Aprenda a criar visualizações de mapa poderosas para analisar vendas por região, combinando dados e insights valiosos para seu negócio.

Análise de Vendas por Região Utilizando Mapas no Data Studio

Este artigo aborda em detalhes a criação de um mapa no Google Data Studio para análise de vendas por região, utilizando dados combinados de duas fontes diferentes.

• Demonstrar como utilizar o Google Data Studio para criar mapas de análise de vendas por região
  • Explorar a importância de combinar dados de diferentes fontes para enriquecer a análise
  • Destacar a relevância da visualização geográfica na compreensão das vendas por região

Preparando os dados

Antes de criar o mapa, é preciso preparar os dados adequadamente. Para este exemplo, estamos utilizando duas fontes de dados diferentes:

• Abordar a importância da preparação adequada dos dados antes de criar mapas de análise
  • Destacar a necessidade de combinar múltiplas fontes de dados para enriquecer a análise geográfica
  • Realçar a relevância da padronização dos dados para garantir a precisão na combinação de informações geográficas

Padronização dos Dados de Vendas

Para garantir a consistência e qualidade dos dados de vendas, é essencial padronizar as siglas dos estados de acordo com os dados geográficos. Dessa forma, evitamos problemas de inconsistência e facilitamos a análise dos dados.

• A padronização das siglas dos estados é fundamental para a consistência dos dados de vendas
  • Evita problemas de inconsistência e facilita a análise dos dados geográficos
  • Garante que as siglas estejam alinhadas conforme os dados geográficos

Combinando Fontes de Dados

Após a preparação dos dados, a etapa seguinte é combinar as duas fontes no Data Studio. A função nativa ‘Combine Data’ permite escolher as bases e definir as chaves de combinação, como a sigla do estado. É crucial realizar a combinação da base menor (dados geográficos) para a maior (dados de vendas) a fim de evitar problemas de desempenho e inconsistências.

• Utilização da função nativa ‘Combine Data’ para unir as bases de dados
  • Importância de realizar a combinação da base menor para a maior para evitar problemas de desempenho
  • Definição das chaves de combinação, como a sigla do estado, para garantir a integridade dos dados

Adicionando o Mapa no Data Studio

Com os dados combinados, é possível inserir o gráfico de mapa no relatório do Data Studio. A inclusão do campo ‘estado’ proveniente da combinação nos dados do relatório permite sua utilização no mapa. É importante configurar o visual do gráfico, escolhendo o tipo ‘Mapa preenchido’ para colorir os estados de acordo com a métrica escolhida, como a quantidade de vendas.

• Inserção do gráfico de mapa no relatório do Data Studio
  • Configuração do visual do gráfico para utilizar o tipo ‘Mapa preenchido’
  • Utilização da métrica escolhida para definir a escala de cores do mapa

Corrigindo Erros e Inconsistências

Caso o mapa apresente erros ou não exiba os dados corretamente, é importante realizar verificações e correções. Garantir que os dados combinados sejam atualizados no relatório é essencial para assegurar a precisão das informações apresentadas.

• Realização de verificações e correções em caso de erros no mapa
  • Atualização dos dados combinados no relatório para garantir a precisão das informações
  • Importância de assegurar que os dados exibidos estejam corretos e consistentes

Preparação de Dados para Mapas Interativos

Ao criar um mapa de vendas por região no Data Studio, é crucial garantir que a preparação dos dados seja feita de forma precisa e eficiente. Isso inclui verificar a combinação correta dos dados, atualizar campos, identificar e lidar com dados nulos ou inconsistentes, checar as formatações de dados e revisar as agregações e cálculos utilizados.

• Verificar a combinação correta dos dados, com base menor à esquerda e maior à direita
  • Atualizar campos após combinação de dados
  • Identificar e lidar com dados nulos ou inconsistentes
  • Checar as formatações de dados, como tipo geográfico, numérico etc.
  • Revisar as agregações e cálculos utilizados

Customizações e Aprimoramentos

Além da visualização básica por estado, é possível enriquecer as análises por meio de customizações específicas. Adicionar indicadores de faturamento ao mapa, incluir filtros por data, produtos e segmentos, comparar períodos, utilizar recursos de drill down para navegar em regiões específicas, integrar a outras visualizações como gráficos e tabelas e exportar dados do mapa são algumas das opções que podem elevar a qualidade e utilidade do mapa de vendas.

• Adicionar indicadores de faturamento ao mapa
  • Incluir filtros por data, produtos, segmentos etc.
  • Comparar períodos: mesmo mês do ano anterior versus atual
  • Utilizar recursos de drill down para navegar em regiões específicas
  • Integrar a outras visualizações como gráficos e tabelas
  • Exportar dados do mapa

Benefícios da Análise de Dados Geográficos

A análise de dados geográficos pode oferecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Com um mapa de vendas interativo e bem elaborado, é possível extrair informações essenciais sobre o desempenho das vendas em diferentes localidades, o que pode impulsionar os negócios e resultados. Dominar a técnica de combinação de dados e mapas no Data Studio torna-se, portanto, uma habilidade valiosa para qualquer analista de negócios.

• Extrair informações essenciais sobre o desempenho das vendas em diferentes localidades
  • Impulsionar os negócios e resultados por meio de insights valiosos
  • Dominar a técnica de combinação de dados e mapas no Data Studio como habilidade valiosa

Dominar a técnica de combinação de dados e mapas no Data Studio é uma habilidade valiosa para qualquer analista de negócios, permitindo tomar decisões estratégicas fundamentadas em dados.