Descubra como o Scrum pode transformar a gestão de projetos de software, aumentando a produtividade e a qualidade do desenvolvimento. Conheça os papéis, eventos, artefatos e regras essenciais do Scrum para aplicá-lo com sucesso em seus projetos.
O que é o Scrum?
O Scrum é um framework ágil muito popular para gestão e planejamento de projetos de software. Ele define papéis, eventos, artefatos e algumas regras que ajudam a tornar o desenvolvimento de software mais produtivo e com melhor qualidade.
- Framework ágil para gestão e planejamento de projetos de software
- Define papéis, eventos, artefatos e regras
- Aumenta a produtividade e qualidade do desenvolvimento de software
Papéis no Scrum
O Scrum define basicamente três papéis: Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento.
- Papéis: Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento
O papel do Scrum Master
O Scrum Master atua como um facilitador, ajudando o time a seguir as práticas do Scrum da melhor maneira possível.
- Facilita o time a seguir as práticas do Scrum
- Não é o líder do projeto ou gerente de projeto
- Atua como um líder servidor, focado em ajudar o time a progredir e ser mais produtivo
Responsabilidades do Scrum Master
As principais responsabilidades do Scrum Master incluem garantir que todos entendam a teoria, práticas e regras do Scrum, facilitar os eventos Scrum, ajudar o Product Owner a maximizar o valor do produto e do trabalho do time de desenvolvimento, promover melhorias de produtividade no time e proteger o time de interferências externas durante o sprint.
- Garantir compreensão da teoria, práticas e regras do Scrum
- Facilitar os eventos Scrum
- Ajudar o Product Owner a maximizar o valor do produto e do trabalho do time de desenvolvimento
- Promover melhorias de produtividade no time
- Proteger o time de interferências externas durante o sprint
O papel do Product Owner
O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto, definindo a visão e estratégia do produto, gerenciando o Product Backlog, definindo e priorizando os itens do Product Backlog com base no valor para os clientes e objetivos de negócio, garantindo que o time de desenvolvimento entenda os itens do Product Backlog e decidindo quando lançar funcionalidades e aceitar/rejeitar trabalho durante o Sprint Review.
- Responsável por maximizar o valor do produto
- Define a visão e estratégia do produto
- Gerencia o Product Backlog
- Prioriza os itens do Product Backlog com base no valor para os clientes e objetivos de negócio
- Garante que o time de desenvolvimento entenda os itens do Product Backlog
O papel do Time de Desenvolvimento
O Time de Desenvolvimento é responsável por desenvolver o produto incrementalmente a cada Sprint. Possui entre 3 a 9 membros, são multifuncionais, auto-organizáveis e não possuem títulos específicos como ‘programador’ ou ‘testador’.
- Responsável por desenvolver o produto incrementalmente a cada Sprint
- Possui entre 3 a 9 membros
- São multifuncionais e auto-organizáveis
- Não possuem títulos específicos como ‘programador’ ou ‘testador’
Eventos do Scrum
O Scrum prescreve 5 eventos que ocorrem dentro de um ciclo regular (chamado de Sprint): Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective e Refinement.
- Sprint Planning
- Daily Scrum
- Sprint Review
- Sprint Retrospective
- Refinement
Sprint Planning
O Sprint Planning inicia cada Sprint e tem como objetivo definir o trabalho a ser realizado no Sprint que se inicia.
- Inicia cada Sprint
- Define o trabalho a ser realizado no Sprint que se inicia
Sprint Planning
O Sprint Planning é um evento fundamental no framework Scrum, onde o Product Owner apresenta os itens priorizados do Product Backlog, o time de desenvolvimento estima os itens e decide quais itens se comprometerá a completar na Sprint, definindo o Sprint Goal.
- Product Owner apresenta os itens priorizados do Product Backlog
- Time de desenvolvimento estima os itens e faz perguntas detalhadas
- Decisão dos itens que o time se compromete a completar na Sprint
- Definição do Sprint Goal como um objetivo único para orientar o trabalho na Sprint
Daily Scrum
O Daily Scrum é uma reunião diária rápida de 15 minutos, onde cada membro do time responde sobre o que fez no dia anterior, o que fará no dia atual e relata algum impedimento. O Scrum Master atua para remover os impedimentos relatados.
- Reunião diária de 15 minutos
- Membros do time respondem sobre atividades do dia anterior e do dia atual
- Relato de impedimentos e atuação do Scrum Master para removê-los
Sprint Review
Ao final de cada Sprint, é realizada uma Sprint Review, onde o time de desenvolvimento apresenta as funcionalidades completadas, o Product Owner verifica e aceita/rejeita os itens concluídos, são discutidas melhorias e adaptações necessárias, o Product Backlog é atualizado se necessário e todos colaboram sobre como melhorar.
- Apresentação das funcionalidades completadas pelo time de desenvolvimento
- Verificação e aceitação/rejeição dos itens concluídos pelo Product Owner
- Discussão de melhorias e adaptações necessárias
- Atualização do Product Backlog se necessário
- Colaboração de todos para a melhoria contínua
Sprint Retrospective
A Sprint Retrospective acontece após a Sprint Review, onde o time inspeciona a forma de trabalho atual, identifica pontos positivos e negativos da Sprint passada, gera ideias para melhorar a produtividade e qualidade de trabalho, e incorpora as melhorias na próxima Sprint.
- Inspecionar a forma de trabalho atual
- Identificar pontos positivos e negativos da Sprint passada
- Geração de ideias para melhorar produtividade e qualidade de trabalho
- Incorporação das melhorias na próxima Sprint
Refinement
O Product Backlog Refinement é um processo contínuo, onde o Product Owner detalha e esclarece itens do Product Backlog, e o Time de Desenvolvimento estima melhor os itens, mantendo o Product Backlog saudável e bem estimado para ser concluído nas Sprints.
- Detalhamento e esclarecimento de itens do Product Backlog pelo Product Owner
- Estimativa melhorada dos itens pelo Time de Desenvolvimento
- Manutenção do Product Backlog saudável e bem estimado
Artefatos
O Scrum define 3 artefatos que dão transparência ao trabalho: Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento.
- Product Backlog
- Sprint Backlog
- Incremento
Product Backlog
O Product Backlog é uma lista que contém tudo o que precisa ser feito no produto, incluindo funcionalidades, correções, melhorias técnicas e qualquer item necessário para o produto ou negócio. O Product Owner é responsável por priorizar os itens com base no valor que entregam ao negócio e aos clientes.
- Lista de tudo que precisa ser feito no produto
- Priorização de itens pelo Product Owner com base no valor entregue
Sprint Backlog
O Sprint Backlog consiste nos itens do Product Backlog que o Time de Desenvolvimento se comprometeu a transformar em um incremento funcionando durante a Sprint atual. É uma previsão feita pelo Time de Desenvolvimento para a Sprint, refinando e atualizando conforme o trabalho é realizado.
- Itens do Product Backlog comprometidos a serem transformados em um incremento funcionando
- Previsão feita pelo Time de Desenvolvimento para a Sprint
O que é o incremento no Scrum?
O incremento é a soma de todas as funcionalidades, correções e melhorias completadas durante uma Sprint e Sprints anteriores. Ao final de uma Sprint, um novo incremento de produto funcionando deve estar pronto para uso.
- O incremento é a entrega de funcionalidades, correções e melhorias em um produto durante uma Sprint.
- Deve estar pronto para uso ao final de cada Sprint.
- Adiciona valor ao produto e permite obter feedback dos usuários mais cedo.
A importância dos gráficos no Scrum
Os dois gráficos mais comumente usados no Scrum são o Burndown e o Velocity. O Burndown exibe o trabalho restante em uma Sprint, enquanto o Velocity mostra a quantidade de trabalho entregue pelo time Scrum a cada Sprint.
- O gráfico Burndown mostra o trabalho restante em uma Sprint, auxiliando o time a avaliar o progresso e fazer ajustes se necessário.
- O gráfico Velocity mostra a quantidade de trabalho entregue pelo time Scrum a cada Sprint, ajudando a entender a capacidade média de entrega.
Termos Importantes do Scrum
Alguns termos importantes do Scrum que todo Scrum Master deve conhecer incluem a Definition of Done (DoD), Sprint Goal, Kaizen, Self-organization, Time-box, Swarming e Lean.
- Definition of Done (DoD) define quando um item do Product Backlog está completamente ‘Feito’ e pronto para ir para produção.
- Sprint Goal mantém o foco e coerência do time em relação ao que precisa ser entregue.
- Kaizen representa a melhoria contínua, identificando formas de melhorar o produto e os processos do time.
- Self-organization permite que o time assuma a responsabilidade de escolher a melhor forma de realizar o trabalho.
- Time-box define o tempo máximo para realizar eventos ou Sprints.
- Swarming é a técnica onde todos os membros do time focam em um item por vez até finalizá-lo.
- Lean foca na melhoria contínua através da eliminação de desperdícios e otimização de fluxo de valor.
O Scrum pode ser aplicado em áreas além do desenvolvimento de software?
Sim, o Scrum pode ser aplicado em diversas áreas além do desenvolvimento de software, como marketing, gestão de projetos, desenvolvimento de produtos, entre outros. A metodologia ágil do Scrum, com seus princípios de transparência, inspeção e adaptação, pode ser adaptada para diferentes contextos, proporcionando agilidade, eficiência e qualidade em diferentes tipos de projetos.
Quais são os benefícios de implementar o Scrum em um projeto de desenvolvimento de software?
A implementação do Scrum em um projeto de desenvolvimento de software traz benefícios como maior transparência no processo, aumento da colaboração e comunicação entre os membros da equipe, entrega de valor mais rápida e frequente, adaptação a mudanças de requisitos de forma eficiente, e melhoria contínua da qualidade do produto.
Como o Scrum contribui para a melhoria contínua em projetos de desenvolvimento de software?
O Scrum contribui para a melhoria contínua em projetos de desenvolvimento de software por meio da Sprint Retrospective, um evento que permite que a equipe inspecione seu trabalho, identifique pontos de melhoria e aplique melhorias na próxima Sprint. Além disso, a metodologia promove a adoção de práticas ágeis, como o Kaizen, que enfatiza a busca por melhorias contínuas.
Conclusão
O Scrum é uma ferramenta poderosa para tornar equipes de desenvolvimento mais ágeis, motivadas e focadas na entrega de valor. Com a aplicação correta do Scrum, os times podem atingir resultados de negócios de forma rápida e sustentável, impulsionando a produtividade e a qualidade do desenvolvimento de software.