Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para superar objeções em vendas por mensagens, destacando técnicas de comunicação e gestão de relacionamento com o cliente.

Desafios do Contato por Mensagem

A comunicação por mensagens apresenta desafios específicos para os vendedores, incluindo a falta de conexão emocional, a distância percebida, a chance de ser ignorado e a dificuldade de interpretação.

• Menor conexão emocional dificulta a transmissão de entonação e tom de voz.
  • Maior distância percebida pode criar uma barreira entre o vendedor e o cliente.
  • Maior chance de ser ignorado pelo cliente, que pode parar de responder a qualquer momento.
  • Dificuldade de interpretação do contexto e das reais necessidades do cliente.

Espelhamento do Cliente

A técnica de “espelhamento” é uma estratégia eficaz para se comunicar por mensagem, envolvendo a identificação do estilo e tom do cliente e a adoção de uma abordagem similar nas respostas.

• Responder com mensagens curtas e objetivas se o cliente adota esse estilo.
  • Enviar áudios longos em resposta a mensagens de áudio extensas do cliente.
  • Utilizar emojis e gírias se o cliente os utiliza, para estabelecer uma conexão.

Entendendo o Cliente

Ao iniciar uma conversa de vendas por mensagem, é essencial prestar atenção nas primeiras mensagens para identificar o estilo do cliente e refletir isso em sua abordagem. Isso ajuda a construir uma relação mais sólida desde o início.

• Observe atentamente as primeiras mensagens do cliente para identificar seu estilo de comunicação
  • Adapte sua abordagem para refletir o estilo do cliente e construir uma relação mais forte
  • Demonstre interesse genuíno no cliente para iniciar a construção de uma relação sólida

Importância das Perguntas

Fazer boas perguntas durante uma interação de vendas por mensagem é fundamental para compreender as necessidades e interesses do cliente. Isso não apenas direciona a conversa de forma mais eficaz, mas também demonstra ao cliente que você está genuinamente interessado nele, fortalecendo a relação desde o início.

• Boas perguntas ajudam a compreender as necessidades e interesses do cliente
  • Direcionar a conversa de forma mais eficaz
  • Demonstrar interesse genuíno no cliente para fortalecer a relação desde o início

Segmentação da Conversa

Segmentar a conversa em pequenas etapas é essencial ao vender por mensagem. Mensagens longas podem ser cansativas para o cliente, portanto, quebrar a conversa em partes menores torna a interação mais leve e aumenta a probabilidade de o cliente continuar respondendo.

• Segmentar a conversa em etapas menores para evitar mensagens longas e cansativas
  • Aumentar a probabilidade de o cliente continuar respondendo
  • Tornar a interação mais leve e agradável para o cliente

Utilização de Templates

Ter templates pré-definidos para mensagens é uma prática altamente eficiente ao vender por mensagem. Isso permite padronizar a comunicação e oferece mensagens prontas para diversas situações, economizando tempo e trazendo mais eficiência às interações.

• Padronizar a comunicação com templates pré-definidos
  • Economizar tempo ao ter mensagens prontas para diferentes situações
  • Aumentar a eficiência das interações por mensagem

Lidando com Objeções em Vendas por Mensagem

Lidar com objeções em vendas por mensagem pode ser desafiador, pois a comunicação escrita limita a capacidade de esclarecer dúvidas ao vivo com o cliente.

• Mantenha a comunicação clara e objetiva, evitando enviar muitas mensagens seguidas sem resposta.
  • Estabeleça um limite de mensagens por dia para não parecer insistente, como 3 a 4 mensagens, aguardando a resposta do cliente antes de continuar.
  • Evite incomodar o cliente ao perceber a falta de interesse, utilizando um template de ‘interrupção’ para encerrar a conversa de forma educada e deixar a porta aberta para retomada futura.
  • Concentre-se em conduzir o cliente para uma conversa telefônica quando surgirem muitas objeções, destacando a atenção personalizada e a compreensão aprofundada das necessidades que uma ligação pode proporcionar.

Adaptações Importantes na Comunicação

Vender por mensagem requer adaptações importantes na comunicação para manter a eficiência e a conexão com os clientes.

• Utilize técnicas de espelhamento para estabelecer uma conexão mais próxima com o cliente, adaptando a linguagem e o tom de acordo com o estilo de comunicação do interlocutor.
  • Faça uso de perguntas estratégicas para compreender melhor as necessidades do cliente e direcionar a conversa de forma mais eficaz.
  • Segmentar as mensagens de acordo com o perfil e interesse do cliente pode aumentar a relevância da comunicação e reduzir objeções.
  • Utilize templates de mensagens personalizadas e relevantes, mantendo a autenticidade e o interesse genuíno no cliente.

Ao adotar as estratégias apresentadas, é possível obter sucesso em vendas por mensagens, demonstrando interesse genuíno, adaptando a comunicação e superando objeções de forma eficiente.