A famosa dúvida de: Startup e Multinacional … Qual a ideal? 

Com o passar dos anos, ocorreram muitas mudanças no mercado de trabalho, contribuindo tanto para o crescimento de empresas, como é o caso das multinacionais. E também o surgimento de novos tipos de modelos de trabalho, como das startups

Mas entre essas duas, você saberia qual escolher para iniciar a carreira ou se desenvolver profissionalmente

Startup e Multinacional

Multinacional

As empresas multinacionais são organizações já consolidadas no mercado de trabalho e como nome diz, estão presentes pelo mundo em alguns países.

Seu modelo de negócio é conhecido por possuir algumas características como: uma cultura mais tradicional, capacidade maior de produção, processos mais predefinidos, sistema hierárquico conhecido como vertical, oportunidade de crescimento um pouco mais lento devido o tamanho da empresa, maiores recursos para proporcionar salários mais altos e uma opção mais diversificada de benefícios, entre outras.

Alguns exemplos de multinacionais no Brasil são a Jbs (indústria de alimentos que abrange marcas como Friboi, Leco e Vigor), Gerdau (maior representante nacional na produção de aço), Stefanini (empresa especializada em consultoria e assessoria em informática), Nubank (banco digital), Itaú (banco privado), entre outras companhias.  Para conferir mais detalhes, acesse aqui

Startup e Multinacional

Startup

Ao traduzir o termo ‘Startup’, o significado seria ‘começar algo’. Com isso, já temos um parâmetro que é um modelo novo e que é conhecido por possuir uma ideia inovadora. Ele vem se tornando popular pela sua flexibilidade no ambiente de trabalho, tanto em questão de horário, como da redução de burocracia e gestão.

Dentre suas características, algumas são: ambiente mais descontraído, processos não tão engessados, crescimento e ritmo mais acelerado, equipes menores, salários baseados na média do mercado, funcionários com mais de uma responsabilidade e maior autonomia, entre outras. 

Para melhor entendimento desse modelo de negócios, alguns exemplos de startups brasileiras são Hotmart (plataforma de vendas on-line), 99 (mobilidade urbana), Quinto Andar (locação de imóveis), Guia Bolso (gestão financeira), Buser (aplicativo de passagens de ônibus), entre outros. Acesse aqui para ter mais detalhes

Startup e Multinacional

Quais são os critérios específicos usados para classificar uma empresa como multinacional?

Uma empresa é classificada como multinacional quando opera em vários países, além de seu país de origem. Os critérios incluem ter uma significativa porcentagem de suas operações, como vendas, produção ou pesquisa e desenvolvimento, em pelo menos dois países. Além disso, a multinacional deve ter uma estrutura administrativa que coordene e integre globalmente suas operações.

Como uma empresa evolui de uma operação local ou regional para se tornar uma multinacional?

Uma empresa evolui para se tornar uma multinacional através da expansão de suas operações além de suas fronteiras nacionais, geralmente começando com exportações e, em seguida, estabelecendo filiais ou adquirindo empresas em novos mercados. Este processo envolve adaptação cultural, investimento em pesquisa de mercado local, e ajustes estratégicos para atender às regulamentações, preferências do consumidor, e condições de mercado específicas de cada país.

Quais são os maiores desafios enfrentados pelas multinacionais ao entrar em novos mercados?

Os maiores desafios para as multinacionais incluem superar barreiras culturais e linguísticas, navegar por regulamentações locais complexas, enfrentar a concorrência de empresas locais, e ajustar produtos ou serviços às preferências e necessidades locais. Além disso, gerenciar a logística e as operações em múltiplos mercados com diferentes dinâmicas econômicas e políticas também representa um desafio significativo.

Tá… mas entre Startup e Multinacional, qual a melhor?

É o famoso depende.  Dentre todos os itens que citamos e outros pontos importantes que podem ser encontradas na internet reforçando as qualidades e desafios de cada um destes modelos, é importante você analisar qual mais se encaixa no seu perfil de trabalho. Isso também reflete em qual o seu objetivo de crescimento e vontade de desenvolvimento tanto pessoal, como profissional.

Você prefere um lugar que possibilita um crescimento rápido? Prefere processos mais estabelecidos e sem muita mudança? Gosta de um ambiente mais descontraído? Deseja aprimorar habilidades ou quer desenvolver novas

Tudo isso e outros fatores devem ser levantados. Da mesma forma que ao realizar entrevistas para as empresas e esperar aquele desejado telefonema dizendo que seu perfil deu ‘match’ com a cultura dela, você também precisa avaliar se a companhia é similar aos seus valores e necessidades.

Lembre-se que salário já não é mais tudo, certo? Você precisa buscar o equilíbrio necessário para desde já saber o que te motiva. Isso só vai contribuir para ter um ótimo desempenho no futuro independente da sua decisão.