Descubra como o Google Data Studio pode revolucionar suas análises de dados, permitindo correlacionar informações, criar dashboards interativos e identificar insights valiosos.

O poder do Google Data Studio na análise de dados

O Google Data Studio é uma ferramenta poderosa para a análise de dados coletados em formulários e pesquisas. Diferentemente do Google Forms, o Data Studio permite uma análise mais profunda e correlações entre os dados. Com integração com o Google Drive, essa ferramenta oferece inúmeras possibilidades para a interpretação de dados.

• Correlacionar dados de diferentes fontes
  • Segmentar os dados por diferentes critérios
  • Criar dashboards interativos
  • Identificar insights nos dados
  • Compartilhar os dashboards com outras pessoas

Conectando e preparando a base de dados

Para utilizar o Google Data Studio, o primeiro passo é acessar a plataforma e selecionar a fonte de dados desejada, como o Google Sheets. No exemplo apresentado, trata-se de uma pesquisa de NPS com mais de 2 mil respostas. A planilha contém informações relevantes, como o ID do usuário, país, data da resposta, nome, mês e semestre da resposta, nota dada na pesquisa (NPS) e a classificação do usuário como promotor, detrator ou neutro.

• Acessar o Google Data Studio e selecionar a fonte de dados desejada
  • Utilizar o Google Sheets como fonte de dados
  • Analisar uma pesquisa de NPS com mais de 2 mil respostas
  • Identificar informações relevantes na planilha, como ID do usuário, país, data da resposta, nome, entre outros

Agregação de Dados

Ao criar um relatório no Data Studio, é comum que a plataforma pergunte se desejamos aplicar alguma agregação ou resumo nos dados. Em situações em que não faz sentido somar IDs ou notas NPS, é recomendado deixar sem agregação para manter os dados originais.

• O Data Studio oferece a opção de aplicar agregações ou resumos nos dados durante a criação de relatórios.
  • É importante considerar se a aplicação de agregações faz sentido para os dados em questão, evitando a soma de informações que não devem ser agregadas.
  • Manter os dados originais pode ser fundamental para a precisão das análises e relatórios gerados.

Exclusão de Elementos Padrão

Ao criar um relatório no Data Studio, a plataforma gera automaticamente uma tabela resumindo os dados por país. Caso essa visualização não seja necessária, é possível excluí-la clicando com o botão direito e selecionando a opção ‘Remover’. Além disso, é possível renomear o relatório conforme desejado.

• O Data Studio gera automaticamente elementos padrão, como tabelas resumindo os dados por determinados critérios.
  • É possível personalizar o relatório excluindo elementos padrão que não são relevantes para a análise em questão.
  • A plataforma permite a renomeação do relatório de forma simples e intuitiva.

Adição de Gráficos

Para iniciar as análises, o Data Studio oferece a opção de adicionar diferentes tipos de gráficos, como o gráfico de pizza. A escolha do tipo de gráfico desejado e a sua posição no dashboard são passos simples e intuitivos. Além disso, é possível personalizar as métricas e dimensões do gráfico conforme a necessidade da análise.

• O Data Studio disponibiliza uma variedade de opções para adicionar gráficos, facilitando a visualização e interpretação dos dados.
  • A escolha do tipo de gráfico e a sua posição no dashboard são passos simples e acessíveis para os usuários.
  • É possível personalizar as métricas e dimensões dos gráficos de acordo com a análise que se deseja realizar.

Análise do NPS por País

Para analisar o Net Promoter Score (NPS) por país, é possível adicionar um gráfico de colunas e configurá-lo para exibir os tipos de usuários (Promotores, Neutros e Detratores). Essa análise proporciona uma visão detalhada do desempenho do NPS em diferentes localidades, permitindo a identificação de padrões e tendências.

• A análise do Net Promoter Score (NPS) por país pode fornecer insights valiosos sobre a satisfação dos clientes em diferentes regiões.
  • A configuração de gráficos específicos, como os de colunas, facilita a visualização e interpretação dos dados do NPS.
  • A identificação de padrões e tendências no desempenho do NPS em diferentes localidades pode direcionar ações estratégicas para melhorar a satisfação dos clientes.

Análise de NPS com o Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta poderosa para analisar dados de pesquisas do Google Forms e de outras fontes. Com ela, é possível criar dashboards interativos e extrair insights valiosos para embasar decisões de negócio.

• Visualização dos dados de NPS por país
  • Identificação visual dos usuários promotores e detratores
  • Utilização do NPS para calcular e acompanhar a satisfação dos usuários em diferentes países

Filtros e Segmentação

Uma funcionalidade útil do Google Data Studio é a criação de filtros cruzados, também conhecida como ‘cross filtering’. Essa opção permite a filtragem automática de gráficos ao selecionar itens em outros gráficos, facilitando a análise de subconjuntos específicos dos dados.

• Aplicação de filtros cruzados entre gráficos
  • Segmentação por país, idade, mês ou outras dimensões da base de dados
  • Exemplo prático de filtragem ao selecionar um país específico no gráfico de NPS

Explorando o Google Data Studio

O Google Data Studio oferece versatilidade para explorar dados e descobrir insights. É recomendado testar diferentes visualizações, adicionar indicadores e aplicar filtros e segmentações para extrair informações úteis dos dados.

• Construção de dashboards interativos
  • Teste de diferentes visualizações
  • Adição de indicadores e aplicação de filtros para maximizar a utilidade dos dados

O Google Data Studio é uma ferramenta versátil e poderosa para explorar dados, identificar insights e tomar decisões embasadas. Ao utilizar seus recursos de forma estratégica, é possível extrair o máximo de informações úteis dos dados.