Aprenda sobre o conceito de classes em JavaScript, desde a simulação antiga até a nova sintaxe nativa do ECMAScript 6. Descubra como criar e herdar classes, definir propriedades, métodos, getters e setters, e dominar a orientação a objetos no JavaScript.

O que são classes

Classes são ‘moldes’ que definem as características que serão compartilhadas por um grupo de objetos. Elas permitem agrupar objetos com características similares, definindo um ‘molde’ para a criação desses objetos.

  • Exemplos de classes em JavaScript, como ‘Carro’, que define características gerais de carros
  • A importância das classes na definição de atributos e métodos comuns compartilhados por um grupo de objetos
  • Como as classes servem como ‘molde’ para a criação de novos objetos, facilitando o reuso e organização de código

Classes no JavaScript (forma antiga)

Inicialmente o JavaScript não possuía nativamente o conceito de classes, por ser uma linguagem baseada em protótipos (prototype-based). Porém, os desenvolvedores utilizavam algumas técnicas para simular o comportamento de classes, como funções construtoras e herança prototipal.

  • Técnicas utilizadas antes do ECMAScript 6 para simular o comportamento de classes em JavaScript
  • Uso comum de funções construtoras para simular classes, exemplificado pelo código de criação de objetos Jogador
  • A necessidade de simular classes devido à ausência do conceito nativo no JavaScript antes do ECMAScript 6

A Sintaxe Antiga: Utilizando o Operador ‘new’

Na programação em JavaScript, a sintaxe antiga para simular classes antes do ES6 envolvia o uso do operador ‘new’ para criar objetos e vincular métodos a esses objetos. Ao utilizar o operador ‘new’ antes da função, um novo objeto é criado, o método ‘Jogador’ é chamado com o ‘this’ fazendo referência a esse novo objeto e o objeto é retornado no final. Isso permite que ‘neymar’ e ‘renan’ se tornem instâncias da ‘classe’ Jogador, com suas próprias características.

  • O operador ‘new’ cria um novo objeto e chama a função associada a ele
  • O método ‘Jogador’ é chamado com o ‘this’ fazendo referência ao novo objeto
  • O objeto é retornado no final, permitindo a criação de instâncias com características únicas

Herança Prototipal em JavaScript

Além da sintaxe antiga com o operador ‘new’, outra forma de compartilhar funcionalidades entre objetos em JavaScript é utilizando a herança prototipal. Essa abordagem envolve vincular um objeto como protótipo de outro, permitindo que o segundo objeto herde todas as propriedades e métodos do primeiro. Por exemplo, o objeto ‘jogadorProto’ define métodos compartilhados e é vinculado como protótipo de todos os objetos criados com o construtor ‘Jogador’. Dessa forma, ‘neymar’ herda os métodos, podendo acessá-los mesmo sem terem sido definidos diretamente no construtor que o criou.

  • A herança prototipal permite compartilhar funcionalidades entre objetos em JavaScript
  • Vincular um objeto como protótipo de outro permite herdar propriedades e métodos
  • Objetos criados com o construtor ‘Jogador’ herdam os métodos do objeto ‘jogadorProto’

Classes no ECMAScript 6

Com a introdução do ES6, o conceito de classes foi incorporado de forma nativa à linguagem JavaScript, trazendo uma sintaxe mais simples e intuitiva para orientação a objetos. A sintaxe para declaração de classes em JavaScript envolve a utilização do nome da classe em padrão PascalCase, o método especial ‘constructor’ para inicializar a classe e a definição de outros métodos da classe. O método construtor é executado toda vez que a classe é instanciada com o operador ‘new’, onde geralmente definimos as propriedades do objeto. Essa é a nova sintaxe de orientação a objetos do JavaScript, muito mais simples que o antigo sistema baseado em protótipos.

  • O ES6 introduziu o conceito de classes de forma nativa em JavaScript
  • A sintaxe de declaração de classes envolve o uso do padrão PascalCase para o nome da classe
  • O método construtor é executado toda vez que a classe é instanciada com o operador ‘new’

Propriedades e Métodos em JavaScript

Em JavaScript, as classes permitem a definição de propriedades e métodos, organizando o código de forma mais estruturada e reutilizável. As propriedades representam as características do objeto, enquanto os métodos representam seus comportamentos.

  • As classes em JavaScript permitem a definição de propriedades e métodos para organizar o código de forma estruturada e reutilizável.
  • Propriedades em JavaScript são variáveis associadas à classe e são definidas no construtor.
  • Métodos em JavaScript são funções que representam os comportamentos da classe.

Exemplo Prático de Classes em JavaScript

Um exemplo prático de utilização de classes em JavaScript é a criação de uma classe ‘Jogador’ com propriedades como ‘nome’, ‘chute’ e ‘passe’, e métodos como ‘apresentar’, ‘treinarPasse’ e ‘treinarChute’. Essa estrutura permite modelar as características e comportamentos de um jogador de forma clara e organizada.

  • Um exemplo prático de utilização de classes em JavaScript é a criação de uma classe ‘Jogador’ com propriedades como ‘nome’, ‘chute’ e ‘passe’.
  • Os métodos dessa classe permitem representar comportamentos do jogador, como ‘apresentar’, ‘treinarPasse’ e ‘treinarChute’.
  • A utilização de classes permite modelar as características e comportamentos de um jogador de forma clara e organizada.

Getters e Setters em Classes JavaScript

Além das propriedades e métodos, as classes em JavaScript também suportam o uso de getters e setters. Os getters são utilizados para acessar as propriedades, enquanto os setters permitem a modificação dos valores das propriedades. Esses recursos proporcionam um maior controle sobre o acesso e modificação das propriedades da classe.

  • As classes em JavaScript suportam o uso de getters e setters para acessar e modificar as propriedades.
  • Getters são métodos que permitem acessar as propriedades da classe.
  • Setters são métodos que permitem modificar os valores das propriedades da classe.

Herança entre Classes em JavaScript

A herança entre classes em JavaScript é uma forma de compartilhar funcionalidades entre objetos, permitindo a criação de classes especializadas que herdam propriedades e métodos de uma classe-mãe. A palavra-chave ‘extends’ é utilizada para estabelecer a herança entre classes, e o uso do ‘super()’ é obrigatório para inicializar corretamente a classe-mãe.

  • A herança entre classes em JavaScript permite compartilhar funcionalidades entre objetos e criar classes especializadas.
  • A palavra-chave ‘extends’ é utilizada para estabelecer a herança entre classes em JavaScript.
  • O uso do ‘super()’ é obrigatório para inicializar corretamente a classe-mãe ao criar uma classe especializada.

Conclusão

Dominar classes é essencial para quem deseja programar JavaScript seguindo o paradigma da orientação a objetos. Este guia completo sobre classes em JavaScript oferece uma compreensão abrangente desde a simulação antiga até a nova sintaxe nativa do ECMAScript 6.