Descubra como configurar a atualização automática e manual de dados no Power BI, garantindo dashboards sempre atualizados e prontos para análise.

Atualização de Dados nos Dashboards do Power BI

O Power BI possui recursos poderosos para criação de dashboards interativos que podem trazer muitos insights para uma organização. Porém, para que esses dashboards reflitam dados atualizados, é preciso configurar a atualização dos dados de forma adequada.

• Os recursos do Power BI para criação de dashboards interativos são fundamentais para obter insights valiosos.
  • A importância da configuração adequada da atualização dos dados para manter os dashboards atualizados.

Atualizando dados no Power BI Desktop

Quando estamos desenvolvendo os relatórios e dashboards no Power BI Desktop, é muito simples atualizar os dados. Basta clicar no botão “Atualizar” na aba Início que todos os dados de todas as fontes conectadas serão atualizados.

• A facilidade de atualizar os dados no Power BI Desktop através do botão ‘Atualizar’ na aba Início.
  • A garantia de visualização de dados atualizados enquanto se desenvolvem relatórios.

Atualizando dados no Serviço Power BI Online

Para agendar a atualização automática dos dados, precisamos publicar os relatórios desenvolvidos no Power BI Desktop para o serviço online. Lá é possível conf

• A possibilidade de agendar a atualização automática dos dados ao publicar relatórios no Serviço Power BI Online.
  • A conveniência de configurar a atualização automática para manter os dados sempre atualizados.

Configurando o Gateway de Dados

A configuração mais importante para possibilitar a atualização online é a instalação e configuração do Gateway de Dados, também chamado de Gateway Pessoal. O Gateway faz uma conexão segura entre a fonte de dados local e o serviço Power BI na nuvem, permitindo o acesso a fontes de dados internas e a atualização dos dados.

• Instalação e configuração do Gateway de Dados (Gateway Pessoal)
  • Conexão segura entre fonte de dados local e serviço Power BI na nuvem
  • Acesso a fontes de dados internas e atualização dos dados

Configurando as Credenciais da Fonte de Dados

Além do Gateway, também é preciso informar ao serviço online do Power BI as credenciais de acesso à fonte de dados local. Isso garantirá permissão de acesso à fonte de dados durante a atualização agendada.

• Informar credenciais de acesso à fonte de dados local
  • Garantir permissão de acesso à fonte de dados durante a atualização agendada

Testando a Atualização Online

Com o Gateway configurado e credenciais inseridas, finalmente conseguiremos fazer uma atualização manual dos dados no serviço online do Power BI. Isso confirmará que toda a configuração está correta para prosseguir com a automatização do processo de atualização.

• Realizar atualização manual dos dados no serviço online do Power BI
  • Confirmação da correta configuração para automatização do processo de atualização

Agendando a Atualização de Dados

Com as etapas anteriores finalizadas, é possível agendar a atualização de dados de forma automática, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis para análise no Power BI.

• Agendar a atualização de dados de forma automática
  • Garantir que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis para análise no Power BI

Agendamento de Atualização de Dados

Ao configurar o agendamento de atualização de dados no Power BI, é possível garantir que os dashboards exibam informações atualizadas de forma automática.

• Acesso às configurações do conjunto de dados para configurar o agendamento de atualização
  • Personalização do agendamento de acordo com a frequência desejada, como diariamente ou semanalmente
  • Definição de horários específicos para a atualização automática
  • Garantia de que os dashboards sempre exibirão dados atualizados

Limitações do Agendamento Automático

Apesar da praticidade do agendamento automático, é importante considerar as limitações, como a necessidade do computador estar ligado e conectado à internet para que a atualização ocorra.

• Necessidade de manter o computador ligado e online para que a atualização automatizada funcione
  • Possíveis falhas na atualização caso o computador seja desligado ou fique offline
  • Alternativas para contornar as limitações, como o uso de Gateways em Nuvem

Utilizando Gateways em Nuvem

Os Gateways em Nuvem do Power BI oferecem uma alternativa para as atualizações automatizadas, permitindo que a conexão entre nuvem e local esteja sempre online.

• Instalação do Gateway em uma máquina virtual na nuvem Azure
  • Eliminação da dependência do computador estar ligado para as atualizações automatizadas
  • Considerações sobre custos e complexidade adicionais no processo de configuração

Considerações Finais

A importância de manter os dashboards e relatórios atualizados para garantir a relevância das informações no ambiente de BI.

• A relevância da configuração adequada da atualização de dados para a tomada de decisões assertivas
  • Domínio dos conceitos de atualização manual e automatizada, configurações necessárias e opções on-premise e em nuvem
  • Utilização do artigo como referência para configurar a atualização de dados em projetos de BI

Dominar a atualização de dados no Power BI é essencial para fornecer informações confiáveis e relevantes. Este guia completo irá ajudá-lo a configurar a atualização de dados em seus projetos de BI.