Escrever textos persuasivos e envolventes nem sempre é fácil. Felizmente, as estruturas de cópia podem ajudar nesse processo, guiando o leitor por um caminho planejado para gerar engajamento e conversão.

O que são estruturas de cópia?

Estruturas de cópia, também conhecidas como funis de vendas ou funis de conversão, são modelos pré-definidos para organizar o texto de forma planejada e estratégica. O objetivo delas é conduzir o leitor por uma jornada que promova engajamento e eventualmente gere uma conversão. Em outras palavras, as estruturas de cópia servem como “receitas” para nos ajudar a escrever textos mais persuasivos, que prendem a atenção do público-alvo e os motivam a tomar uma atitude depois da leitura. Essas estruturas funcionam como um roteiro que guia a comunicação por etapas estratégicas. Cada etapa tem uma função específica dentro desse fluxo.

• Estruturas de cópia são modelos pré-definidos para organizar o texto de forma estratégica
  • Conduzem o leitor por uma jornada que promova engajamento e eventualmente gere uma conversão
  • Servem como “receitas” para escrever textos persuasivos e motivar o público-alvo a tomar uma atitude
  • Funcionam como um roteiro que guia a comunicação por etapas estratégicas

Estrutura AIDA

AIDA é uma sigla que representa as quatro etapas dessa estrutura: Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Esse modelo nos guia pelo processo de inicialmente prender a atenção do leitor, gerar interesse nele sobre o assunto, instigar o desejo por aquilo que estamos oferecendo e, finalmente, levá-lo à ação desejada.

• AIDA representa as etapas: Atenção, Interesse, Desejo, Ação
  • Guia o processo de prender a atenção, gerar interesse, instigar o desejo e levar à ação
  • Modelo estratégico para conduzir o leitor por etapas específicas

Atenção

O objetivo aqui é prender a atenção do leitor logo de cara, já no primeiro parágrafo. Para isso, podemos usar diferentes abordagens, como fazer uma pergunta instigante, apresentar uma estatística de impacto, destacar um problema ou dor do público-alvo, ou usar uma frase marcante e persuasiva.

• Prender a atenção do leitor no primeiro parágrafo
  • Usar abordagens como perguntas instigantes, estatísticas de impacto, problemas do público-alvo, frases marcantes

Interesse

Com a atenção conquistada, agora precisamos gerar interesse genuíno no leitor sobre o assunto ou produto em questão. Podemos fazer isso de diferentes formas, como apresentando os benefícios da solução para o problema destacado inicialmente, mostrando cases e depoimentos de sucesso de outros clientes, ou falando da nossa autoridade, conhecimento ou experiência com aquele nicho.

• Gerar interesse genuíno no leitor sobre o assunto ou produto
  • Apresentar benefícios da solução para o problema inicial
  • Mostrar cases e depoimentos de sucesso de outros clientes
  • Destacar autoridade, conhecimento ou experiência no nicho

AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

A estrutura AIDA é uma ferramenta poderosa para guiar o leitor por um processo de persuasão, desde chamar a atenção até levar à ação desejada.

• Explique como o produto ou serviço pode resolver o problema do leitor
  • Demonstre relevância para despertar interesse
  • Instigue o desejo destacando exclusividade e escassez
  • Utilize call-to-actions (CTAs) claros para direcionar o leitor à ação desejada

Exemplo prático de texto no modelo AIDA

Um exemplo prático demonstra como a estrutura AIDA pode ser aplicada na prática, levando o leitor pelas quatro etapas de forma persuasiva.

• Prender a atenção inicial com um dado ou dor relevante
  • Gerar interesse ao mostrar diferenciais do produto ou serviço
  • Instigar o desejo com informações exclusivas e metodologias diferenciadas
  • Incluir um CTA claro para a ação desejada

Estrutura PAS: Problema, Agitação e Solução

O modelo PAS foca em destacar o problema do público-alvo, agitar essa dor e apresentar a solução, criando uma conexão emocional com o leitor.

• Apresentar claramente o problema enfrentado pelo público-alvo
  • Destacar os pontos negativos desse problema para criar impacto emocional
  • Apresentar a solução de forma convincente e relevante

Apresentação do Problema e Solução

Após destacar o problema e intensificar o incômodo que ele gera, chegou o momento de apresentar a solução. A conexão direta entre o problema destacado inicialmente e a solução é essencial para resolver a dor do leitor de forma rápida e convincente.

• Apresentar o problema de forma clara e impactante
  • Destacar os pontos negativos e agravantes do problema
  • Apresentar a solução de forma rápida e eficiente, conectada diretamente ao problema

Exemplo Prático de Texto no Modelo PAS

O modelo PAS é exemplificado com um texto que aborda o problema de um animal de estimação fazendo necessidades em locais inadequados e a solução oferecida pelo Método PetTreino, que promete treinar o animal em 7 dias para fazer as necessidades no lugar certo.

• Destacar o problema de forma clara e impactante
  • Apresentar os pontos negativos e agravantes do problema
  • Oferecer uma solução específica e eficaz, conectada diretamente ao problema

Aplicando as Estruturas de Cópia

As estruturas de cópia AIDA e PAS são valiosas para a redação persuasiva de textos. Elas funcionam bem em textos menores, como legendas de Instagram e anúncios curtos.

• Estudar exemplos reais de textos persuasivos
  • Escrever com suas próprias palavras e voz, adaptando os modelos
  • Adaptar as estruturas para o público-alvo específico
  • Testar variações e otimizar com base nos resultados
  • Aplicar as estruturas de cópia no negócio para avaliar o impacto

As estruturas de cópia são ferramentas poderosas para escrever textos mais persuasivos, engajadores e focados em conversão. Ao aplicar modelos como AIDA e PAS, você pode elevar o nível dos seus textos e obter resultados significativos.