Descubra como criar a funcionalidade de transações em sua aplicação React, incluindo a preparação do back-end, construção do front-end e considerações finais.

Entendendo a Funcionalidade de Transações

Nesta seção, vamos abordar a importância das transações em uma aplicação React e como elas podem ser utilizadas para controlar as finanças pessoais dos usuários. As transações representam registros de entradas e saídas financeiras, possibilitando aos usuários um controle detalhado de suas finanças.

• As transações são cruciais para o controle financeiro pessoal
  • Permitem o registro de entradas e saídas financeiras
  • Contribuem para um controle detalhado das finanças dos usuários

Preparando o Back-end para Transações

Nesta etapa, abordaremos as modificações necessárias no back-end para implementar a funcionalidade de transações. Isso inclui a duplicação da tabela de metas para criar a tabela de transações, além da adição de campos relevantes para o correto funcionamento, como o campo ‘type’ para indicar se é uma despesa ou receita, e o campo ‘category_id’ para relacionar cada transação a uma categoria.

• Duplicação da tabela de metas para criar a tabela de transações
  • Adição do campo ‘type’ para indicar se é uma despesa ou receita
  • Inclusão do campo ‘category_id’ para relacionar transações a categorias

Construindo o Front-end

Ao desenvolver a interface do usuário para interagir com a API de transações, o primeiro passo foi duplicar o componente MetasCreate e renomeá-lo para TransaçõesCreate. Em seguida, foram realizadas as seguintes alterações:

• Importação e configuração dos componentes do Material UI para criar selects (FormControl, InputLabel, Select e MenuItem)
  • Busca das categorias do usuário em um useEffect e população no select de categorias
  • Adição do campo tipo com valores fixos (despesa e receita)
  • Mapeamento dos valores dos campos para o objeto de request corretamente

Testes e Validação

Após a configuração do front-end, foram realizados testes para criar novas transações e validar no back-end que estava funcionando corretamente.

• Criação de novas transações
  • Validação no back-end

Criando o componente TransaçõesUpdate

Para o processo de atualização de transações, foi seguido um procedimento semelhante ao de criação do componente TransaçõesCreate:

• Duplicação do componente
  • Realização de alterações necessárias

Introdução ao MetasUpdate

Neste artigo, vamos explorar as etapas de implementação do MetasUpdate, um sistema que permite a edição e persistência de transações. O processo envolve a importação de componentes do Material UI, a busca de dados via API, a população de campos com valores atuais e a atualização dos dados por meio de requisição PUT.

• Importação dos componentes do Material UI
  • Busca de dados da transação via API
  • População dos campos com os valores atuais
  • Mapeamento da atualização dos dados para a requisição PUT

Validação e Teste

Após a implementação, é crucial validar o funcionamento do MetasUpdate. Realizamos testes atualizando uma transação existente e validando no Insomnia que a persistência ocorreu corretamente. Essa etapa é essencial para garantir a eficácia da funcionalidade de edição e persistência de transações.

• Testes de atualização de transação
  • Validação do funcionamento no Insomnia
  • Garantia da persistência correta das transações

Aprendizados da Implementação

Durante o processo de implementação do MetasUpdate, foram adquiridos diversos aprendizados relevantes. Dentre eles, destacam-se:

• Duplicação de tabela no banco de dados e criação de relacionamento com outra tabela (categories)
  • Reaproveitamento de lógica do front-end através da duplicação e adaptação de componentes existentes
  • Utilização de selects e busca dinâmica de dados de uma API no React
  • Boas práticas de debugging e teste incremental de alterações

Finalização e Próximos Passos

Com a funcionalidade completa de CRUD de transações implementada, o próximo passo é a integração à interface do usuário. A implementação bem-sucedida do MetasUpdate representa um avanço significativo no desenvolvimento do sistema, preparando-o para oferecer uma experiência mais completa e eficiente aos usuários.

• Integração da funcionalidade à interface do usuário
  • Avanço significativo no desenvolvimento do sistema
  • Preparação para oferecer uma experiência mais completa e eficiente aos usuários

Ao seguir este guia passo a passo, você aprenderá a duplicar tabelas no banco de dados, criar relacionamentos, adaptar lógica do front-end, utilizar selects dinâmicos e testar incrementalmente cada alteração, resultando em uma funcionalidade completa de CRUD de transações pronta para integração.