Descubra como aprofundar seus conhecimentos em Business Intelligence e aprenda com um estudo de caso real.
Problemas de negócio
O instrutor iniciou falando sobre a importância de entender os problemas de negócio das organizações. Os problemas de negócio estão relacionados às principais dores e desafios enfrentados por uma empresa em seu dia a dia.
- Baixo engajamento de clientes
- Alta taxa de churn (cancelamento)
- Receita não recorrente
- Alto custo de aquisição de clientes
- Margens de lucro baixas
Importância de colocar o cliente no centro
Foi destacada a importância de sempre colocar o cliente no centro das decisões de negócio e estratégias das empresas. A visão centrada no cliente é essencial para criar valor e garantir sustentabilidade no longo prazo.
- Entender a fundo as necessidades, desejos e Jobs to be Done dos clientes
- Captar continuamente insights dos clientes por meio de pesquisas, NPS, etc
- Tomar decisões pensando na experiência e satisfação do cliente
- Definir indicadores e metas com foco no cliente (ex: NPS, CSAT)
- Criar uma cultura verdadeiramente centrada no cliente em toda a empresa
Principais áreas de negócio
Foram citadas as três principais áreas funcionais das empresas: Finanças, Recursos Humanos (RH) e Marketing.
- Visão sistêmica das áreas funcionais
- Impacto das iniciativas e decisões umas nas outras e nos negócios como um todo
- Foco em insights e análises que apoiem a tomada de decisão e a solução dos problemas de negócio
Gestão Financeira
Como principais responsabilidades:
- Gestão de caixa e fluxo de caixa
- Contas a pagar e receber
- Análise de demonstrativos financeiros
- Planejamento financeiro e orçamentário
- Análise de rentabilidade de produtos e serviços
- Precificação
- Controles e riscos financeiros
- Auditoria
Recursos Humanos
O RH é responsável principalmente por:
- Recrutamento e seleção
- Treinamento e desenvolvimento
- Remuneração e benefícios
- Engajamento dos funcionários
- Cultura organizacional
- Saúde e bem-estar
- Conformidade trabalhista
Marketing
O marketing foca em:
- Entendimento do cliente
- Pesquisa de mercado
- Segmentação de clientes
- Definição do público-alvo
- Branding e posicionamento
- Propaganda e promoção
- Canais de venda
- Experiência do cliente
- Fidelização
Indicadores e Métricas
Foram apresentados dois importantes modelos de indicadores e metas: OKRs e QPIs.
- OKRs: Objectives and Key Results
- Características dos OKRs
- Exemplos de OKRs
- QPIs: Indicador Chave de Performance
- Características dos QPIs
- Exemplos de QPIs
- Relação entre OKRs e QPIs
Voice of Customer (VOC)
VOC significa Voz do Cliente em português. É um conceito fundamental no marketing moderno e gestão centrada no cliente.
- Capturar insights diretamente dos clientes
- Entender as necessidades, desejos e feedbacks dos clientes
- Identificar dores e oportunidades de melhoria na experiência
- Exemplos de iniciativas VOC
- Importância da Voice of Customer
Técnicas de investigação de dados
Foram apresentadas algumas técnicas importantes que auxiliam na investigação e análise de dados para resolver problemas de negócio.
- Design Thinking é uma abordagem centrada no usuário para resolver problemas e criar soluções inovadoras.
- As principais etapas do Design Thinking incluem Descoberta e Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Testes.
- O Design Thinking ajuda a conectar os insights dos dados com as reais necessidades dos clientes e usuários.
- O CRISP-DM (Cross-Industry Standard Process for Data Mining) é uma metodologia estruturada para conduzir projetos de análise de dados.
- As fases do CRISP-DM são: Entendimento do negócio, Entendimento dos dados, Preparação dos dados, Modelagem, Avaliação/Interpretação e Implantação.
- O CRISP-DM é um framework completo que pode ser adaptado para guiar projetos de análise de dados nas empresas.
Estudo de caso: Análise de fraudes
Foi apresentado um caso prático de análise de dados para investigar possíveis fraudes financeiras.
- Análise exploratória dos dados para identificar outliers, inconsistências e padrões suspeitos.
- Utilização de ferramentas de business intelligence para cruzar dados de vendas, financeiro, estoque, etc.
- Técnicas preditivas para identificar transações com maior probabilidade de fraude.
- Abordagens forenses para análise de fraudes.
- Process mining para mapear os processos e identificar gargalos e riscos.
Conclusão
Esperamos que este guia tenha proporcionado um entendimento mais aprofundado sobre Business Intelligence e suas aplicações práticas. Continue acompanhando para mais materiais e conhecimentos sobre análise de dados e gestão ágil.