A criação de landing pages eficientes é essencial para o sucesso do marketing digital. Neste artigo, vamos explorar o passo a passo detalhado de como criar landing pages de alta conversão utilizando a plataforma RD Station. Você aprenderá desde a navegação inicial na plataforma até dicas de otimização e boas práticas para garantir o sucesso da sua página.

A RD Station é uma completa plataforma de automação de marketing digital que permite atrair, converter, relacionar e analisar leads de forma integrada.

• Visão geral de dados e indicadores importantes do seu negócio no menu Dashboards.
  • Ferramentas para geração de tráfego e leads, como anúncios e e-mail marketing, estão disponíveis no menu Atrair.
  • O menu Converter abriga ferramentas para criação de landing pages, foco deste artigo.
  • Funcionalidades para nutrir e qualificar leads, incluindo automações, estão presentes no menu Relacionar.
  • Relatórios e painéis analíticos podem ser acessados no menu Analisar.

Escolhendo um Modelo de Landing Page

Ao clicar em ‘Criar Landing Page’, a plataforma apresentará uma série de modelos visuais de landing page para você escolher e customizar ao seu negócio e objetivos.

• A escolha de um modelo mais objetivo pode aumentar a taxa de conversão.
  • Modelos visuais muito complexos podem distrair o visitante do conteúdo principal.
  • Encontrar um equilíbrio entre design e objetividade é fundamental para o sucesso da landing page.
  • A importância de selecionar um modelo que direcione o foco do visitante para a conversão.

Editando Sua Landing Page

Ao criar a landing page, você será direcionado para o editor visual da RD Station.

• O editor visual da RD Station permite adicionar elementos como texto, botões, imagens e vídeos através dos menus laterais.
  • Pré-visualizar a página com frequência é essencial para entender como ela ficará para o visitante.
  • É interessante pré-visualizar a versão mobile da página para garantir uma boa experiência para todos os usuários.

Editando os Campos do Formulário

Um passo importante é definir quais campos farão parte do seu formulário de conversão.

• O campo ‘Email’ deve ser sempre obrigatório para capturar as informações de contato dos visitantes.
  • Em páginas de topo de funil, é recomendado colocar poucos campos no formulário para não assustar os leads.
  • O campo ‘Nome’ deve ser sempre o primeiro quando estiver presente, facilitando a experiência do usuário.

Escrevendo o Conteúdo da Página

Definidos os campos, é hora de escrever o conteúdo da sua Landing Page.

• O texto deve ser objetivo e focado em levar o visitante à ação, que no exemplo é o preenchimento do formulário.
  • O botão de ação (‘Call to Action’) deve ter uma cor contrastante com o fundo para se destacar e chamar a atenção do visitante.

Salvando e Pré-Visualizando

Não esqueça de salvar suas alterações com frequência. Depois, utilize a pré-visualização para avaliar como ficou o aspecto visual e a experiência de navegação do usuário.

• Salve suas alterações com frequência para evitar a perda de trabalho em caso de imprevistos.
  • Utilize a pré-visualização para avaliar o aspecto visual e a experiência do usuário, fazendo ajustes conforme necessário.

Criando uma Thank You Page

Depois que o visitante preenche o formulário de conversão, ele é redirecionado para uma página de agradecimento, conhecida também como ‘Thank You Page’.

• Crie uma página de agradecimento para expressar gratidão aos visitantes que preencheram o formulário.
  • A página de agradecimento é uma oportunidade para fornecer informações adicionais ou direcionar o visitante para mais conteúdo relevante.

Conectando a Landing Page à Thank You Page

Com as duas páginas criadas, precisamos conectá-las para que o fluxo de navegação funcione corretamente.

• Copie o link da sua Thank You Page
  • Cole esse link nas configurações da Landing Page, na seção ‘Avançar’
  • Garanta que o visitante seja redirecionado para a página de agradecimento ao preencher o formulário

Publicando sua Landing Page

Com todas as etapas de edição finalizadas, é hora de publicar sua Landing Page e torná-la disponível para receber tráfego.

• Clique em ‘Ativar’ e ‘Finalizar e Sair’ para publicar a Landing Page
  • Tenha sua Landing Page pronta para receber tráfego e gerar leads qualificados

Dicas de Otimização

Agora que você aprendeu a criar landing pages do zero com RD Station, confira algumas dicas rápidas de otimização:

• Teste e otimize constantemente a landing page para melhorar as taxas de conversão
  • Personalize a página de acordo com o público-alvo, utilizando uma linguagem familiar
  • Destaque o botão de ação para atrair a atenção do visitante
  • Evite distrações na página que possam prejudicar a conversão
  • Seja breve e objetivo, incluindo apenas elementos essenciais para conduzir o lead à ação desejada

A criação de landing pages de alta conversão é fundamental para o sucesso do seu negócio online. Ao seguir as orientações deste artigo e aproveitar as funcionalidades da plataforma RD Station, você estará pronto para criar páginas eficazes que impulsionarão suas taxas de conversão e trarão resultados positivos para sua empresa.