Descubra como a automação de marketing pode revolucionar suas estratégias de comunicação com os leads, proporcionando maior eficiência e personalização. Neste artigo, vamos explorar os principais conceitos e melhores práticas para utilizar a automação de marketing de maneira inteligente e estratégica.

O que é automação de marketing

A automação de marketing refere-se ao uso de software e tecnologia para automatizar as comunicações de marketing. Em vez de enviar e-mails, mensagens ou fazer ligações manualmente, a automação de marketing utiliza regras e workflows pré-definidos para disparar ações específicas.

  • Automatização de envio de e-mails ou SMS quando um lead realiza uma ação
  • Utilização de regras pré-definidas para disparar ações específicas
  • Benefícios da automação de marketing, incluindo comunicação personalizada, agilidade no follow-up, eficiência e melhores taxas de conversão

Criando uma segmentação de teste

Antes de criar uma automação de marketing, é importante ter claro quais leads serão impactados. Para isso, podemos criar uma segmentação, que é um grupo de leads que compartilham características em comum.

  • Exemplos de segmentações, como leads com cargo de diretor ou CEO, leads que investem mais de R$10 mil em publicidade por mês, entre outros
  • Utilização de campos de segmentação, como dados demográficos, comportamentais e de transação
  • Entendimento das condições e grupos condicionais para criar segmentações mais precisas

Relacionando segmentação e automação

Agora que criamos nossa segmentação de teste, chegou a hora de

  • Continuação do processo de automação após a criação da segmentação
  • Como relacionar a segmentação criada com uma automação eficaz
  • Exemplos práticos de como a segmentação impacta diretamente a automação de marketing

Segmentação e Automação

Ao vincular a segmentação com a automação, podemos configurar duas opções…

  • Incluir apenas novos leads e sua importância para leads mais ‘quentes’
  • Incluir todos os leads e sua utilidade para reativar leads antigos

Condições de Entrada

As condições de entrada definem como um lead entra em um fluxo de automação. As principais são…

  • Realizar uma conversão e sua aplicabilidade
  • Entrar em uma lista de segmentação e seu uso para controlar com mais precisão quais leads entram no fluxo
  • Sem condição de entrada e sua utilidade para fluxos secundários

Ações Possíveis em um Fluxo

Dentro de um fluxo de automação, podemos configurar várias ações para impactar os leads. As possibilidades incluem…

  • Enviar e-mails e sua importância na comunicação com leads
  • Enviar SMS como uma opção adicional de contato
  • Alterar propriedades do lead e como isso pode ser útil
  • Pausar o fluxo por X dias e sua importância para permitir que o lead realize ações
  • Verificar se o lead abriu e-mail ou clicou em link e como isso pode segmentar os leads
  • Encaminhar para outro fluxo e sua aplicabilidade
  • Remover lead do fluxo atual e adicionar lead em outro fluxo e como isso pode ser útil para personalizar comunicações

Pausar Fluxo

A ação ‘pausar fluxo’ define um período de espera antes de executar as próximas etapas. Isso dá tempo para o lead realizar uma ação antes de verificar ou impactá-lo novamente.

  • Tempo de espera ideal para diferentes tipos de leads
  • Aplicabilidade da pausa para permitir que o lead realize ações

Verificar se Lead Abriu E-mail

Esta ação verifica se o lead abriu ou clicou em um e-mail anterior no fluxo. Isso permite dividir o fluxo em dois caminhos…

  • Como enviar mensagens personalizadas
  • Impacto da ação na segmentação dos leads

Remover ou Adicionar Lead em Outro Fluxo

Também podemos configurar ações para remover ou adicionar leads em outros fluxos…

  • Utilidade da ação em casos específicos
  • Personalização das comunicações com leads

Boas práticas para construção de fluxos

Ao criar fluxos de automação, siga estas boas práticas:

  • Sempre colocar pausas antes de verificar ações
  • Limitar complexidade, mantendo fluxos simples
  • Separar fluxos de nutrição e organização de leads
  • Ter cuidado com loops (lead entrando no fluxo repetidas vezes)

Pontos extras a considerar

Alguns pontos extras:

  • Considere incluir/desconsiderar finais de semana dependendo se seu negócio é B2B ou B2C
  • Evite um mesmo lead passar pelo fluxo repetidas vezes
  • Use fluxos paralelos, não fluxos em série

Entendendo divisão de caminhos

Uma funcionalidade poderosa nos fluxos de automação é a divisão de caminhos. Isso permite separar os leads em dois grupos, de acordo com uma condição, e impactar cada grupo de forma personalizada.

  • Exemplo 1: ENVIAR E-MAIL 1, PAUSAR 2 DIAS, etc.
  • Exemplo 2: ENVIAR E-MAIL 1, PAUSAR 2 DIAS, etc.

Exemplo prático de fluxo

Para consolidar todo o conteúdo, vamos explorar agora um exemplo prático de construção de um fluxo de automação de princípio ao fim.

  • Etapa 1: Criar segmentação
  • Etapa 2: Criar fluxo e vincular segmentação
  • Etapa 3: Configurar ações
  • Etapa 4: Revisar e ativar

Conclusão

Ao implementar as recomendações apresentadas neste artigo, você estará preparado para automatizar grande parte das comunicações de marketing, permitindo que dedique seu tempo a tarefas de alto valor agregado. A automação de marketing é uma ferramenta poderosa para aumentar resultados de conversão, vendas por lead e receita por lead.