A mesclagem de bases de dados no Google Data Studio é uma ferramenta poderosa para combinar informações de fontes distintas. Neste guia, você aprenderá passo a passo como configurar a mesclagem, a importância da chave única e como analisar os dados mesclados.

Mesclagem de bases de dados no Google Data Studio

Neste artigo, abordaremos o recurso de mesclagem (blend) no Google Data Studio, que permite combinar duas ou mais bases de dados utilizando uma chave única comum entre elas.

• Explicação sobre o recurso de mesclagem (blend) no Google Data Studio
  • Capacidade de combinar duas ou mais bases de dados utilizando uma chave única comum entre elas

A importância da mesclagem de dados

A mesclagem é muito útil para cruzar informações de fontes de dados diferentes sem precisar unificar tudo em uma única planilha.

• Benefícios da mesclagem de dados
  • Capacidade de cruzar informações de fontes de dados diferentes
  • Elimina a necessidade de unificar tudo em uma única planilha

O que aprenderemos

Neste material, aprenderemos como configurar uma mesclagem no Data Studio, a importância de ter uma chave única para fazer o cruzamento, como analisar os dados mesclados e os casos de uso da mesclagem.

• Configuração de mesclagem no Data Studio
  • Importância de ter uma chave única para fazer o cruzamento
  • Análise dos dados mesclados
  • Casos de uso da mesclagem

Configurando a mesclagem no Data Studio

Para configurar uma mesclagem no Data Studio, precisamos seguir os seguintes passos:

• Passo a passo para configurar uma mesclagem no Data Studio
  • Adição das fontes de dados desejadas
  • Gerenciamento da mesclagem
  • Seleção da chave única de mesclagem
  • Definição do tipo de join

Adicionando as fontes de dados

Vamos ver esses passos em detalhes utilizando o exemplo com dados dos estados brasileiros.

• Exemplo prático de mesclagem de dados dos estados brasileiros
  • Demonstração detalhada dos passos para adicionar as fontes de dados

Adicionando bases de dados no Data Studio

No processo de análise de dados, é essencial adicionar as bases de dados corretas no Data Studio para extrair insights relevantes. Ao adicionar duas bases de dados no Data Studio, é possível realizar comparações e identificar padrões ao longo do tempo.

• As bases de dados contêm informações dos estados entre 2018 e 2021, incluindo métricas como notas de saúde, segurança, empregabilidade e soma total.
  • A segunda base de dados é uma versão modificada, contendo apenas dados de 2018, com notas mínimas para cada item e a soma total.
  • A existência de valores diferentes para a mesma chave (estado) nas bases de dados é proposital, visando demonstrar a mesclagem de dados.

Configurando a mesclagem de dados

A mesclagem de dados no Data Studio é uma etapa crucial para unir informações de diferentes fontes e criar visualizações integradas. A configuração da mesclagem envolve a definição das tabelas a serem mescladas, a chave única para a mesclagem e o tipo de join a ser utilizado.

• Ao configurar a mesclagem, é necessário especificar as tabelas a serem mescladas, indicando a tabela original com todos os dados e a tabela modificada com notas mínimas.
  • A definição da chave única, neste caso o nome do estado, é essencial para garantir a correta mesclagem dos dados.
  • O tipo de join escolhido, o inner join, garante que apenas os estados presentes em ambas as tabelas sejam retornados na mesclagem.

Analisando os dados mesclados

Após a configuração da mesclagem, é fundamental analisar os dados mesclados para compreender as alterações e as novas informações geradas. A visualização dos dados mesclados pode revelar insights valiosos sobre as relações entre as diferentes fontes de dados.

• Ao aplicar uma visualização utilizando a fonte de dados de mesclagem, é possível observar valores diferentes em comparação com a base de dados original.
  • A mesclagem de dados pode resultar em informações provenientes da segunda planilha, mesmo mantendo os nomes dos estados da primeira, o que demonstra a capacidade de unir dados de fontes distintas.
  • A comparação dos números antes e depois da mesclagem permite identificar as mudanças e avaliar o impacto da mesclagem nos dados analisados.

A importância da mesclagem de dados

A mesclagem de dados é uma prática fundamental para unificar informações de múltiplas fontes, permitindo a análise conjunta e a geração de insights mais precisos e abrangentes.

• Unificar dados históricos e atuais para análises mais completas
  • Enriquecer dados de clientes combinando informações de cadastro com dados de compras, navegação ou suporte
  • Realizar análises regionalizadas ao fundir dados gerais de estados ou países com informações específicas de uma região ou cidade
  • Criar relatórios multinível ao mesclar dados organizacionais de uma empresa com informações de departamentos, equipes ou unidades de negócio

Casos de uso da mesclagem de dados

A mesclagem de dados é uma prática versátil que pode ser aplicada em diversas situações, proporcionando benefícios significativos para a análise de informações.

• Unificação de dados históricos e atuais
  • Enriquecimento de dados de clientes
  • Análise regionalizada de informações
  • Criação de relatórios multinível

A mesclagem no Google Data Studio permite unir e enriquecer dados de diferentes fontes de maneira simples e eficaz, evitando o trabalho manual de unificação. Com este recurso, é possível aproveitar o melhor das diversas fontes em suas análises, gerando insights mais assertivos.