Este artigo aborda a consolidação de dados de diferentes fontes em um único dataframe no Spark SQL, visando a utilização desses dados como input para modelos de machine learning. Através do conceito de esquema em estrela, que otimiza o desempenho das consultas em data warehouses, é possível unir tabelas de fatos e dimensões de forma eficiente. Além disso, será demonstrado na prática como consolidar dados com Spark SQL, analisando o plano de execução gerado e explorando o pré-processamento dos dados para machine learning.

Consolidando dados com Spark SQL para modelos de Machine Learning

Este artigo aborda como consolidar dados de diferentes fontes em um único dataframe no Spark SQL, que pode servir de input para modelos de machine learning.

• Consolidação de dados de diferentes fontes em um único dataframe no Spark SQL
  • Utilização do dataframe como input para modelos de machine learning

Esquema em estrela para modelagem de data warehouse

O esquema em estrela é uma forma de modelar os dados em um data warehouse para otimizar o desempenho das consultas.

• Modelagem de dados em um data warehouse
  • Otimização do desempenho das consultas

Otimização de Consultas com Esquema em Estrela

A otimização de consultas com esquema em estrela é uma prática comum em ambientes de banco de dados, onde é possível melhorar o desempenho das consultas ao utilizar um modelo de esquema em estrela. Este modelo consiste em uma tabela de fatos central, cercada por tabelas de dimensão que contêm informações detalhadas. Ao utilizar esse modelo, é possível minimizar a movimentação de dados, trazendo apenas as dimensões necessárias para cada consulta.

• O esquema em estrela é uma estrutura de banco de dados que consiste em uma tabela de fatos central e tabelas de dimensão ao redor.
  • Minimiza a movimentação de dados ao trazer apenas as dimensões necessárias para cada consulta.
  • É uma prática comum em ambientes de banco de dados para melhorar o desempenho das consultas.

Consolidando Dados com Spark SQL

A consolidação de dados com Spark SQL utilizando o esquema em estrela envolve a junção de dataframes representando tabelas de fatos e dimensões. Nesse processo, é possível obter um novo dataframe com as colunas desejadas, que pode servir como input para modelos de machine learning. A utilização do Spark SQL para essa consolidação permite a análise do plano de execução gerado, trazendo insights sobre otimizações realizadas automaticamente pelo Spark.

• Consolidação de dados envolve a junção de dataframes representando tabelas de fatos e dimensões.
  • O novo dataframe obtido pode servir como input para modelos de machine learning.
  • O Spark SQL permite a análise do plano de execução gerado, trazendo insights sobre otimizações realizadas automaticamente.

Otimização de Processamento de Dados com Spark SQL

Ao utilizar o Spark SQL para realizar seleções das colunas (select), o sistema aplica uma otimização conhecida como ‘column pruning’, que permite carregar apenas as colunas necessárias, reduzindo custos de processamento e movimentação de dados. Essa prática contribui para a eficiência do processamento de grandes volumes de informações.

• A otimização ‘column pruning’ do Spark SQL minimiza custos ao carregar apenas as colunas necessárias.
  • Redução dos custos de processamento e movimentação de dados ao utilizar o Spark SQL para seleções de colunas.

Eficiência em Joins de Dataframes

No contexto de joins entre dataframes, o Spark executa essas operações de forma eficiente, realizando apenas duas etapas de shuffle. O primeiro shuffle ocorre entre os dataframes Transaction e Client, seguido pelo shuffle entre o dataframe resultante e Product. Essa abordagem minimiza o custo de processamento e movimentação de dados, contribuindo para a eficiência do sistema.

• O Spark realiza joins entre dataframes de forma eficiente, em apenas duas etapas de shuffle.
  • A abordagem de dois shuffles minimiza custos de processamento e movimentação de dados em operações de joins.

Pré-processamento dos Dados para Machine Learning

Após a consolidação dos dados, é possível aplicar transformações adicionais antes de utilizá-los em modelos de machine learning. Por exemplo, para a coluna ‘ProductDescription’, técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) podem ser empregadas para extrair atributos relevantes, como remoção de palavras irrelevantes, identificação de termos importantes e aplicação de algoritmos de topic modeling.

• Transformações adicionais podem ser aplicadas nos dados consolidados antes de serem utilizados em modelos de machine learning.
  • Técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) podem extrair atributos relevantes, como remoção de palavras irrelevantes e identificação de termos importantes.

Torne-se um cientista de dados aprendendo tudo na prática!

Conheça a nossa Formação em Dados e elabore modelos estatísticos, criar algoritmos, solucionar problemas e ampliar estratégia de negócios, desenvolvendo habilidades como:

• Python Fundamentals
  • Machine Learning
  • SQL for Data Science
  • Visualização de dados
  • Metodologias Ágeis
  • Big Data
  • Estatística
  • Manipulação e limpeza de dados

Ao consolidar dados de múltiplas tabelas em um dataframe no Spark SQL, seguindo o esquema em estrela, é possível unir os dados necessários para alimentar modelos de machine learning de forma simples e eficiente. O aproveitamento das otimizações internas do Spark, juntamente com outras transformações nos dados consolidados, permite a geração de insights e modelos de machine learning de forma mais rápida. Com isso, o tempo entre a coleta dos dados e a obtenção de insights é significativamente reduzido, contribuindo para a agilidade e eficiência do pipeline de dados.