Descubra como planejar sua estratégia de CRM e automação de marketing para nutrir leads, desenvolver relacionamentos valiosos e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Planejando sua Estratégia de CRM

Antes de implementar qualquer automação de marketing ou iniciar comunicações, é essencial planejar sua estratégia de CRM. Isso envolve responder às seguintes perguntas:

• Com quem você deseja se comunicar?
  • Entenda e segmente seu público-alvo
  • Identifique subsegmentos com interesses específicos
  • Exemplo: se você tem uma base de pessoas interessadas em literatura, provavelmente haverá subsegmentos com interesses específicos, como literatura estrangeira, brasileira, psicanálise literária etc.
  • Qual é o objetivo ao se comunicar com esse público?
  • Defina se o objetivo é vendas diretas, nutrição com conteúdo valioso, receber feedback, entre outros
  • Com que frequência deseja se comunicar?
  • Encontre o equilíbrio entre interagir muito e interagir de menos

Comunicações Manuais vs. Automatizadas

Existem dois tipos principais de comunicações de marketing: Manuais e Automatizadas.

• Comunicações manuais envolvem o envio individual de e-mails, SMS, etc., redigindo cada mensagem e determinando os destinatários manualmente.
  • Comunicações automatizadas são pré-programadas e ocorrem automaticamente com base em certas ações do cliente, como enviar uma sequência de boas-vindas quando um lead se inscreve em sua lista.

Quando Utilizar Cada Uma

Comunicações manuais são adequadas para divulgar algo pontual, campanhas promocionais, nutrir leads com conteúdos ou promoções enviadas manualmente em uma cadência determinada. Por outro lado, automações funcionam melhor para fluxos de pós-venda, nutrição de leads com base em seu comportamento e interesses, e jornadas complexas com múltiplas etapas.

• Comunicações manuais são ideais para divulgar algo pontual, como um novo artigo de blog ou funcionalidade do produto.
  • Automações funcionam bem para fluxos de pós-venda, nutrição de leads com base em seu comportamento e interesses, e jornadas complexas com múltiplas etapas.

Integrando as Duas Abordagens

O ideal é combinar comunicações manuais e automatizadas para nutrir leads de ponta a ponta.

• Combinação de comunicações manuais e automatizadas para nutrir leads de ponta a ponta.
  • Exemplo de integração: colocar todos os leads de literatura em uma campanha de e-mail semanal manual sobre novos artigos e conteúdos relacionados, e direcionar leads específicos para uma sequência automatizada de e-mails aprofundando em um assunto de interesse.

A importância do equilíbrio entre comunicações manuais e automatizadas

É importante encontrar o equilíbrio certo entre frequência de comunicações manuais e automatizadas para não sobrecarregar seus leads. Teste e otimize com o tempo.

• As comunicações manuais e automatizadas desempenham papéis distintos na construção de relacionamentos com leads
  • O equilíbrio entre comunicações manuais e automatizadas é crucial para evitar sobrecarregar os leads
  • Testar e otimizar ao longo do tempo é essencial para encontrar a combinação ideal de comunicações manuais e automatizadas

Exemplos práticos de comunicações manuais e automatizadas

Vejamos alguns exemplos de setores e modelos de negócio que tendem a se beneficiar mais de cada tipo de abordagem.

• Setores como e-commerce e infoprodutos se beneficiam de comunicações manuais, incluindo campanhas promocionais, divulgação de produtos e newsletters periódicas
  • Empresas de SaaS e serviços/assinaturas podem se beneficiar de automações, como nutrição personalizada para guiar usuários no onboarding e fluxos pós-venda para coletar feedback e realizar cruz-sell/up-sell
  • Uma boa estratégia geralmente combina comunicações manuais e automatizadas, mas a complexidade do modelo de negócio pode influenciar a preferência por um tipo de abordagem

Conclusão e impacto das estratégias de CRM

Ao colocar o cliente no centro e nutri-lo com mensagens relevantes e no momento certo, é possível acelerar vendas e fidelizar sua audiência no longo prazo.

• A importância de mapear a estratégia de CRM para o público-alvo e objetivos de negócio
  • O impacto positivo de nutrir os clientes com mensagens relevantes e oportunas
  • A aceleração das vendas e a fidelização da audiência como resultados de uma estratégia eficaz de CRM