A edição e atualização de dashboards no Power BI são habilidades essenciais para aprimorar a experiência do usuário e garantir insights relevantes. Este guia prático aborda técnicas fundamentais para realizar edições, modificações e complementos de forma eficiente, diretamente no dashboard. Aprenda como editar visualizações, modificar cores e títulos, adicionar percentuais e valores monetários, complementar o dashboard com novas visualizações e trabalhar de forma dinâmica durante o desenvolvimento.

Edição e Atualização de Dashboards no Power BI

Neste artigo, abordaremos as principais técnicas para editar e atualizar dashboards no Power BI de forma prática e eficiente. Após criar um dashboard, é comum ter que fazer edições, atualizações e modificações constantes para melhorar a experiência do usuário e trazer insights relevantes.

• Técnicas para editar e atualizar dashboards no Power BI
  • Necessidade de edições constantes para melhorar a experiência do usuário
  • Importância de trazer insights relevantes através das atualizações

Editando Visualizações no Dashboard

Ao criar um dashboard, é comum identificar melhorias que podem ser feitas para torná-lo mais harmonioso e de fácil entendimento. As cores das visualizações podem não estar tão harmônicas ou os títulos e rótulos podem não estar tão claros.

• Identificação de melhorias para tornar o dashboard mais harmonioso e de fácil entendimento
  • Necessidade de ajustes nas cores, títulos e rótulos das visualizações

Editando Cores e Títulos

Após a criação do dashboard, é comum perceber que as cores das diferentes visualizações não estão harmônicas ou condizentes. Por exemplo, ter visualizações com cores vermelho, amarelo, verde, roxo, azul escuro e azul claro sem uma conexão visual clara.

• Percepção comum de falta de harmonia nas cores das visualizações
  • Necessidade de uma conexão visual clara entre as cores das visualizações

Personalização de Cores

A personalização de cores em visualizações de dados é essencial para garantir uma experiência mais agradável ao usuário. Modificar as cores pode ser feito de forma rápida e prática, seguindo os passos abaixo:

• Selecionar a aba ‘Exibição’
  • Escolher a paleta de cores desejada

Edição de Títulos

Além da personalização de cores, a edição de títulos também é uma tarefa que pode ser realizada de maneira ágil. Seguindo os passos abaixo, é possível editar títulos e descrições rapidamente:

• Selecionar a aba ‘Dados’
  • Alterar o título e a descrição

Adição de Percentuais e Valores Monetários

Para enriquecer ainda mais as visualizações de dados, a adição de percentuais e valores monetários é uma prática recomendada. Veja como realizar essas adições de forma simples:

• Selecionar a aba ‘Exibição’
  • Marcar a opção ‘Mostrar valores como’
  • Escolher ‘Percentual do total’

Complementando o Dashboard

À medida que novas análises e insights surgem, é importante complementar o dashboard com visualizações adicionais. Esse processo pode ser iterativo e dinâmico, permitindo a inclusão de novas questões ao dashboard existente de forma prática e relevante.

• Criar novas questões e adicioná-las facilmente ao dashboard já existente
  • Garantir que o dashboard seja dinâmico e forneça informações relevantes

Adicionando novas visualizações ao dashboard

Ao adicionar novas visualizações ao seu dashboard no Power BI, é essencial seguir um processo organizado para garantir que o resultado final seja completo e eficaz. Para isso, siga os passos abaixo:

• Criar as novas questões necessárias
  • Editar o dashboard
  • Arrastar as novas visualizações para o layout desejado
  • Posicionar e formatar tudo
  • Salvar o dashboard

Trabalhando de Forma Dinâmica

A criação de dashboards no Power BI deve ser encarada como um processo contínuo e dinâmico, e não algo estático pronto numa única iteração. Trabalhar de forma dinâmica permite incorporar novas ideias de melhorias, ajustes e complementos à medida que os dados são analisados. Algumas dicas importantes para trabalhar de forma dinâmica incluem:

• Construir o dashboard junto com as questões e relatórios, sem precisar ter 100% do conteúdo pronto de cara
  • Incrementar aos poucos, garantindo que o resultado final esteja completo e intuitivo

Editar e Atualizar Dashboards

Editar e atualizar dashboards é uma habilidade essencial no desenvolvimento de soluções de BI com o Power BI. Dominar técnicas que permitem trabalhar de forma ágil e dinâmica é fundamental para complementar e melhorar o dashboard a qualquer momento. Para realizar essas tarefas de modo prático e eficiente diretamente no dashboard, algumas técnicas importantes incluem:

• Realizar edições e atualizações diretamente no dashboard, sem precisar re-trabalhar em questões e relatórios toda vez
  • Encarar o processo como algo contínuo e iterativo para garantir que o trabalho esteja sempre atualizado e entregando o máximo de valor ao usuário final

Aprenda mais sobre Dashboard em Power BI!

Para complementar seus estudos, recomendo o cursos de Power BI Iniciante da DNC, onde disponibilizamos 3 aulas 100% gratuitas pra você aproveitar e dar o primeiro passo na área.

Crie uma conta para obter acesso ao curso e dê o primeiro passo para alavancar sua carreira.

Dominar as técnicas de edição e atualização de dashboards no Power BI permite um trabalho mais ágil e dinâmico, garantindo que o resultado final esteja sempre atualizado e entregando o máximo de valor ao usuário final. Encare o processo como algo contínuo e iterativo, permitindo que seu trabalho evolua à medida que novas ideias e necessidades surgem na análise de dados.