Descubra como elevar a qualidade do seu código com TypeScript e testes automatizados. Aprenda com um instrutor experiente e alcance um novo patamar em sua carreira de desenvolvedor.

O que você aprenderá neste artigo

Neste artigo, abordaremos os conceitos avançados sobre testes automatizados utilizando TypeScript e como isso pode elevar a qualidade do código, tornando os profissionais mais competitivos no mercado de trabalho.

• Conceitos avançados sobre testes automatizados utilizando TypeScript
  • Elevação da qualidade do código
  • Competitividade no mercado de trabalho

Os principais tópicos abordados

No decorrer deste artigo, serão apresentados conceitos sobre TypeScript, orientação a objetos, testes unitários, testes de integração, testes end-to-end, ambientes de desenvolvimento e produção, e TDD (Test Driven Development).

• TypeScript
  • Orientação a objetos
  • Testes unitários
  • Testes de integração
  • Testes end-to-end
  • Ambientes de desenvolvimento e produção
  • TDD (Test Driven Development)

Sobre o Instrutor

Vítor Esteves, o instrutor deste artigo, possui mais de 20 anos de experiência em TI e compartilhará sua expertise com os leitores. Ele trabalha em projetos no Brasil e no exterior, trazendo uma perspectiva global para o conteúdo apresentado.

• Mais de 20 anos de experiência em TI
  • Experiência em projetos no Brasil e no exterior
  • Perspectiva global

Primeiro Contato com Testes

Vítor Esteves compartilha sua experiência inicial com testes, remontando à época do Visual Basic 6.0, quando ele precisava testar manualmente seu código inúmeras vezes. Essa experiência o motivou a buscar formas mais eficientes de realizar testes em seus projetos.

• Experiência inicial com testes na época do Visual Basic 6.0
  • Necessidade de testar manualmente o código
  • Motivação para buscar formas mais eficientes de realizar testes

Experiência em Testes Automatizados

O autor do artigo teve um início de carreira sem contato com testes automatizados, realizando testes de forma manual. Somente anos depois, durante um trabalho como programador, teve seu primeiro contato com testes automatizados ao desenvolver testes unitários em PHPUnit para uma vaga de emprego.

• Início da carreira sem experiência em testes automatizados
  • Primeiro contato com testes automatizados ao desenvolver testes unitários em PHPUnit
  • Desenvolvimento de testes de forma manual no início da carreira

Conteúdo do Módulo

O módulo do artigo apresenta uma API desenvolvida pelo autor, inicialmente em JavaScript, posteriormente convertida para TypeScript e, por fim, para Orientação a Objetos. O foco do módulo é a aplicação prática dos conceitos apresentados no curso de backend da Escola DNC, com destaque para os testes automatizados.

• Apresentação de uma API desenvolvida pelo autor
  • Aplicação prática dos conceitos apresentados no curso de backend da Escola DNC
  • Foco nos testes automatizados

Conteúdo de TypeScript

O módulo aborda diversos tópicos relacionados a TypeScript, incluindo introdução e conceitos básicos, configuração do ambiente, compilação para JavaScript, tipagem estática vs dinâmica, interfaces e tipos, e composição de classes.

• Introdução e conceitos básicos de TypeScript
  • Configuração do ambiente de TypeScript
  • Tipagem estática vs dinâmica em TypeScript

Conteúdo de Orientação a Objetos

O artigo também aborda temas relacionados à Orientação a Objetos, como o paradigma de OO, abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo e princípios SOLID.

• Paradigma de Orientação a Objetos
  • Princípios SOLID

Conteúdo de Testes

O módulo apresenta os testes automatizados, com foco em testes unitários, que visam testar pequenas unidades do sistema de forma isolada.

• Foco em testes unitários
  • Testes automatizados para testar pequenas unidades do sistema

Testes de Integração e Testes End-to-End

No desenvolvimento de software, a realização de testes é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia do produto final. Os testes de integração visam testar a interação entre diferentes unidades do sistema, enquanto os testes end-to-end simulam a experiência real do usuário, garantindo que todas as partes do sistema funcionem em conjunto de maneira adequada.

• Testar a interação entre diferentes unidades do sistema
  • Simular a experiência real do usuário
  • Garantir o funcionamento adequado de todas as partes do sistema

Ambientes de Desenvolvimento e de Produção

Os ambientes de desenvolvimento e de produção desempenham papéis essenciais no ciclo de vida do software. Enquanto o ambiente de desenvolvimento é utilizado para a criação e teste de novos recursos, o ambiente de produção é onde o software é executado e disponibilizado para os usuários finais.

• Criação e teste de novos recursos
  • Execução e disponibilização do software para os usuários finais

TDD (Test Driven Development)

O Test Driven Development (TDD) é uma metodologia de desenvolvimento orientada a testes que tem ganhado destaque no cenário de desenvolvimento de software. Ao adotar o TDD, os desenvolvedores escrevem primeiro os testes para as funcionalidades a serem implementadas e, em seguida, desenvolvem o código de produção. Essa abordagem proporciona um feedback rápido, aumentando a qualidade do código e contribuindo para a eficiência do processo de desenvolvimento.

• Metodologia orientada a testes
  • Escrita prévia de testes antes da implementação do código
  • Feedback rápido
  • Aumento da qualidade do código
  • Contribuição para a eficiência do processo de desenvolvimento

Dominar as técnicas avançadas de testes automatizados é essencial para se destacar no mercado de trabalho atual. Invista em seu desenvolvimento e torne-se um programador diferenciado.