Quando falamos em lanche, batata frita ou sundae, provalmente o McDonald’s, – uma das maiores redes de fast food do mundo – é o primeiro nome que vem à sua mente. Esse fenômeno não é à toa; chama-se Share of Mind, uma expressão que remete à lembrança de marca, que comprova como a construção dessa companhia é forte a ponto de estar fixado em nossas mentes.
Em 2021, o McDonald’s ganhou ainda mais destaque com suas ações de marketing, principalmente no reality show Big Brother Brasil. Isso contribui para o aumento da conexão com os seus consumidores e o fortalecimento da marca. Assim podemos tirar lições muito valiosas.
Experiência McDonald’s
Uma das ações mais recentes e que gerou um impacto muito positivo para o McDonald’s, foi a festa realizada no Big Brother Brasil. A marca foi utilizada como tema, onde o cenário interativo e os elementos com as cores da empresa foram destaques.
Para comparecer ao evento, os participantes ‘vestiram a camisa’ da empresa. As camisetas e outras peças exclusivas faziam parte de outra estratégia, já que elas foram disponibilizadas para venda.
Essa mega exposição, além de estimular o desejo dos telespectadores em consumir os produtos que eram servidos na hora, também gerou várias menções espontâneas nas redes sociais, principalmente no Twitter. Essa é a famosa receita para criar um conteúdo viral.
Lançamento de produto
Ainda sobre a festa no Big Brother Brasil, além dos participantes saborearem os tradicionais lanches do cardápio do McDonald’s, ocorreu o lançamento de um novo sanduíche. Os participantes degustaram com exclusividade e o público acompanhou os elogios e as reações ao lanche. Isso contribuiu para o aumento do desejo em conhecer e experimentar a nova opção da marca.
E cerca de 1 mês atrás, também teve o lançamento de um produto chamado “Mequi Box”, uma alternativa para atender a família. Em umas das provas que são parte do reality, ele chamou a atenção do público, já que ninguém conhecia, e no primeiro intervalo, colocaram um anúncio do mesmo. Ou seja, um planejamento ideal com intuito de divulgar a novidade rapidamente já que a busca do produto seria esperada após seu surgimento, principalmente no meio digital.
Campanhas humanizadas
Com objetivo de estreitar ainda mais o laço com os consumidores e mostrar que todos nós temos as nossas diferentes e peculiares manias, no início deste ano, o McDonald’s lançou a campanha ‘Méquizice’, em que ela quis reforçar como cada pessoa tem seu jeito próprio em consumir os produtos da companhia.
Desde colocar fritas no sundae, pedir molho extra, acrescentar mais um hamburguer, entre outros, a campanha tem esse intuito de mostrar que todos somos únicos e que ela compreende isso, e até incentiva sermos diferentes.
“Cada um tem uma preferência, mania ou jeitinho especial de comer seu item preferido do Méqui. Este é um dos motivos que faz a marca ser tão próxima de seus consumidores” Fala do CMO da marca, João Branco.
Intimidade com a marca
No ano passado, surgiram muitas dúvidas quando a marca McDonald’s começou a se popularizar com o nome “Mequi”. Mas isso também não passava de mais uma estratégia com uma forma de mostrar como ela se importa e observa como o público se sente mais a vontade de chamá-la, a ponto de algumas franquias mudarem o logo do estabelecimento comprovando esse comprometimento.
Essa ação por mais temporária e que por enquanto não possui divulgação de término, tinha como intuito mostrar que o McDonald’s é para todos. Tanto que na época de divulgação, foi aberto para o público sugerir nas redes sociais quais as formas preferidas que costumam chamar e os mais criativos eram selecionados e fariam parte das ações no Brasil.
Essas são uma das ações realizadas pela empresa, e que podem te ajudar a ver vários pontos importantes para se planejar quando o assunto é marketing, principalmente voltado a experiência do usuário.
E aí, está preparado para construção da sua marca para se tornar como ela e ser parte das empresas que provocam o Share of Mind no público?