Aprenda passo a passo como criar e-mails segmentados e personalizados no RD Station, aumentando suas chances de sucesso em campanhas de e-mail marketing.
Escolhendo o Modelo de E-mail
O primeiro passo para criar um e-mail no RD Station é escolher o modelo que será utilizado como base. Para isso, você precisa acessar o menu “Relacionar” e depois clicar em “E-mail”. Lá você verá os modelos disponíveis e poderá filtrar por segmento ou visualizar modelos temáticos.
- Acessar o menu “Relacionar” e clicar em “E-mail”
- Visualizar modelos disponíveis e filtrar por segmento ou tema
- Escolher o modelo que melhor se adequa à finalidade do e-mail
Modelos Disponíveis
Alguns dos modelos mais utilizados são: Mensagem Simples e Texto Puro. O modelo de Mensagem Simples permite alta customização e tem boa taxa de entrega, além de possuir a funcionalidade de “ver como página web” quando não carrega corretamente no e-mail do destinatário.
- Mensagem Simples: alta customização e boa taxa de entrega
- Funcionalidade de “ver como página web” em caso de carregamento incorreto
- Texto Puro: similar à Mensagem Simples, porém sem visualização web e informações de rodapé padrão
Personalizando o E-mail com Variáveis
Assim que o modelo de e-mail é carregado, é possível começar a personalizar o conteúdo. Utilizar variáveis é uma ótima maneira de personalizar o e-mail, permitindo adaptar o conteúdo de forma dinâmica e relevante para cada destinatário.
- Iniciar a personalização do conteúdo assim que o modelo de e-mail é carregado
- Utilizar variáveis para adaptar o conteúdo de forma dinâmica e relevante
- Aumentar a relevância do e-mail para cada destinatário
Personalização do conteúdo para leads
Isso permite direcionar o e-mail especificamente para cada lead, usando dados como nome, sobrenome, empresa e qualquer outro campo customizado.
- Utilize dados como nome, sobrenome, empresa e outros campos customizados para direcionar o e-mail para cada lead de forma personalizada.
- Evite digitar as variáveis manualmente e utilize a opção ‘Inserir Variável’ para garantir a sintaxe correta e evitar erros comuns.
Dicas para redação e elementos a incluir
Com o modelo escolhido e o uso de variáveis, você pode começar a escrever o conteúdo de fato. Algumas dicas importantes:
- Seja breve e objetivo, pois e-mails muito longos têm menos engajamento.
- Utilize títulos, subtítulos e marcadores para melhorar a leitura.
- Inclua imagens, mas evite colocar informações essenciais nelas para garantir que o conteúdo seja compreendido mesmo se as imagens não carregarem.
- Destaque o principal valor/benefício da oferta logo no início do e-mail.
- Direcione o lead para clicar em links estratégicos que você deseja que ele acesse.
- Feche com uma call to action clara, pedindo para o lead realizar uma ação.
Configurando remetente e assunto
Antes de partir para os testes e envio, algumas configurações são muito importantes, como remetente e assunto.
- Utilize um remetente que condiza com o e-mail utilizado na plataforma para evitar confusão e impactos na entrega.
- Crie um assunto curto e objetivo, com no máximo 35 caracteres, e contenha a informação mais importante para que o lead entenda rapidamente sobre o que se trata e decida se deve abrir ou não o e-mail.
- Personalize o assunto com a variável de Primeiro Nome para torná-lo ainda mais segmentado.
Segmentação e escolha dos destinatários
Outro ponto muito importante é escolher corretamente o público que receberá aquele e-mail.
- Segmente os leads, separando os engajados dos desengajados, para garantir que o conteúdo seja direcionado de forma eficaz.
Segmentação de Leads
Na plataforma, é possível aplicar filtros e escolher exatamente quais listas e segmentos farão parte daquele envio. Assim, você consegue personalizar a mensagem para cada perfil. O RD Station avisa quando você seleciona todos os perfis ao mesmo tempo, pois não é uma boa prática.
- Utilize os filtros disponíveis na plataforma para segmentar leads de acordo com seus perfis e interesses.
- Personalize suas mensagens de acordo com cada perfil de lead, aumentando a relevância e a chance de engajamento.
- Evite enviar mensagens para todos os perfis ao mesmo tempo, pois isso pode comprometer a eficácia da estratégia de e-mail marketing.
Testes de E-mail
Antes de agendar ou enviar o e-mail, é altamente recomendado fazer testes. Com isso, você garante que está tudo certo antes de enviar para sua base. Na aba de testes, você pode incluir até 30 endereços para receberem uma prévia do e-mail. O ideal é sempre testar casas diferentes, como Gmail, Outlook, Yahoo e também no seu próprio smartphone.
- Realize testes antes de enviar os e-mails para garantir que estão formatados corretamente e sem erros.
- Inclua uma variedade de endereços de e-mail nos testes, abrangendo diferentes provedores e dispositivos.
- Verifique a renderização do e-mail em diferentes plataformas, como Gmail, Outlook, Yahoo, e em dispositivos móveis.
Opções de Agendamento e Envio
Com tudo pronto, você pode configurar o envio do seu e-mail de duas formas: agendar um envio futuro ou enviar agora. Uma dica é que você também pode usar o recurso alfa de ‘envio no horário recomendado’, onde o RD Station analisa os horários de maior engajamento de cada lead e distribui dynamicamente para quem interage mais de manhã, tarde ou noite, por exemplo.
- Aproveite as opções de agendamento para programar o envio dos e-mails de acordo com os melhores dias e horários para seu público.
- Utilize o recurso de ‘envio no horário recomendado’ para aumentar o engajamento, permitindo que o RD Station identifique os horários ideais para cada lead.
- Considere a frequência de envio ao programar as campanhas, buscando um equilíbrio entre manter o contato com a base de leads e evitar sobrecarregá-los com e-mails.
Como personalizar e-mails no RD Station para diferentes segmentos de público?
Para personalizar e-mails no RD Station para diferentes segmentos, utilize as funcionalidades de segmentação baseadas em comportamento, dados demográficos ou interações anteriores. Aproveite as tags e campos personalizados para criar mensagens que atendam às necessidades específicas de cada grupo.
Quais são as práticas recomendadas para testar a eficácia de e-mails no RD Station antes do envio em larga escala?
As práticas recomendadas incluem realizar testes A/B para diferentes elementos do e-mail, como linhas de assunto, conteúdo e imagens. Utilize também a função de teste de envio do RD Station para verificar a formatação e a entrega em diferentes provedores de e-mail.
Como integrar e-mails do RD Station com outras campanhas de marketing digital para maximizar o impacto?
Integre e-mails do RD Station com campanhas de marketing digital sincronizando as ações de e-mail com campanhas de mídias sociais, anúncios online e estratégias de conteúdo. Utilize dados de engajamento dos e-mails para refinar outras campanhas e criar uma experiência coesa para o usuário.
Conclusão
Ao seguir as boas práticas e dicas apresentadas, você será capaz de criar e-mails profissionais e bem segmentados, garantindo maior engajamento e conversão.