Neste artigo, vamos explorar em detalhes o processo de criação, publicação e compartilhamento de painéis de controle (dashboards) no Google Data Studio. Além disso, discutiremos dicas valiosas para personalizar e configurar os dashboards, garantindo uma experiência otimizada para os usuários.

Publicando o Dashboard

A publicação de um dashboard no Google Data Studio é um passo crucial para torná-lo disponível para visualização. Este processo é simples e pode ser realizado seguindo alguns passos básicos.

• Clique em ‘Arquivo’ e depois em ‘Configuração de publicação’
  • Ative a opção ‘Publicar relatório’ clicando no ícone de toggle
  • Clique em ‘Salvar’
  • Ao ativar a publicação, um ícone aparecerá ao lado do nome do relatório indicando que ele foi publicado
  • É possível visualizar a versão publicada clicando em ‘Visualização publicada’, que conterá apenas as páginas e visualizações não ocultadas
  • A versão de rascunho, acessível no modo de edição, permite visualizar e editar todas as páginas, inclusive as ocultas
  • É importante manter a versão de rascunho atualizada com as últimas alterações

Download do dashboard

A opção de baixar o dashboard em formato PDF oferece a possibilidade de compartilhá-lo por e-mail ou outras formas.

• Clique na seta ao lado de ‘Baixar’ para iniciar o processo de download
  • Selecione ‘Baixar como PDF‘ para obter o arquivo em formato PDF
  • Aguarde a geração do arquivo e o download será iniciado automaticamente
  • O PDF gerado contém imagens de todas as páginas e visualizações do dashboard

O compartilhamento permite que outras pessoas acessem o dashboard com permissões de visualização ou edição.

• Clique em ‘Compartilhar’ para iniciar o processo de compartilhamento
  • Informe o e-mail da pessoa ou entre com o link do dashboard para conceder acesso
  • Escolha o nível de acesso desejado
  • Ative ou não a opção de notificação por e-mail ao compartilhar

Acesso e Controle de Dados

Ao utilizar o Data Studio, é possível controlar o acesso das pessoas que já têm acesso ao dashboard. Além disso, é viável desativar opções de download, impressão e cópia, garantindo a segurança e controle das informações.

• Gerenciamento de acesso ao dashboard do Data Studio
  • Desativação de opções de download, impressão e cópia para segurança de dados

Atualização Automática dos Dados

Ao atualizar os dados nas fontes de dados, os dashboards são automaticamente atualizados, garantindo que as visualizações reflitam sempre os dados mais recentes, mesmo após modificações nas fontes.

• Garantia de atualização automática dos dashboards
  • Reflexo das visualizações dos dados mais recentes

Configurações Personalizadas do Relatório

Na opção ‘Configuração do relatório’ do Data Studio, é possível definir várias configurações personalizadas, como fontes de dados padrão, dimensões globais, métricas do Google Analytics, chave de API do Google Maps e filtros padrão, que serão aplicadas globalmente a todas as visualizações do dashboard.

• Personalização das configurações do relatório
  • Definição de configurações globais para todas as visualizações do dashboard

Maximizando a Experiência de Uso

Personalizar as configurações de compartilhamento, download e filtros pode melhorar significativamente a experiência de uso dos dashboards. Além disso, manter as versões de rascunho e publicada sempre atualizadas é uma boa prática para garantir a precisão e relevância dos dados apresentados.

• Melhoria da experiência de uso dos dashboards
  • Boas práticas para manter as versões atualizadas e relevantes

Personalizar as configurações de compartilhamento, download e filtros pode melhorar significativamente a experiência de uso dos dashboards no Google Data Studio. Além disso, manter as versões de rascunho e publicada sempre atualizadas é uma prática recomendada. Com tantos recursos e funcionalidades disponíveis, o Data Studio oferece inúmeras oportunidades para gerar insights de negócios e tomar decisões mais embasadas.