Montar um portfólio é essencial se deseja mostrar na prática suas habilidades, principalmente no mundo de design. Logo, os profissionais precisam aprender a como fazer um para comprovar sua experiência.

A criação desse compilado de trabalhos é responsável por causar uma ótima impressão nas empresas ou recrutadores. Por isso, diferente do currículo que você descreve seus aprendizados, um pouco do seu perfil e conquistas que obteve ao logo da sua jornada profissional, o portfólio mostra do que você é capaz.

O que é um portfólio?

De maneira clara, o portfólio é uma forma de ilustrar o que aquele profissional sabe fazer, reunindo diversos materiais e trabalhos produzidos por ele. E pode ser tanto impresso, como digital.

Existem diversos tipos e modelos, e isso pode variar de acordo com a sua atuação. Alguns exemplos são:

Redatores que selecionam alguns textos que escreveram para demonstrar sua aptidão
Designers que organizam vários trabalhos, tanto no meio digital (artes para mídias sociais, banners, landing page, etc.), como no offline (embalagens, cartão de visita, cartazes, etc.)
Fotógrafos que reúnem diversas fotos de ensaios que realizaram ou eventos que foram responsáveis pelas capturas de momentos importantes
Vídeosmakers que escolheram seus projetos em vídeos que demonstram bem suas habilidades de edição, como de filmagem

portfólio

Dicas para estruturar um

Para montar um currículo, você precisa analisar bem as informações para estruturá-lo, certo? Na criação do portfólio, não é diferente. Não é apenas fazendo esse compilado de trabalhos que garante que ele seja atrativo, pois muita das vezes, menos é mais.

Separamos algumas dicas para você seguir quando for montar o seu:

Tenha um objetivo: pretende criar para conseguir um emprego? Mais trabalhos como freelancer? Divulgar seu progresso? Defina qual será e monte com base nisso.

Selecione os principais trabalhos: escolha projetos diversificados que mais sente orgulho e que demonstrem suas habilidades.

Fale sobre você: se apresente e conte um pouco de sua trajetória. Afinal, por trás de um portfólio de sucesso, existe alguém muito competente por trás e com experiências para contar.

Escolha a ferramenta ideal: caso seja on-line, pesquise as opções gratuitas que mais atendem suas necessidades e seja de fácil navegação. Ex: Behance, Wix, WordPress, etc.

Atualize sempre que possível: coloque seus novos trabalhos para mostrar seu aperfeiçoamento e mantenha essa frequência. Isso comprova que está sempre buscando se desenvolver.

Divulgue nas redes sociais: quem não é visto, não é lembrado, certo? No mundo digital, a divulgação precisa começar por você. Valorize seu trabalho e compartilhe com a sua rede.

Com todas essas informações, agora é com você! Além de se preparar para outras etapas para garantir aquela oportunidade dos sonhos, como processo seletivo, pitch, currículo, entre outros. Bora montar um portfólio de sucesso e mostrar do que você é capaz?!

portfólio