Descubra as melhores práticas para criar conteúdos de qualidade que engajam e geram resultados. Aprenda a construir pilares de conteúdo, otimizar textos baseados em competidores e descobrir palavras-chave relevantes.
Conteúdo de qualidade
A criação de um conteúdo de qualidade é essencial para gerar valor ao público-alvo e alcançar bons resultados, seja orgânicos ou pagos. Mas o que define um ‘conteúdo de qualidade’?
- Relevância do conteúdo para a persona (público-alvo)
- Originalidade e abordagem diferenciada
- Credibilidade através de fontes confiáveis e embasamento teórico/prático
- Objetividade na explicação dos assuntos
- Adequação da linguagem ao público-alvo
- Estruturação e formatação para facilitar a leitura
- Utilização de multimídia para enriquecer o conteúdo
- Produção de formatos úteis ao leitor, como checklists e guias
- Manutenção da atualização e otimização do conteúdo
Topic Clusters
Topic clusters ou ‘agrupamentos de tópicos/assuntos’ são um conceito importante na estratégia de conteúdo. A ideia é mapear e definir os principais assuntos, tópicos e palavras-chave de interesse da sua persona.
- Identificação e definição dos principais assuntos e palavras-chave relevantes
- Produção de grupos de conteúdo focando cada assunto de forma aprofundada
- Exemplos de topic clusters em diferentes nichos
Clusterização de Conteúdo
A clusterização de conteúdo é uma estratégia eficaz para abordar um tema de forma completa, destacando-se nos mecanismos de busca e sendo reconhecido como autoridade naquele assunto específico. Consiste em agrupar conteúdos relacionados em topic clusters, com uma série de posts e conteúdos abordando o tema sob diferentes ângulos e palavras-chave, explorando perguntas e dúvidas comuns do público-alvo.
- Topic clusters permitem uma abordagem completa de um tema, destacando a empresa como referência e autoridade no assunto
- Cada cluster contém uma série de posts e conteúdos explorando diferentes ângulos e palavras-chave
- A estratégia ajuda a consolidar domínio e autoridade sobre o tema, destacando-se nos mecanismos de busca
Construção de Pilares de Conteúdo
Os pilares de conteúdo, também conhecidos como pillars, consistem em grupos de páginas e posts que tratam de forma profunda e completa sobre um mesmo tema, palavra-chave ou assunto. Essa estratégia é essencial para consolidar domínio e autoridade sobre um determinado assunto, criando uma coleção robusta de conteúdo focando um mesmo tema.
- Os pilares de conteúdo abordam um tema de forma profunda e completa
- Cada pilar é composto por diversos posts, guias e listas abordando o tema sob vários ângulos, palavras-chave e perguntas comuns
- Essa estratégia ajuda a consolidar domínio e autoridade sobre o tema
Otimização de Conteúdo Baseada em Concorrentes
Uma maneira eficaz de criar conteúdos otimizados é analisar as páginas de alto tráfego de concorrentes e utilizá-las como base. Não se trata de copiar o conteúdo, mas sim de entender quais informações e abordagens estão dando certo e utilizar isso para montar sua própria versão, adicionando informações extras relevantes e diferenciando o conteúdo.
- Analisar páginas de alto tráfego de concorrentes pode fornecer insights valiosos
- Utilizar informações relevantes dos concorrentes como base para criar uma versão diferenciada do conteúdo
- Adicionar informações extras e diferenciar o conteúdo para criar valor adicional
Estruturação e Otimização de Conteúdo
Para transformar informações e dados crus em um conteúdo estruturado e otimizado, é fundamental seguir algumas etapas. Isso inclui a definição de um bom roteiro, a determinação da palavra-chave principal, a organização lógica das informações, o uso de recursos visuais e uma boa formatação para melhorar a legibilidade.
- Definir um roteiro claro e delimitar o escopo da página ou postagem
- Organizar as informações de forma lógica, agrupando em seções os blocos relacionados ao mesmo contexto
- Utilizar recursos visuais como imagens, tabelas e infográficos para facilitar a assimilação do conteúdo
- Seguir boas práticas de formatação, incluindo títulos e URLs otimizados
Descobrindo palavras-chave
Encontrar palavras-chave relevantes e com bom volume de busca é fundamental para criar conteúdos otimizados. Algumas dicas valiosas:
- Utilize o Google Keyword Planner para identificar termos mais buscados em sua área de atuação
- Analise as palavras presentes nos títulos e textos de páginas que ranqueiam no Google sobre o tema
- Estude perguntas frequentes e fóruns da área para descobrir dúvidas e termos utilizados
- Ferramentas como Google Trends, KeywordTool.io e UberSuggest também ajudam a sugerir novas palavras-chave
- Avalie o nível de competição para cada palavra-chave identificada antes de focar nela
- Dê preferência para termos mais específicos e menos genéricos, conhecidos como long tail keywords
- Variar o uso de sinônimos e termos relacionados também ajuda a enriquecer o conteúdo
Imagens
As imagens são parte fundamental em qualquer conteúdo digital hoje em dia. Alguns cuidados são necessários:
- Focar em imagens de alta qualidade, boa resolução, cores vibrantes e relacionadas ao conteúdo
- Otimizar as imagens para web, reduzindo o tamanho do arquivo sem perder qualidade
- Hospedar as imagens no mesmo servidor do site para carregamento mais rápido
- Incluir o nome da imagem e palavra-chave nos nomes de arquivo antes do upload
- Utilizar a tag ALT e title nas imagens, com o respectivo nome e descrição
- Inserir caption descritivo abaixo das imagens sempre que possível
- Deixar imagens responsivas, para não distorcer em dispositivos móveis
- Encontrar o equilíbrio certo na quantidade de imagens. Nem tão pouco, nem exagerado
Bancos de imagens
Os bancos de imagens permitem obter fotos de alta qualidade sem precisar produzi-las do zero. Mas alguns cuidados devem ser tomados.
- Priorizar a criação de imagens próprias relacionadas ao nicho e conteúdo
- Escolher bancos menos conhecidos, de preferência internacionais, para evitar imagens já utilizadas por outros sites brasileiros
- Fazer upload para o seu próprio servidor após a compra da imagem, nunca linkar de outra URL
- Modificar levemente as imagens, fazendo pequenos ajustes, cortes ou edições antes do upload
Conclusão
Dominar as estratégias de criação de conteúdo é fundamental para se destacar como uma autoridade em seu segmento. Continue investindo no desenvolvimento de novos conteúdos estratégicos para impulsionar o crescimento dos seus canais digitais.