Descubra como o Deliverable pode impulsionar o sucesso em projetos de Data Science e AI, garantindo visibilidade, feedback e alinhamento com as melhores práticas do CRISP-DM.

O que é o Deliverable

O Deliverable é um relatório detalhado que deve ser entregue pelos alunos ao final de cada slot do programa da DNC (Data Nova Career). Ele serve para documentar tudo que foi realizado durante aquele período, incluindo:

• Objetivos alcançados durante o período
  • Tarefas executadas
  • Resultados obtidos
  • Problemas enfrentados e superados
  • Soluções aplicadas para os desafios encontrados
  • Próximos passos planejados

Regras e Formatos

O Deliverable deve seguir uma estrutura e formato padronizados, semelhantes aos de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Além disso, algumas regras precisam ser seguidas:

• Utilização de texto corrido, em formato de história
  • Manutenção de linguagem coesa e coerente
  • Detalhamento adequado, com informações relevantes
  • Possibilidade de incluir gráficos e outras mídias para enriquecer o conteúdo
  • Seguir as boas práticas de SEO e Markdown para otimização nos mecanismos de busca

Importância do Deliverable

Portanto, o Deliverable é uma parte extremamente importante do programa, sendo obrigatório e avaliado semanalmente.

• Acompanhamento do progresso dos projetos pela DNC
  • Identificação de possíveis gargalos
  • Fornecimento de feedback aos alunos para melhoria contínua
  • Apresentação consolidada do projeto à empresa parceira ao final do programa

Importância do Deliverable

O Deliverable é de grande importância por alguns motivos:

• Permite acompanhar o andamento dos projetos e identificar problemas
  • Proporciona feedback para melhorias
  • Garante o alinhamento com as melhores práticas do CRISP-DM
  • Contribui para a composição de um portfólio de projetos realizados
  • Demonstra todo o trabalho realizado durante o projeto para a empresa parceira

Visibilidade e Acompanhamento

O Deliverable permite que a DNC acompanhe o andamento dos projetos, os problemas enfrentados pelos grupos e onde é preciso dar suporte.

• Acompanhamento do progresso dos projetos
  • Identificação de problemas e necessidades de suporte
  • Monitoramento das etapas dos projetos

Feedback e Melhorias

Após a entrega, cada Deliverable passa por uma avaliação, que resulta em feedback sobre pontos de melhoria.

• Avaliação pós-entrega
  • Identificação de áreas para melhoria
  • Oportunidade de aprimoramento contínuo

Alinhamento com as Melhores Práticas

O Deliverable garante que os projetos sigam as etapas e melhores práticas do CRISP-DM.

• Garantia de alinhamento com metodologias reconhecidas
  • Adoção das melhores práticas de gerenciamento de projetos
  • Assegura a qualidade e consistência nos processos

Portfólio de Projetos

Ao final, os Deliverables compõem um robusto portfólio de projetos realizados para mostrar na entrevista de emprego.

• Criação de um portfólio de projetos concluídos
  • Demonstração das habilidades e experiências em projetos reais
  • Apoio à apresentação em processos seletivos e entrevistas de emprego

Envio para a Empresa Parceira

A versão final do Deliverable é enviada para a empresa parceira, demonstrando todo o trabalho realizado durante o projeto.

• Demonstração do resultado do trabalho para a empresa parceira
  • Transparência e prestação de contas
  • Fortalecimento da parceria e confiança mútua

Exemplo de Preenchimento

Para exemplificar como deve ser o preenchimento do Deliverable, foi apresentado o seguinte modelo:

• Modelo estruturado para orientar o preenchimento do Deliverable
  • Padronização na apresentação dos resultados
  • Facilita a compreensão e organização das informações

Divisão do Programa

O programa da DNC é dividido em slots, que representam as semanas de trabalho. A aplicação prática do Deliverable acontece da seguinte maneira:

• Os slots 3 e 4 são destinados a mini-projetos individuais para compor o portfólio dos alunos.
  • A partir do slot 5, os alunos iniciam o projeto real junto com uma empresa parceira.
  • Os alunos realizam projetos menores nos slots 3 e 4 antes do projeto principal com a empresa.

Importância do Deliverable

O Deliverable representa uma oportunidade ímpar para os alunos praticarem e demonstrarem todo o seu conhecimento e habilidades adquiridas durante o programa.

• O documento estruturado e robusto do Deliverable será o principal material a ser apresentado nas entrevistas de emprego.
  • A elaboração cuidadosa e consistente do Deliverable é fundamental para potencializar as chances de contratação.
  • O Deliverable garante maior visibilidade, controle e qualidade para os projetos, tanto internamente para a DNC quanto externamente para as empresas contratantes.

Benefícios do Programa

O programa cumpre seu propósito com excelência na formação de novos profissionais de Data Science e AI.

• Os alunos têm a oportunidade de desenvolver Deliverables de altíssimo nível, potencializando suas chances de contratação.
  • O programa oferece projetos reais junto a empresas parceiras, proporcionando experiência prática aos alunos.

O Deliverable é essencial para demonstrar conhecimento e habilidades, potencializando as chances de contratação e garantindo qualidade para projetos de Data Science e AI.