Como o voluntariado pode ajudar na conquista de emprego na minha área, DNC?
O trabalho voluntário é uma porta aberta para que você se relacione com pessoas que já estão na área, criando então uma rede de conexões profissionais que podem te ajudar com o benchmark e networking. O voluntariado pode desempenhar um papel significativo na conquista de um emprego de várias maneiras. Esse engajamento não apenas pode facilitar a obtenção de um novo emprego, mas também trazer benefícios à saúde, estimulando a liberação de dopamina e serotonina, hormônios associados à felicidade e ao bem-estar.
Jessica Williams, consultora de carreira, explica: “Muitos empregadores querem saber se você separa tempo da agenda pessoal para se dedicar a melhorar e adquirir competências”
Mas o que é Benchmarking e Networking e por qual motivo é importante?!
O benchmarking envolve observar as práticas das empresas concorrentes para compreender as estratégias que levam ao sucesso, visando replicar aquelas que são pertinentes ao seu próprio negócio. E o mesmo se equivale para as pessoas:
Visite perfis de pessoas da mesma área que você busca atuar, entenda as qualificações, a rede de conexões, e como deixar o seu perfil profissional mais parecido com o que essas pessoas possuem. É comparável a ter uma pessoa bem-sucedida como modelo para orientar as decisões, como acontece ao planejar uma carreira, busque inspirações!
Já o networking, é uma forma de desenvolvermos uma rede de conexões com outras pessoas, seja para obter oportunidades de emprego, estabelecer parcerias, conquistar novos clientes ou explorar outras possibilidades.
Já pensou, além de fazer o benchmarking, você conversar com a pessoa que está na área, perguntar sua trajetória profissional e quem sabe obter uma recomendação para vagas?
Mas, como vou desenvolver minhas habilidades técnicas?
Se comunicar com o outro, trabalhar em equipe, apoiar na resolução de problemas, são algumas das várias habilidades trabalhadas em um projeto voluntário. Ao se inserir em um projeto, você compreenderá que está atuando em uma corporação, e para isso, além de dedicação e investimento de conhecimento técnico, você trabalhará softskills, e essas são habilidades extremamente importantes para que você se relacione com o outro no mercado de trabalho.
Falando sobre habilidades técnicas, o projeto ao qual você se candidatou, irá solicitar apoio na construção de algum case, e em boa parte das vezes, terá uma equipe por trás desse case que orientará você em prol do objetivo final, apoiando na obtenção de um resultado. Com isso, você irá atuar efetivamente no mercado de trabalho, com cases e necessidades de resolução reais!
✨ Já pensou o quanto pode brilhar os olhos dos recrutadores ao saber que, além de uma atuação no terceiro setor, você tem prática na sua área de estudo?
Hmmm, e como coloco isso no meu currículo?
Já sabemos que buscar capacitação é importante, então inserir isso no seu Currículo e LinkedIn é de extrema relevância!
A consultora Jessica Williams define “Foque sempre no impacto do seu trabalho voluntário, fale sobre as mudanças que você provocou. Não se limite a informar sobre a organização, associação ou paróquia em questão. O que importa é a sua contribuição.”
✨ Mas, ter conhecimento sobre a atuação da empresa é necessário, hein?! Saiba falar sobre ela da mesma forma que você sabe falar sobre a empresa que você quer ou já trabalha!
Em seu currículo ou LinkedIn, adicionar uma seção a qual pode falar sobre o projeto que desenvolveu, qual o objetivo e quais resultados trouxeram, demonstra suas hardskills sendo trabalhadas em conjunto com as softskills.
E aí, faz sentido para você fazer um projeto voluntário?!
✨ Uma dica é buscar no Atados!