O LinkedIn é uma rede social focada em conexões profissionais que pode ajudar muito na sua carreira, então vale a pena investir tempo para configurar um perfil atraente e bem estruturado.

Quer se tornar um desenvolvedor front-end referencia no mercado?

Acelere sua carreira em tecnologia e atinja suas metas profissionais de forma rápida e prática com a nossa profissão front-end.

Configurando a foto e descrição do perfil

A foto que você escolhe para o seu perfil é muito importante, pois é uma das primeiras coisas que as pessoas notam quando visitam o seu perfil. Escolha uma foto profissional, com boa iluminação, de preferência mostrando o seu rosto e com você sorrindo.

Na descrição, coloque o seu cargo atual e a empresa em que trabalha. Se você ainda não trabalha na área, pode colocar que é estudante na DNC ou em outra escola. Essa descrição vai direto para o buscador do LinkedIn, então escolha termos que recruiters usariam para encontrar profissionais como você.

Por exemplo:

Você também pode complementar com tecnologias específicas, como React, Node.js e outros termos que ajudem a definir o seu perfil técnico.

Preenchendo a seção Sobre

A seção Sobre é onde você pode contar mais sobre você, suas habilidades e experiências. Use esse espaço para vender o seu peixe!

Algumas dicas do que incluir:

• Fale que é apaixonado pela área de tecnologia e programação;
  • Diga que está sempre buscando aprender coisas novas e evoluir tecnicamente;
  • Mencione projetos legais que você já desenvolveu;
  • Destaque habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

Lembre-se de manter uma linguagem profissional e focada em vendê-lo como um bom candidato para oportunidades na área tech.

Adicionando experiências e projetos

Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional em programação, vale a pena listar outros empregos e trabalhos que você teve. Descreva bem suas responsabilidades e realizações em cada um, focando em habilidades que sejam relevantes também para a área de tecnologia.

Além disso, se você já desenvolveu projetos pessoais (como um site, app, jogo etc), adicione na seção de experiências como projetos pessoais. Inclua descrição, principais tecnologias usadas e link caso esteja hospedado online.

Links e recursos adicionais

O LinkedIn permite adicionar uma seção com links para outros perfis, projetos e conteúdos relevantes. Aproveite esse espaço para direcionar visitantes do seu perfil para:

• Seu site pessoal ou portfólio
  • Perfil no GitHub com seus códigos
  • Posts que você escreveu (no próprio LinkedIn ou Medium)
  • Palestras e eventos tech que você assistiu
  • Podcasts que participou

Quanto mais links e conteúdo de valor você adicionar, melhor para demonstrar seu conhecimento na área.

Dicas de engajamento

Além de configurar seu perfil da melhor forma, é importante se engajar regularmente na plataforma para ampliar seu networking e visibilidade. Algumas sugestões:

• Comente e compartilhe posts de líderes e empresas tech que você admira
  • Publique atualizações sobre cursos, eventos e conteúdos relevantes que está consumindo
  • Participe de grupos de discussão sobre programação e tecnologia em geral
  • Siga e interaja com colegas e profissionais de tecnologia, principalmente da sua cidade
  • Procure vagas na aba Jobs e se candidate às que tem perfil compatível
  • Use os recursos Sala de Aula e Learning para listar cursos e habilidades que está desenvolvendo

Quanto mais ativo você for, mais oportunidades surgirão através da plataforma.

O LinkedIn se tornou uma importante vitrine profissional, não só para networking, mas para recrutadores e selecionadores de talentos. Por isso, ter um perfil completo, estruturado e engajado faz toda a diferença para impulsionar sua carreira em tecnologia.

Quer se tornar um desenvolvedor front-end referencia no mercado?