Aprenda a desenvolver sites profissionais sem programação usando o WordPress e Elementor. Descubra como construir páginas visualmente e de forma intuitiva.

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) open source lançado em 2003 que permite a criação de diferentes tipos de sites, desde blogs pessoais até lojas online e portais de notícias.

• Plataforma de criação de sites popular e versátil
  • Permite a criação de diversos tipos de sites, como blogs, lojas online e portais de notícias
  • Facilidade de uso e flexibilidade

O que é o Elementor

O Elementor é um plugin do WordPress focado em criação e design visual de páginas. Com ele, você pode construir diferentes layouts e estruturas para suas páginas arrastando e soltando elementos como textos, imagens, botões e muito mais, como se estivesse usando um editor de documentos como o Microsoft Word ou Google Docs.

• Plugin de criação e design visual de páginas
  • Permite a construção de layouts arrastando e soltando elementos
  • Facilidade de uso sem a necessidade de conhecimento em programação

Por que utilizar WordPress com Elementor

A combinação entre WordPress e Elementor forma uma dupla poderosa quando o assunto é criar sites e landing pages sem precisar programar. Enquanto o WordPress fornece uma plataforma sólida e escalável para gerenciar todo o site, o Elementor se encarrega da parte visual.

• Dupla poderosa para criação de sites e landing pages sem programação
  • WordPress como plataforma sólida e escalável
  • Elementor responsável pela parte visual

Facilidade de uso e design profissional

O Elementor é uma ferramenta de design visual que permite criar layouts complexos sem a necessidade de conhecimento prévio de programação. Essa facilidade de uso aliada a recursos avançados de design profissional faz com que qualquer pessoa possa criar um site de forma intuitiva.

• Recursos avançados de design visual
  • Facilidade de uso mesmo para iniciantes
  • Criação de layouts complexos de forma intuitiva

Customização e responsividade

O Elementor oferece customização completa, permitindo que todas as páginas e seções sejam adaptadas livremente para atender aos objetivos e necessidades do negócio. Além disso, os sites criados são responsivos, ou seja, adaptáveis a dispositivos móveis como celulares e tablets automaticamente.

• Customização completa das páginas e seções
  • Adaptação dos sites para dispositivos móveis de forma automática
  • Adequação dos layouts de acordo com os objetivos do negócio

SEO friendly e escalabilidade

O WordPress em conjunto com o Elementor facilita a otimização do site para mecanismos de busca como Google e Bing, tornando-o SEO friendly. Além disso, à medida que o site cresce, é possível adicionar mais recursos e capacidade de forma simples, garantindo sua escalabilidade.

• Otimização do site para mecanismos de busca
  • Facilidade de adicionar mais recursos à medida que o site cresce
  • Garantia de escalabilidade do site

Comunidade e suporte

O WordPress e Elementor contam com uma comunidade enorme, proporcionando uma infinidade de temas, plugins e suporte disponível para solucionar qualquer problema que possa surgir durante a criação e manutenção do site.

• Ampla variedade de temas e plugins disponíveis
  • Suporte da comunidade para solucionar problemas
  • Disponibilidade de suporte técnico

Confira um trecho da nossa aula:

Passo a passo para criar seu primeiro site

Para iniciar a criação do seu site com WordPress e Elementor, é necessário escolher uma hospedagem adequada, realizar a instalação do WordPress e, em seguida, configurar o Elementor para customizar o layout e design do site.

• Escolha de uma hospedagem adequada
  • Instalação e configuração do WordPress
  • Customização do layout e design com o Elementor

Instalando o Elementor no WordPress

O Elementor é um poderoso construtor de páginas para o WordPress, que permite criar designs visualmente atraentes sem a necessidade de programação. Para instalá-lo, basta seguir alguns passos simples:

• Acesse o painel administrativo do WordPress e vá para ‘Plugins > Adicionar Novo’.
  • Na caixa de busca, procure por ‘Elementor’ e clique em instalar.
  • Após a instalação, ative o plugin para habilitá-lo no seu site.

Explorando o Editor Visual do Elementor

Após ativar o Elementor, você terá acesso ao editor visual do plugin, onde poderá começar a criar a estrutura e o design das suas páginas de forma intuitiva. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o editor visual do Elementor:

• Utilize os templates e blocos pré-construídos para agilizar o processo de criação.
  • Explore os widgets disponíveis, como botões, listas e accordions, para adicionar recursos rapidamente.
  • Personalize as fontes e cores para definir a identidade visual do seu site.

Otimizando o Desempenho e Responsividade

Além de criar um design atraente, é importante otimizar o desempenho e a responsividade do seu site. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

• Utilize plugins como Smush para comprimir e otimizar as imagens do site.
  • Teste a versão mobile e faça ajustes finos para garantir uma boa experiência de usuário em dispositivos móveis.
  • Publique suas páginas e realize testes ao vivo para garantir que o conteúdo seja exibido corretamente.

Com o conhecimento adquirido, você poderá criar sites incríveis de forma intuitiva e visual. Utilize as ferramentas WordPress e Elementor para desenvolver suas páginas na internet.