Mensagens de erro são cruciais em sistemas digitais, mas criar boas mensagens é essencial para manter a voz da marca, demonstrar empatia pelo usuário e reduzir frustrações. Neste artigo, vamos explorar quando e por que eles ocorrem, exemplos, como construi-las e dicas para torná-las compreensíveis e úteis.

Qual a importância das mensagens de erro?

As mensagens de erro desempenham um papel crucial na interação dos usuários com sistemas digitais. Embora possam interromper o fluxo do usuário, elas têm o propósito de auxiliar na conclusão de tarefas. Cria-las de forma eficaz é fundamental para manter a identidade da marca, demonstrar empatia pelo usuário e minimizar frustrações.

Quando e por que ocorre as mensagens de erro?

Elas são comuns em diversas situações, desde informações de login incorretas até problemas técnicos nos servidores. Elas podem surgir ao tentar acessar páginas restritas, durante transações financeiras ou devido a dados inválidos em formulários. Em resumo, os erros ocorrem quando há uma disparidade entre as expectativas do sistema e as ações do usuário.

• Mensagens de erro podem ocorrer em situações como informações de login incorretas, problemas técnicos nos servidores, acesso a páginas restritas, transações financeiras e dados inválidos em formulários
  • Erros surgem devido a uma diferença entre as expectativas do sistema e as ações do usuário

Exemplos de mensagens de erro ruins:

Alguns exemplos negativos de mensagens de erro incluem a infame ‘Tela Azul da Morte’ do Windows, que exibia um texto técnico incompreensível e não oferecia orientações claras ao usuário. Outro exemplo são as mensagens genéricas que apenas informam sobre um erro ocorrido, sem explicar a causa ou sugerir soluções.

• A ‘Tela Azul da Morte’ do Windows é um exemplo de erro que não oferece orientações claras ao usuário
  • Mensagens genéricas de erro não explicam a causa do problema nem sugerem soluções

Mensagens de erro são parte crucial da experiência do usuário em qualquer plataforma digital. Elas podem determinar a diferença entre um usuário frustrado que abandona o site e um usuário que consegue resolver o problema e continuar sua jornada. Por isso, é essencial construir mensagens de erro claras e informativas.

Códigos e linguagem técnica:

Mensagens cheias de códigos de erro ou termos técnicos raramente ajudam o usuário comum. Em vez disso, elas tendem a confundir e alienar o usuário, tornando a situação ainda mais frustrante.

• Termos técnicos e códigos de erro podem confundir usuários que não têm conhecimento técnico
  • Mensagens com linguagem acessível são mais eficazes para transmitir problemas ao usuário
  • Evitar linguagem técnica pode contribuir para uma experiência do usuário mais positiva

Como construir boas mensagens de erro:

Uma boa mensagem de erro deve ser clara, informativa e orientar o usuário sobre os próximos passos a serem tomados para resolver o problema. Ela deve ser redigida em linguagem simples e transmitir um tom positivo e prestativo.

• É importante esclarecer ao usuário por que o erro ocorreu
  • Sugerir próximos passos ajuda o usuário a resolver o problema de forma mais eficiente
  • O tom da mensagem de erro influencia a percepção do usuário

Tornando as mensagens compreensíveis:

Para garantir que o usuário entenda o problema e saiba como resolvê-lo, elas devem seguir alguns princípios de usabilidade. Isso inclui o uso de linguagem simples e direta, evitando jargões e palavras complexas.

• Evitar jargões e palavras complexas contribui para a compreensão do usuário
  • A usabilidade das mensagens de erro é crucial para a experiência do usuário

Essencialidade na comunicação de erros:

Ao comunicar erros aos usuários, é essencial manter-se objetivo e claro, evitando detalhes técnicos desnecessários. A comunicação deve ser adaptada ao nível de conhecimento dos usuários, fornecendo sugestões claras e diretas para resolver o problema e evitar frustrações.

• Mantenha a comunicação objetiva e clara, evitando detalhes técnicos desnecessários.
  • Adapte a linguagem ao nível de conhecimento dos usuários, evitando termos técnicos.
  • Forneça sugestões claras e diretas para resolver o problema e evitar frustrações.

Dicas:

Além de explicar o erro, as mensagens de erro devem guiar os próximos passos do usuário, permitindo uma rápida recuperação. Estratégias úteis incluem fornecer instruções literais para resolver o problema, direcionar para a funcionalidade relevante, permitir tentar a ação novamente com um botão e sugerir ações alternativas, como contatar o suporte ou o banco.

• Forneça instruções literais para resolver o problema, permitindo que o usuário saiba exatamente o que fazer.
  • Direcione para a funcionalidade relevante, facilitando a recuperação do erro.
  • Permita tentar a ação novamente com um botão, oferecendo uma solução imediata.
  • Sugira ações alternativas, como contatar o suporte ou o banco, caso a situação não possa ser resolvida imediatamente.

Projetar boas mensagens de erro que realmente ajudem o usuário requer empatia, clareza e objetividade. Seguindo as diretrizes e exemplos apresentados, você será capaz de criar mensagens centradas no usuário, que transmitam a voz da marca e facilitem a recuperação de erros, tornando a experiência mais positiva. Lembre-se: erros acontecem, mas boas mensagens transformam frustrações em soluções.