dashboards no Google Data Studio
  • Análise de modelos conectados a diferentes fontes de dados, como BigQuery e Planilhas Google
  • Compreensão das funcionalidades do Data Studio, incluindo métricas, dimensões e tipos de visualizações
  • Utilização dos modelos como referência para aprimorar a criação de dashboards personalizados

Adição de páginas adicionais

A inclusão de páginas adicionais em um dashboard permite a organização e a apresentação de diferentes perspectivas e tópicos de forma mais clara e eficiente. Ao criar um dashboard, é possível separar distintas visões e informações em páginas individuais, proporcionando uma experiência de visualização mais organizada e intuitiva para os usuários.

• Utilização de páginas adicionais para organizar e apresentar diferentes perspectivas e tópicos
  • Exemplo de aplicação em um dashboard financeiro, com páginas dedicadas a contas a pagar, contas a receber e recebimentos em atraso
  • Melhoria da experiência de visualização para os usuários
  • Evitar a poluição visual e a confusão ao apresentar diversas visões em uma única página

Personalização de temas e layouts

A personalização de temas e layouts é crucial para refletir a identidade visual da marca em dashboards que serão compartilhados ou incorporados em outros sites. Além da personalização manual, o Data Studio conta com templates prontos de temas e layouts que podem ser aplicados rapidamente.

• Cores do tema: permite mudar cores de fundo, menus, componentes, etc.
  • Estilos de texto: fontes e tamanhos.
  • Estilos de dados: paletas de cores utilizadas nos gráficos.
  • Bordas e sombras: personalizar a aparência de caixas, grades e containers.

Alteração de paletas de cores

As cores utilizadas nos gráficos podem ser personalizadas conforme a necessidade, para destacar determinadas métricas, por exemplo. Outros elementos que permitem customização incluem rótulos e ordenação.

• Definição de cores diferentes para cada fatia em gráficos de pizza.
  • Personalização de rótulos: alterar contraste, exibir valores ao invés de porcentagens, etc.
  • Ordenação: definir a ordenação das fatias com base nas cores escolhidas.

Modo de apresentação

O modo de apresentação permite que o dashboard seja exibido de forma automatizada, com troca de páginas a cada determinado intervalo de tempo. Isso possibilita a criação de painéis dinâmicos que alternam entre indicadores e perspectivas relevantes.

• Tempo de avanço de páginas customizável.
  • Opções para pausar, avançar ou voltar páginas manualmente.
  • Tela cheia ou modo janela para apresentação.

Entendimento dos dados

Para atender bem a essa demanda, algumas etapas são necessárias:

• Identificar quais dados precisam ser analisados e como obtê-los
  • Analisar os insights que os dados podem trazer para o negócio ou área de interesse do cliente

Definição de métricas e dimensões

A definição de métricas e dimensões é crucial para a criação de um dashboard customizado de alto valor. Algumas considerações importantes são:

• Identificar indicadores quantitativos relevantes, como vendas e receita
  • Determinar formas de segmentar os dados, como por região ou produtos

Desenho e layout

O desenho e layout do dashboard devem ser pensados estrategicamente para transmitir insights de forma visual e intuitiva, aplicando a identidade visual da marca. Além disso, é essencial criar um fluxo lógico entre páginas e seções. Algumas práticas importantes incluem:

• Encontrar maneiras eficazes de transmitir visualmente os insights dos dados
  • Aplicar a identidade visual da marca de forma consistente
  • Criar um fluxo lógico que facilite a compreensão das informações apresentadas

Iteração e feedback

A iteração e o feedback são etapas essenciais para o aprimoramento do dashboard customizado. Alguns pontos-chave incluem:

• Apresentar versões iniciais do dashboard para coletar impressões do cliente
  • Refinar o design com base no feedback recebido

A criação de dashboards personalizados e com identidade visual própria é um diferencial importante para engajar os usuários e transmitir insights por meio dos dados. Dominar opções como adição de páginas, customização de temas, layouts e paletas de cores permite entregar dashboards profissionais e aderentes às necessidades dos clientes e organização.

• A importância dos dashboards personalizados e com identidade visual própria
  • A necessidade de dominar opções de customização para entregar dashboards profissionais e aderentes às necessidades dos clientes

Dominar as técnicas de personalização de dashboards no Google Data Studio é crucial para transmitir insights de forma eficaz e profissional. A aplicação prática desses conceitos pode agregar grande valor aos projetos de análise de dados.