Introdução
Modelo de Negócio é muito mais que só preencher Business Model Canvas.
Se você não sabe o que significa Business Model Canvas e também não entende muito sobre modelo de negócio, esse artigo é pra você. Esses conceitos são fundamentais para muitos profissionais, principalmente para empreendedores.
Antes de entrar mais afundo no significado de modelo de negócios e nos exemplos mais conhecidos, quero deixar claro que este artigo é essencial para aquele profissional que deseja:
- Desenvolver “visão de negócio”,
- Ser um profissional T-shaped,
- Trabalhar com consultoria,
- Montar seu próprio negócio.
Obs. Claro que existem outras situações, afinal ter essa “visão de negócio” pode ser benéfico para muitos profissionais (pode te diferenciar dos demais).
Logo de cara, ao abrir uma empresa, uma das primeiras preocupações que se deve ter é com a definição e estruturação do modelo de negócio da empresa.
Para Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups do mundo, existem nove principais modelos de negócio hoje. E se você pensa em abrir um negócio, há 99% de chance dele se encaixar em um desses nove tipos. Se ele não se encaixar, pode ser algo muito difícil (disruptivo), ou seja apresenta alto risco de não dar certo.
O que é modelo de negócio?
Existem diversas definições que circulam pelo ambiente empresarial hoje, até porque este conceito é considerado um pouco complexo. Mas a definição que gostaria de utilizar para explicar para vocês é a do Alex Osterwalder, suíço criador da ferramenta “Business Model Canvas“.
“Um Modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura
de valor por parte de uma organização” – Alexander Osterwalder.
Resumindo em poucas palavras: O modelo de negócio descreve basicamente como a empresa funciona.
E uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para montar, ou melhor, representar um negócio é o Business Model Canvas. Apenas em um “quadro” ela permite descrever os elementos de um negócio.
Esse já é um assunto para outro artigo…
5 Principais Modelos de Negócios
Como citado acima, de acordo com a aceleradora Y Combinator existem nove tipos de modelos de negócios fundamentais. Resolvi trazer para você cinco dos mais conhecidos. Confira abaixo:
- Subscription: Modelo de assinatura, no qual os clientes se inscrevem para ter acesso periódico a um serviço ou produto. Cuidado para não confundir com o SaaS. Esse tipo entrega conteúdo massivo, enquanto a entrega do SaaS já é um software funcional. Exemplo: Netflix.
- E-commerce: Empresas que vendem produtos físicos online, ou seja, é a compra e venda de bens de serviços pela Internet. Exemplo: Saraiva.
- SaaS: Em português, software como serviço. Empresas que vendem licenças baseadas em assinaturas, entretanto são assinaturas para a utilização de um software que está hospedado na nuvem. Exemplo: Slack.
- Transactional: Empresas que cobram uma taxa pelo serviço de uma transação financeira feita por ela em nome de um cliente. A receita vem da porcentagem de cada transação. Exemplo: PicPay.
- Marketplace: a empresa atua como intermediária na venda de um bem ou serviço entre vendedores e compradores. Não confunda com E-commerce! O primeiro é como uma loja própria online e o segundo como um shopping virtual, no qual há produtos de diversas marcas. Exemplo: Magalu.
E mais…
Se você está procurando desenvolver sua “visão de negócio” para se tornar um profissional mais completo, se liga em um de nossos conteúdos sobre como definir o tamanho de mercado de um negócio.
Espero que esse artigo tenha te ajudado seu processo de aprendizagem!
Até logo.