Entenda em detalhes o que é valorizado pelos recrutadores e gestores em um candidato durante a entrevista e como se preparar para performar melhor no processo seletivo.

Critérios e comportamentos avaliados

Existem alguns critérios e comportamentos que são avaliados durante a entrevista, independentemente da área ou cargo. Os principais são:

• Capacidade cognitiva é um dos principais critérios avaliados
  • Raciocínio lógico e habilidade de comunicação são aspectos fundamentais
  • Capacidade de síntese e objetividade são analisadas durante a entrevista

Capacidade cognitiva

Dentro deste critério, dois aspectos importantes são analisados pelos recrutadores e gestores:

• Raciocínio: avaliação do raciocínio lógico do candidato ao explicar suas experiências
  • Comunicação: análise da capacidade de síntese e objetividade ao responder às perguntas

Como responder de forma assertiva

Considerando a importância da capacidade cognitiva e da comunicação nesta avaliação, como o candidato pode responder de maneira estruturada, sem ser prolixo ou redundante?

• Utilizar exemplos práticos para ilustrar suas respostas
  • Ser claro e conciso ao estruturar suas experiências
  • Evitar respostas prolixas ou redundantes

O Método STAR

O método STAR é uma abordagem estruturada para responder a perguntas de entrevistas, amplamente utilizado em grandes empresas como Google e Amazon. Ele ajuda a construir o storytelling da resposta de forma objetiva, completa e estruturada.

• Situação: descreva o contexto ou cenário em que você estava inserido.
  • Tarefa: explique a atividade, processo ou projeto que deveria ser realizado.
  • Ação: relate as ações que você realizou diante da situação e da tarefa.
  • Resultado: discorra sobre os resultados obtidos com as ações tomadas.

Expectativas do Recrutador

Ao aplicar o método STAR, o recrutador avalia diversos comportamentos do candidato. Alguns desses comportamentos incluem:

• Clareza: demonstrar clareza sobre o contexto e entendimento da situação relatada.
  • Autoconhecimento: reconhecer lacunas ou pontos que precisaram ser melhorados ao lidar com determinado projeto ou desafio.
  • Conhecimento técnico: aplicar terminologias e demonstrar conhecimento real sobre a área de atuação e o negócio.
  • Autogestão: demonstrar como administrava suas tarefas e prioridades considerando sua rotina e demandas.
  • Liderança e relacionamento: descrever a relação e interação com outras áreas, pares e liderados, além de como lidava com conflitos.

Perguntas sobre Cultura, Clima e Liderança

Durante a entrevista, o recrutador ou gestor pode fazer perguntas específicas para identificar o perfil do candidato. Alguns exemplos de perguntas incluem:

• Gestão e liderança: identificar o estilo de liderança preferido ou as dificuldades enfrentadas.
  • Cultura: compreender o tipo de cultura organizacional desejada pelo candidato.

Cultura Organizacional e Ambiente de Trabalho

Ao considerar um novo emprego, é essencial refletir sobre o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. Alguns aspectos importantes a serem considerados incluem o clima do ambiente de trabalho, a formalidade, a interação entre as áreas e a preferência por trabalhar de forma independente ou em equipe.

• Identifique o tipo de ambiente de trabalho que mais se alinha com suas preferências pessoais e estilo de trabalho
  • Considere o nível de formalidade desejado no ambiente de trabalho
  • Pondere sobre a importância da interação entre as áreas ou a preferência por trabalhar de forma mais independente

Requisitos da Vaga e Candidatura

A dúvida comum entre os candidatos é se devem se candidatar a uma vaga quando não atendem a todos os requisitos. A recomendação é que se o candidato atender a pelo menos 90% dos requisitos, deve aplicar para a vaga, pois não há como saber os outros currículos que a empresa recebeu. Por outro lado, se o candidato atender apenas a 20 ou 30% dos requisitos, a chance de não ser triado é maior.

• Avalie se atende a pelo menos 90% dos requisitos da vaga antes de decidir se candidatar
  • Considere a recomendação de se candidatar mesmo não atendendo a todos os requisitos, desde que atenda a uma porcentagem significativa
  • Pondere sobre a relação entre a quantidade de requisitos atendidos e a chance de ser triado para a vaga

Relação entre Requisitos da Vaga e Entrevista

Durante a entrevista, é comum que o recrutador ou gestor faça perguntas técnicas para avaliar se o candidato realmente possui os requisitos necessários. Além disso, é recomendado que o candidato mencione suas experiências relacionadas aos requisitos da vaga, utilizando termos técnicos presentes na descrição da vaga para demonstrar proativamente seu conhecimento técnico exigido.

• Esteja preparado para responder perguntas técnicas durante a entrevista
  • Destaque experiências passadas que estejam alinhadas com os requisitos da vaga
  • Utilize termos técnicos presentes na descrição da vaga para demonstrar conhecimento técnico

Dicas Finais para Candidatos

Para maximizar as chances de sucesso durante o processo seletivo, é recomendado que os candidatos se apliquem para vagas em que atendam a pelo menos 90% dos requisitos, utilizem o método STAR para estruturar suas respostas durante a entrevista, demonstrem comportamentos e valores alinhados com a vaga e façam perguntas relevantes ao recrutador ou gestor.

• Aplique-se para vagas em que atenda a pelo menos 90% dos requisitos
  • Utilize o método STAR para estruturar respostas durante a entrevista
  • Demonstre comportamentos e valores alinhados com a vaga
  • Faça perguntas relevantes ao recrutador ou gestor para demonstrar interesse e engajamento

Esperamos que este artigo tenha auxiliado na compreensão do que é esperado e avaliado em um candidato durante o processo seletivo, proporcionando uma preparação e performance diferenciadas.