Não é um segredo que as empresas precisam ter controle de sua gestão de dados e informações para ter sucesso! Então, podemos considerar que o dashboard é um facilitador indispensável para alcançar metas e ter o crescimento esperado, porque é uma ferramenta que ajuda bastante. 

Por ser um termo em inglês, pode parecer estranho de início. Mas depois de entender como funciona, vai perceber que você pode até já ter usado um dashboard em algum momento.

Agora você vai descobrir tudo sobre ele neste conteúdo! 

Tendo essas informações, você pode ajudar ainda mais a empresa para qual você trabalha. Além disso, você terá mais chances de se destacar no mercado profissional de qualquer forma. 

O que é dashboard?

Bom! Vamos lá… o dashboard é um painel que tem seus dados transformados em gráficos.

É exatamente isso que permite uma leitura de informações facilitada. E, por incrível que pareça, existem algumas formas de tudo ser mais simples ainda!

Ah! Também precisamos mencionar que os dados que constam nesse relatório podem ser úteis para controle, acompanhamento de resultados.

Isso quer dizer que você vai poder usá-lo para apresentar os mais diversos relatórios, para qualquer segmento.

O que vai mudar um dashboard, na verdade, são os dados usados para cada área.

Mesmo assim, alguns indicadores precisam ser compartilhados entre todos os departamentos da empresa, porque são parte de uma macroestratégia.

Inclusive, existem vários pontos que precisam de atenção redobrada na definição de métricas usadas na ferramenta para garantir que os gestores vão se esforçar do jeito certo. 

Realmente a escolha dos indicadores pode determinar o sucesso ou fracasso de estratégias para o crescimento de um negócio.

É claro que vamos nos aprofundar em mais detalhes até o último tópico tratado aqui.

Você ainda vai entender que com o aprimoramento da inteligência artificial, as equipes de gestão tem chance de aproveitar dashboards com atualização de dados feita em tempo real, como funcionam, quando são usados etc. 

O que você precisa absorver aqui é o seguinte: o dashboard faz parte de uma prática crucial para uma rotina de gestão (sendo a distância ou com atividades presenciais). Afinal, é um artifício que contribui consideravelmente com tomadas de decisões precisas, feitas no momento que exigem esse tipo de informação. 

Confira um trecho da nossa aula sobre Dashboard:

Para que serve?

Cada vez mais, as empresas precisam lidar com uma quantidade enorme de dados, o que implica em uma grande responsabilidade para embasar as decisões certas e criar estratégias.

Como o uso de números sempre foi a maneira mais eficaz para aumentar o índice de assertividade nas escolhas que determinam os fins, de nada vai adiantar simplesmente dispor de todos esses dados.

Sendo assim, como saber o que extrair desses dados? Como ter insights e interpretações com cada um deles? Quais dados devem ser levados em consideração?

O caminho seria, então, buscar formas de visualizar os dados de forma organizada.

Eis aí a resposta que você procura neste tópico! É justamente para isso que serve um dashboard.

Imagine só ver em uma única tela todas as informações importantes para o negócio!

Isso não é algo impossível, distante ou desafiador na prática. Até o final desse conteúdo, você vai perceber que é mais fácil acompanhar métricas e indicadores do que se pensa.

O dashboard chega na rotina para melhorar vários processos que existem dentro de uma empresa, permitindo que todos saibam se uma estratégia não traz ou não os resultados esperados.

Também é possível perceber quais são as alterações necessárias nesses processos, pois os números vão revelar isso. 

E ainda há outra funcionalidade importante do dashboard: promover a transparência corporativa.

Ao apresentar informações importantes e colocá-las à disposição de colaboradores de diferentes setores, as equipes podem não só ter resoluções mais firmes e claras, como também contribuem com ideias interessantes para outras áreas.

Tudo isso faz com que cada colaborador tenha o que precisa para se sentir mais engajado em relação aos objetivos organizacionais, sem uma sequência de experiências totalmente frustrantes e desgastantes.

Em resumo do que foi apresentado até aqui, dá para dizer que o dashboard é uma ferramenta que compõe uma gestão bem sucedida.

Como funciona?

Traçando um caminho para atingir cada objetivo de uma empresa, o tipo de informações necessárias acaba sendo variável – o que indica que os dashboards acabam tendo diferentes modelos.

Abaixo você poderá ter uma noção melhor ao visualizar algumas formas de dashboard para ter ideias de como funciona e como criar o seu próprio modelo.

Continue acompanhando!

Operacional

Sem grandes surpresas, o dashboard conhecido como operacional é o modelo usado por equipes operacionais. Ou seja, aqueles que “colocam a mão na massa”, que participam ativamente de cada parte das operações.

Basicamente, é um painel usado para auxiliar o acompanhamento de fluxos de trabalho e, dessa forma, chegar a conclusões determinantes para todas as fases.

Tático

Por sua vez, um dashboard tático é usado para planejamentos mais relacionados a recursos. Como o próprio nome acaba adiantando, trata-se de algo muito importante!

Esse dashboard é responsável por contribuir com inovações e agregar destaque à marca em meio ao mundo de negócios, num mercado extremamente concorrido.

Por exemplo, pensando em uma gestão de estoque: as pessoas responsáveis por essa tarefa vão conseguir perceber quais são os produtos mais vendidos, tendo a chance de aplicar ainda mais vantagens sobre eles (como descontos ou complementos). 

Estratégico

Por fim, mas não menos importante, o dashboard estratégico fica com a missão de apresentar dados mais gerais para os negócios

Com essa ferramenta, torna-se possível fazer comparações com informações de um cenário atual contrapostas aos cenários de outros tempos.

Essa análise pode parecer complexa, mas ajuda consideravelmente uma diretoria, especialmente melhorias para equipes operacionais.

Como fazer um dashboard?

Para trabalhar com um painel de dados e saber como usá-lo, você vai precisar ter a clareza de que estamos falando de um processo estratégico para o desempenho de negócios. 

Dessa forma, para construir um dashboard é preciso assumir uma cultura data-driven.

Ter essa cultura nada mais é do que se basear em dados, ter uma rotina com busca contínua pelos indicadores certos, que vão se encaixar perfeitamente a cada contexto.

Atenção: não estamos falando que uma equipe vai perder tempo cavando todas informações (até as que não geram planos de ações) e ver quais serão úteis, certo? Trata-se de uma busca direta, objetiva e clara.

A seguir, você vai ver como construir um dashboard. Mas saiba que você também pode aprender ao fazer cursos preparatórios com certificados, como os da Escola DNC.

Trace seus objetivos

Quer construir dashboards eficientes? Quer aprender a montar painéis de relatório? Então, traçar seus objetivos é o primeiro passo!

Sim! Será necessário submeter toda a empresa a uma análise, fazendo um verdadeiro diagnóstico corporativo, e refinar todo planejamento estratégico.

Tendo essa definição, os analistas precisam estudar a nova cara do modelo de negócio. Com isso, será possível adotar métricas que vão fazer sentido para chegar aos objetivos vigentes da gestão. 

Nesse caso, esse time fica com a missão de definir quais são os cálculos e intervalos de análise usados para corresponder às expectativas geradas ao montar o planejamento estratégico.

Estabeleça métricas

Tendo um painel de informações com um propósito, chega a hora de definir quais serão as métricas e os KPIs inseridos no mesmo. 

Porém, para fazer a definição da forma mais adequada possível, é preciso ter plena consciência que estamos falando sobre elementos diferentes.

Enquanto os KPIs estão mais voltados para medir um estado final, as métricas formam um subconjunto de indicadores. Vale a pena buscar informações mais aprofundadas no assunto se quiser ter êxito na construção do seu dashboard.

Foque no que é relevante

O dashboard é usado para facilidade, portanto, a apresentação deve exibir os dados de forma fácil e descomplicada.

Entendendo isso, podemos concluir que trabalhar com muitas informações no painel é algo contrário à proposta do dashboard. 

Em outras palavras, o excesso de dados dificulta tanto a organização quanto a visualização das informações que os dados podem oferecer. Portanto, sem essas características, não se tem um dashboard.

Pensando no real sentido e propósito da ferramenta, nossa dica é focar no que é relevante, tendo as métricas e indicadores que realmente importam para trabalhar estratégias com apoio de uma ferramenta como o dashboard. 

O melhor de tudo é que essa ferramenta não só será usada, mas também será aproveitada de maneira mais eficaz.

Bom layout

É certo que todos os dados integrados em um dashboard parece algo maravilhoso! Mas fica ainda melhor quando se tem um bom layout para isso. E é exatamente essa a próxima etapa da construção de um layout: elaborar o desenho do painel.

O design é extremamente importante para manter o foco no que é importante ao construir um dashboard, que é justamente uma visualização clara, fácil e 100% objetiva.

Felizmente existem profissionais especialistas e ferramentas que podem ajudar muito nessa tarefa. Mesmo assim, é interessante procurar por referências de dashboards como inspiração de layouts que organizam as informações do painel.

Facilite como visualizá-lo

Como frisamos bastante ao longo do conteúdo, organização é o que define um dashboard eficiente. Mas o que realmente facilita a visualização?

A resposta é: evitando imagens desnecessárias e informações irrelevantes.

Ah! Para construir um dashboard ideal, mantenha todos os dados que precisa em uma única tela, sem rolar a barra da página para ter acesso a todas informações.

Principais ferramentas

Entendemos que nem todos vão ter facilidade para construir um dashboard, mesmo tendo todas as informações.

É por isso que existem algumas ferramentas desenvolvidas para facilitar essa tarefa.

Quer conhecer algumas delas? Se chegou até aqui, sua resposta provavelmente é um sim. Então, veja abaixo nossas recomendações de ferramentas para construir dashboards.

Dashboard Excel

O dashboard excel é uma ferramenta comum, útil e frequente quando a missão é organizar dados.

Por oferecer diversas funcionalidades para planilhas e tabelas, é a ferramenta mais escolhida para se fazer esboços de dashboards (ou até mesmo o próprio dashboard quando o intuito é ter um painel mais simples e com poucos dados).

A questão mais desafiadora de usá-lo como base para dados é que esse instrumento exige conhecimentos avançados para ações automáticas e completas.

Quando alguém não sabe como inserir informações com fórmulas, isso deve ser feito de forma manual. Portanto, quando é preciso avaliar indicadores em tempo real, o excel não é a opção mais adequada.

Dashboard Google Sheets

Assim como o excel, o dashboard google sheets é uma ferramenta de planilhas que exige o mesmo nível de conhecimento para criar ações automatizadas.

O seu diferencial é possibilitar o compartilhamento de relatórios com membros da equipe, garantindo que todos tenham acesso aos dados e fiquem atentos aos detalhes (sendo notificados até mesmo com menções por comentários).

Dashboard Power BI

Um dashboard Power BI é uma ferramenta da Microsoft útil para importar os dados, facilitando o desenvolvimento de relatórios com as informações macros para as micros. 

Essa coleta de dados e informações é algo super importante para uma empresa que trabalha com análises data-driven.

Funciona como um self service para equipes que precisam montar gráficos e construir seu dashboard mesmo sem ter conhecimento de programação ou conhecimento muito avançado.

O dashboard BI é utilizado por usuários ou equipes que precisam reunir várias informações registradas em lugares diferentes e precisam de relatórios bem elaborados.

Enfim, é uma ferramenta incrível para um Power BI porque apresenta informações que podem ser retiradas de vários locais diferentes (como Excel, SAP e SQL, por exemplo), além de outras possibilidades dentro deste programa.

Dashboard Zigpay

O dashboard zigpay é uma plataforma eficiente para integrar pagamentos. 

De forma simples, o zigpay funciona da seguinte forma: o usuário recarrega um cartão personalizado – num estabelecimento ou por meio de um aplicativo – e pode utilizá-lo para realizar suas compras. Assim, todos os gastos estarão registrados num mesmo lugar.

Conclusão

Se a sua impressão é que esse conteúdo te deu as informações que faltavam para o seu sucesso profissional, pode passar a ter certeza disso!

O dashboard pode te surpreender e facilitar a vida de todos ao seu redor (até mesmo aqueles que estão distantes do seu dia a dia). 

Por outro lado, também é algo que pode te ajudar a finalmente conquistar uma vaga no emprego dos sonhos.

Agora que sabe o que é dashboard, como funciona e quais são as ferramentas ideais para construir o seu modelo de painel, incentivamos que você comece a elaborá-lo.

Lembre-se de que a Escola DNC tem o que você precisa para usar as métricas e indicadores que importam para alcançar seus objetivos com Power BI.

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