A criação de landing pages eficientes é crucial para direcionar leads e alcançar objetivos de negócios. Neste artigo, vamos abordar em detalhes o processo de planejamento e estruturação de landing pages focadas em conversão, com base em conceitos e técnicas comprovadas.

Definindo a estratégia

Antes de partir para o planejamento visual e de interface, é essencial ter clareza sobre a estratégia da landing page. Esta estratégia deve estar alinhada com os objetivos do negócio.

• Identificar os objetivos do negócio
  • Alinhar a estratégia da landing page com os objetivos do negócio
  • Definir a premissa que orientará as escolhas de conteúdo e design da página

Mapeando o conteúdo

Com a estratégia definida, o próximo passo é mapear o conteúdo necessário na página e quais informações precisam ser passadas ao visitante.

• Identificar o conteúdo necessário na página
  • Determinar as informações que precisam ser transmitidas ao visitante
  • Garantir que o conteúdo mapeado esteja alinhado com a estratégia da landing page

Mapeamento de Conteúdo

Ao planejar a estrutura de um artigo, é essencial mapear todos os elementos de conteúdo necessários. Isso inclui dados sobre o artigo, depoimentos de leitores, chamadas para ação e formulários de captura de dados. O objetivo é equilibrar a quantidade de informações fornecidas, garantindo que sejam atrativas sem sobrecarregar visualmente o leitor.

• Nome, descrição breve, módulos, metodologia e diferenciais do artigo
  • Depoimentos de leitores ou estatísticas sociais relevantes
  • Chamada com proposta de leitura ou ação
  • Formulário para captura dos dados do leitor

Organização de Conteúdo

Após mapear os elementos de conteúdo, o próximo passo é organizá-los em grupos com características em comum. Isso facilita a disposição visual dos blocos de informação, tornando o conteúdo mais compreensível e atraente para os leitores.

• Agrupar dados do artigo em categorias, como informações do artigo, depoimentos, imagens e formulários
  • Facilitar a compreensão e atração visual dos blocos de informação
  • Criar uma estrutura visual e informacional para os blocos de conteúdo

Hierarquia e Priorização

Identificar e priorizar os grupos de conteúdo é crucial para estabelecer uma estrutura básica para o artigo. Isso permite que os blocos de conteúdo sejam organizados de forma a criar uma hierarquia de informações e atração visual.

• Definir uma hierarquia de informações, destacando os grupos de conteúdo mais relevantes
  • Priorizar os elementos de conteúdo com base na importância e no impacto desejado
  • Estabelecer uma estrutura visual e informacional para os blocos de conteúdo

Definição de Elementos Essenciais para Conversão

Nesta etapa, é crucial definir quais elementos são essenciais para a conversão e quais são secundários, determinando uma hierarquia visual que facilitará o visitante a tomar o caminho desejado.

• Identificar elementos-chave que direcionam a conversão
  • Estabelecer uma hierarquia visual para orientar o visitante
  • Priorizar os componentes vitais para aumentar as chances de conversão

Elementos Principais e de Apoio

No exemplo do curso gratuito, os elementos principais seriam a hero image e chamada de conversão, juntamente com o formulário de inscrição. Enquanto os conteúdos de apoio incluiriam dados sobre o curso, depoimentos e rodapé.

• Identificar os elementos principais e de apoio em uma página de conversão
  • Entender a importância da hero image e chamada de conversão
  • Utilizar depoimentos e dados sobre o curso como conteúdos de apoio

Hierarquia Visual e Conversão

Priorizar visualmente os componentes vitais para a conversão aumenta as chances do visitante realizar a ação desejada.

• A importância da hierarquia visual na conversão
  • A influência da priorização visual na tomada de ação do visitante
  • Como aumentar as chances de conversão através da hierarquia visual

Estratégia para Landing Pages de Conversão

Definir a estratégia, mapear o conteúdo, organizar a informação e estabelecer uma hierarquia visual são etapas obrigatórias antes de partir para a fase de design visual de qualquer landing page focada em conversão.

• A importância da estratégia na criação de landing pages eficientes
  • Os passos necessários antes da fase de design visual
  • Como a estratégia impacta diretamente na eficiência da landing page

Aplicação das Técnicas para Resultados Concretos

As técnicas apresentadas neste artigo servem como base para planejar landing pages eficientes não apenas para captação de leads, mas para outros objetivos como vendas e inscrições.

• Aplicação das técnicas para diferentes objetivos de conversão
  • Como as técnicas podem impactar positivamente os resultados do negócio
  • A versatilidade das técnicas apresentadas para diversos tipos de conversão

Criação de Páginas Focadas em Resultados

Colocando em prática esses conceitos, é possível criar páginas focadas em guiar os visitantes pelos caminhos desejados e entregar resultados concretos ao negócio.

• Como aplicar os conceitos na prática para criar páginas eficientes
  • A importância de guiar os visitantes para alcançar os objetivos desejados
  • Entrega de resultados concretos ao negócio através das páginas focadas

Ao seguir as técnicas apresentadas, é possível criar páginas focadas em guiar os visitantes pelos caminhos desejados e entregar resultados concretos ao negócio. O planejamento sólido é a chave para construir páginas limpas, agradáveis e eficientes para direcionar os leads ao call to action principal.