Neste artigo, exploraremos estratégias para identificar e influenciar os tomadores de decisão durante o processo de vendas, visando aumentar as chances de fechamento de negócios.
Entendendo os tomadores de decisão e como garantir o sucesso na venda
Este artigo aborda estratégias importantes para identificar e influenciar os tomadores de decisão durante o processo de vendas, com o objetivo de aumentar as chances de fechamento dos negócios.
- Identificação e influência dos tomadores de decisão nas vendas
- Aumento das chances de fechamento dos negócios
- Estratégias importantes para o processo de vendas
O ciclo de tomada de decisão nas empresas
Antes de falarmos sobre perfis de tomadores de decisão, é importante entender como funciona o ciclo de tomada de decisões dentro das empresas.
- Processo de tomada de decisões dentro das empresas
- Envolvimento de diferentes áreas e pessoas no processo
- Decisões estratégicas envolvendo conselhos, comitês e times de compras
Perfis de tomadores de decisão
Dentro das empresas, podemos identificar 3 perfis principais envolvidos na tomada de decisão.
- Foco de receptividade
- Foco de insatisfação/dor
- Foco de poder
Foco de receptividade
São pessoas com cargo de atendimento ao cliente, como secretárias, atendentes, relações públicas, etc.
- Pessoas com cargo de atendimento ao cliente
- Receptividade e resposta positiva aos vendedores externos
- Oferecem uma ‘porta de entrada’ interessante dentro das empresas
Foco de insatisfação / dor
Pessoas que têm um problema a ser resolvido e poderiam se beneficiar com a sua solução.
- Identificação de pessoas com problemas a serem resolvidos
- Benefícios da solução para pessoas com insatisfação ou dor
- Influência da dor na tomada de decisão
Foco de poder
São os tomadores de decisão, pessoas com autoridade para bater o martelo sobre a compra da sua solução.
- Tomadores de decisão com autoridade
- Executivos e gestores de alto escalão
- Análise dos impactos da decisão no resultado do negócio
Estratégia de foco tridimensional
Uma estratégia de prospecção muito eficiente para identificar esses perfis é o que chamamos de ‘foco tridimensional’.
- Mapear focos de receptividade
- Identificar focos de dor
- Influenciar os focos de poder
Foco de receptividade
Esse primeiro contato serve para conseguir informações sobre a empresa e obter
- Obtenção de informações sobre a empresa
- Primeiro contato para prospecção
- Importância do contato inicial na prospecção de clientes
Foco de Receptividade
Nesta etapa, é crucial identificar potenciais clientes que possuam uma dor a ser resolvida pela sua solução. Isso envolve fazer perguntas relevantes e ouvir atentamente as necessidades do cliente em potencial.
- Identifique pessoas na empresa que enfrentam a dor que sua solução pode resolver
- Busque entender quem está mais insatisfeito com os processos atuais
- Evite falar apenas sobre seus produtos e foque em ouvir as necessidades do cliente
- Tenha cautela com pessoas receptivas que não possuem influência nas decisões
Foco de Insatisfação / Dor
Nesta etapa, é crucial investigar a fundo os problemas enfrentados pelo cliente em potencial. É importante ouvir mais do que falar, fazendo perguntas abertas para compreender os desafios e frustrações relacionados aos processos ou soluções atuais.
- Faça perguntas específicas para entender as principais frustrações do cliente
- Busque compreender quais mudanças o cliente gostaria de ver nos processos atuais
- Identifique de que forma sua solução pode impactar positivamente o dia a dia do cliente
Foco de Poder
Esta etapa envolve identificar os tomadores de decisão, que geralmente são gestores e executivos de alto escalão. O objetivo é demonstrar como a solução proposta pode impactar positivamente os indicadores e resultados do negócio, atraindo o interesse dos decisores.
- Apresente os benefícios da solução e como ela pode melhorar os resultados do negócio
- Utilize as informações coletadas no foco de dor para personalizar a abordagem
- Evite focar apenas em fazer perguntas, concentre-se em apresentar a solução de forma clara e objetiva
Patrocinadores Internos
Além de mapear os perfis de receptividade, dor e poder, é essencial identificar patrocinadores internos. O patrocinador é alguém que irá defender sua solução internamente, auxiliando a influenciar as pessoas-chave no processo decisório.
- Busque identificar pessoas insatisfeitas com os processos atuais e que enxerguem os ganhos com sua solução
- O patrocinador tende a ser alguém que compreende claramente os benefícios da solução proposta
- Essa pessoa será responsável por vender sua solução internamente, auxiliando a influenciar os tomadores de decisão
Identificando potenciais patrocinadores
Ao identificar possíveis patrocinadores para uma nova ferramenta ou serviço, é crucial focar em pessoas insatisfeitas com a ferramenta atual, usuários frequentes do processo a ser otimizado, quem mais sente a dor do problema que você resolve e influenciadores internos da empresa.
- Focar em pessoas insatisfeitas com a ferramenta atual
- Identificar usuários frequentes do processo a ser otimizado
- Buscar quem mais sente a dor do problema que você resolve
- Identificar influenciadores internos da empresa
O papel do patrocinador
O papel do patrocinador é fundamental para o sucesso da implementação de uma nova solução. Ele precisa entender profundamente os ganhos com a nova solução, comprar a ideia e se convencer da melhoria, vender a solução internamente para os tomadores de decisão e explicar os ganhos em termos de negócio, não apenas features.
- Entender profundamente os ganhos com a nova solução
- Comprar a ideia e se convencer da melhoria
- Vender a solução internamente para os tomadores de decisão
- Explicar os ganhos em termos de negócio, não apenas features
Influenciando a decisão final
Influenciar a decisão final de compra envolve estratégias específicas. Um exemplo prático é a história de Maria, uma vendedora de software de CRM, que conseguiu fechar negócio com a empresa DNC ao identificar um patrocinador interno insatisfeito com a ferramenta atual e influenciar a decisão por meio dele.
- Identificar patrocinadores internos insatisfeitos com a ferramenta atual
- Apresentar a solução destacando os ganhos para o dia a dia do patrocinador
- Treinar o patrocinador para que ele mesmo apresente a ferramenta e os ganhos para a liderança
- Aproveitar o entusiasmo do patrocinador para influenciar a decisão final
O que fazer diferente?
Para obter melhores resultados, é essencial mapear os perfis na empresa-alvo e focar nas energias nos potenciais patrocinadores, em vez de direcionar todos os esforços apenas nos tomadores de decisão. Além disso, é importante utilizar os gerentes como portas de entrada para ser apresentado aos patrocinadores internos.
- Mapear os perfis na empresa-alvo
- Focar nos potenciais patrocinadores
- Utilizar os gerentes como portas de entrada para os patrocinadores
- Resolver uma dor real da empresa-alvo
Conclusão
Mapear os diversos perfis de tomadores de decisão e patrocinadores é fundamental para aumentar as chances de fechamento das vendas. A estratégia de foco tridimensional ajuda o vendedor a direcionar melhor seus esforços de prospecção e influência, convertendo alguém com dor em patrocinador interno, o que é uma tática poderosa para conquistar o comprador.
- Mapear os diversos perfis de tomadores de decisão e patrocinadores
- Utilizar a estratégia de foco tridimensional para direcionar esforços de prospecção e influência
- Converter alguém com dor em patrocinador interno
- Aumentar as chances de fechamento das vendas
Conclusão
Ao mapear os diversos perfis de tomadores de decisão e patrocinadores, é possível direcionar melhor os esforços de prospecção e influência, resultando em melhores resultados comerciais e sucesso nas negociações de vendas.