Descubra como você pode interagir de forma estratégica com inteligências artificiais usando prompts bem estruturados.

Este guia traz tudo o que você precisa saber para otimizar suas interações com assistentes como o ChatGPT e outros chatbots avançados.

O que são prompts?

Os prompts são instruções que você dá à IA para direcionar suas respostas. Saber criar um prompt eficaz pode ser a chave para obter respostas mais assertivas e relevantes.

Resumidamente, um prompt precisa funcionar da seguinte maneira:

• Comandos simples, resultados precisos: prompts claros e diretos geram respostas melhores e mais focadas.

Por que usar o ChatGPT como referência?

O ChatGPT é considerado uma referência entre as inteligências artificiais devido à sua capacidade de compreender e processar linguagem natural.

Ao aprender a criar prompts eficazes para ele, você adquire uma habilidade transferível para outros sistemas de IA.

• Base para IA conversacional: a lógica do ChatGPT se aplica a muitos outros chatbots, tornando seu aprendizado valioso.
  • Transferência de habilidades: o que você domina aqui, pode ser usado em outras plataformas.

Como criar prompts eficazes?

Criar um prompt eficiente envolve uma combinação de clareza, detalhamento e precisão.

Vamos explorar como isso funciona na prática.

1. Explique como se fosse para uma criança: a IA não faz suposições. É necessário detalhar cada passo para que ela entenda exatamente o que você deseja.
  2. Evite generalizações: instruções genéricas podem levar a respostas confusas ou irrelevantes. Detalhe suas expectativas.

Criando um prompt para vendas online: exemplo prático.

Vamos aplicar a lógica de criação de prompts em uma situação real, como a venda de produtos online. Suponha que você está usando o ChatGPT para criar uma descrição persuasiva de um produto para seu site de e-commerce.

Objetivo: criar uma descrição detalhada para um novo produto – cortinas blackout. O prompt precisa ser claro, fornecendo todas as informações necessárias para que a IA gere uma resposta relevante e alinhada com seu público.

Prompt: “Crie uma descrição de produto para cortinas blackout que destaque os seguintes pontos: bloqueio total de luz, economia de energia, isolamento térmico e acústico. Use um tom amigável e informal, e inclua um call to action no final convidando os clientes a conferir as opções de cores e tamanhos disponíveis. O público-alvo são pessoas que buscam melhorar o conforto em casa e economizar energia.”

Printscreen da tela do Chatgpt com um prompt.

Resposta da IA: “Transforme seu ambiente com nossas cortinas blackout! Elas bloqueiam 100% da luz, garantindo noites de sono tranquilas e ambientes perfeitos para relaxar ou assistir à TV. Além disso, ajudam a economizar energia ao isolar termicamente o cômodo, mantendo o calor fora no verão e o frio longe no inverno. Quer mais? Elas ainda reduzem os ruídos externos, deixando seu espaço mais silencioso e aconchegante. Explore agora nossas diversas opções de cores e tamanhos e escolha a que melhor combina com a sua casa!”

Personalizando o tom e estilo dos prompts

Você pode ajustar o tom do conteúdo gerado pelo ChatGPT, incluindo humor, informalidade ou até o estilo de uma figura pública.

Isso torna a comunicação mais engajante e personalizada.

• Ajuste de humor e informalidade: perfeito para redes sociais e conteúdos leves.
  • Uso de referências: solicite à IA que escreva no estilo de uma figura pública para criar uma conexão mais próxima com o público.

Diferenças entre IAs: como ajustar prompts?

Cada sistema de IA pode responder de maneira diferente aos prompts. Entender essas diferenças ajuda a personalizar melhor suas interações, garantindo respostas mais eficazes.

• Modelos de linguagem vs. sistemas de recomendação: personalize seus prompts conforme as capacidades de cada IA.
  • Otimize a interação: ajuste suas expectativas e formas de instrução para tirar o máximo proveito de cada tipo de IA.

Quais as implicações éticas ao criar prompts?

Ao criar prompts, é importante considerar questões éticas. Instruções enviesadas podem levar a respostas que perpetuam estereótipos ou desinformação.

• Responsabilidade no uso da IA: certifique-se de que os prompts promovam interações justas e transparentes.
  • Evite manipulação de resultados: desenvolva prompts que priorizem a equidade nas respostas.

Dê feedback para aperfeiçoar prompts

Incorporar feedback real de usuários nas interações com a IA é uma maneira eficaz de aprimorar seus prompts e garantir que eles sejam mais claros e eficientes.

• Teste e ajuste constantemente: utilize o feedback para refinar e melhorar a interação com a IA.
  • Melhore a clareza: use feedback para identificar áreas que precisam de mais detalhes ou reformulação.

Ao detalhar suas instruções para a IA e ajustar o tom conforme necessário, você pode aumentar significativamente a eficácia das suas interações. Lembre-se: o segredo está nos detalhes e na clareza.