Descubra o que são dashboards, sua importância e aprenda a criar o seu próprio.

O Que São Dashboards e Para Que Servem

Dashboards, ou painéis de controle, são visualizações de dados que permitem acompanhar o desempenho de indicadores-chave de um negócio ou estratégia. Eles consolidam dados de diversas fontes (planilhas, bancos de dados, plataformas online etc.) e os apresentam de forma organizada e visual, facilitando a interpretação das informações.

• Visualizações de dados que permitem acompanhar o desempenho de indicadores-chave de um negócio ou estratégia
  • Consolidam dados de diversas fontes e os apresentam de forma organizada e visual
  • Facilitam a interpretação das informações

Principais Benefícios do Uso de Dashboards

Utilizar dashboards para visualizar dados traz diversos benefícios, incluindo:

• Visão consolidada
  • Rapidez
  • Objetividade
  • Colaboração
  • Acompanhamento contínuo
  • Identificação de problemas

A Importância dos Dashboards para Tomada de Decisão

Os dashboards são ferramentas essenciais para fornecer uma visão rápida e objetiva do desempenho de um negócio, auxiliando gestores e equipes a tomarem decisões informadas com base em dados.

• Os dashboards apoiam gestores e equipes a tomarem melhores decisões com base em dados
  • Acompanhamento contínuo do desempenho do negócio
  • Ganhos de produtividade e assertividade na gestão do negócio

Seleção de Dados e Indicadores para o Dashboard

Antes de criar um dashboard, é essencial definir quais são os dados e indicadores realmente importantes para incluir nele. Os KPIs selecionados devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

• Alinhar os KPIs com os objetivos estratégicos da organização
  • Incluir indicadores das áreas chave como marketing, vendas, atendimento ao cliente, financeiro, recursos humanos e operações
  • Evitar quantidade excessiva de métricas no dashboard
  • Facilitar o entendimento rápido dos dados apresentados
  • Manter o dashboard atualizado com dados recentes

Ferramentas para Criação de Dashboards

Existem diversas ferramentas no mercado que permitem criar dashboards de maneira simples e intuitiva. Algumas das mais utilizadas são o Google Data Studio, Power BI, Tableau, Metabase e Klipfolio.

• Google Data Studio: ferramenta gratuita do Google para criar dashboards personalizados
  • Power BI: solução da Microsoft robusta para análise de dados e criação de dashboards
  • Tableau: ferramenta popular para análise de dados e criação de dashboards
  • Metabase: ferramenta open source para criar dashboards conectando a bases de dados
  • Klipfolio: permite criar dashboards conectando a diversas fontes de dados

O Google Data Studio como ferramenta para criação de dashboards

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita e integrada ao ecossistema Google, que permite criar dashboards personalizados de forma intuitiva e visual.

• O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita e integrada ao ecossistema Google
  • Permite criar dashboards personalizados de forma intuitiva e visual

Passo a Passo Para Criar um Dashboard no Google Data Studio

O Google Data Studio oferece um passo a passo detalhado para criar dashboards personalizados, conectando diversas fontes de dados e utilizando elementos visuais de forma intuitiva.

• Oferece um passo a passo detalhado para criar dashboards personalizados
  • Permite conectar diversas fontes de dados
  • Utiliza elementos visuais de forma intuitiva

Acesse o Google Data Studio

Para utilizar o Google Data Studio, é necessário acessar a ferramenta através do link e ter uma Conta Google.

• Acessar a ferramenta através do link fornecido
  • É necessário ter uma Conta Google para acessar

Crie um relatório do zero ou utilize um modelo

Ao acessar o Google Data Studio, é possível escolher entre criar um relatório em branco ou utilizar um modelo pré-configurado, com opções para diferentes fontes de dados.

• Escolher entre criar um relatório em branco ou utilizar um modelo pré-configurado
  • Opções para diferentes fontes de dados

Conecte sua fonte de dados

O Google Data Studio permite conectar a uma grande variedade de fontes de dados, como bancos de dados, planilhas do Google Sheets, soluções do Google Marketing Platform, entre outras.

• Permite conectar a uma grande variedade de fontes de dados
  • Inclui bancos de dados, planilhas do Google Sheets, soluções do Google Marketing Platform, entre outras

Construa seu dashboard arrastando elementos

No Google Data Studio, a construção do dashboard é feita de forma visual e intuitiva, com a possibilidade de arrastar e soltar elementos como gráficos, tabelas, indicadores e filtros.

• Construção do dashboard de forma visual e intuitiva
  • Possibilidade de arrastar e soltar elementos como gráficos, tabelas, indicadores e filtros

Publique e compartilhe seu dashboard

Após finalizar o desenvolvimento do dashboard, é possível publicá-lo para compartilhar com outras pessoas ou incorporá-lo em sites e aplicações.

• Possibilidade de publicar o dashboard para compartilhar com outras pessoas
  • Opção de incorporar o dashboard em sites e aplicações

Agora você pode criar seu próprio dashboard no Google Data Studio e acompanhar o desempenho do seu negócio de forma prática e visual.