Descubra como as squads funcionam em metodologias ágeis e seus papéis fundamentais.
O que é uma Squad?
Uma Squad é um grupo multidisciplinar de pessoas que trabalham juntas para entregar um produto ou serviço. Cada membro da squad possui habilidades complementares e foca em uma parte específica do trabalho para que, no final, o grupo consiga entregar um produto completo e funcional.
- Squad é um grupo multidisciplinar que visa entregar um produto ou serviço
- Cada membro possui habilidades complementares
- Foco em partes específicas do trabalho para entregar um produto completo e funcional
Os 4 papéis fundamentais dentro de uma Squad
Dentro de uma squad bem estruturada, existem 4 funções ou papéis que costumam estar sempre presentes: Gestor de Produto, Desenvolvedor de Software, Designer de Produto e Engenheiro de Qualidade.
- Gestor de Produto é responsável por definir a visão e a estratégia do produto ou serviço
- Desenvolvedor de Software é responsável por transformar requisitos em um produto real
- Designer de Produto projeta a experiência e a interface com o usuário
- Engenheiro de Qualidade garante a qualidade do produto ou serviço entregue
Gestor de Produto
O Gestor de Produto (Product Manager) é responsável por definir a visão e a estratégia do produto ou serviço que aquela squad irá entregar. Ele precisa entender as necessidades dos clientes e os objetivos de negócio para traduzir isso em requisitos e funcionalidades que agreguem valor.
- Define a visão e a estratégia do produto ou serviço
- Entende as necessidades dos clientes e os objetivos de negócio
- Traduz as necessidades em requisitos e funcionalidades que agreguem valor
Desenvolvedor de Software
O Desenvolvedor de Software (Software Developer) é responsável por ‘codar’ e construir o produto ou serviço de fato. Eles recebem os requisitos definidos pelo Gestor de Produto e utilizam suas habilidades técnicas em programação e desenvolvimento para transformar aquilo em um produto real, com código e funcionalidades.
- Responsável por ‘codar’ e construir o produto ou serviço
- Utiliza habilidades técnicas em programação e desenvolvimento
- Transforma requisitos em um produto real, com código e funcionalidades
Designer de Produto
O Designer de Produto (Product Designer) é o responsável por projetar a experiência e a interface com o usuário (UI/UX) do produto ou serviço. Eles realizam pesquisas com usuários, criam fluxos de interação, wireframes, protótipos e o design visual e de interação do produto.
- Projetar a experiência e a interface com o usuário
- Realizar pesquisas com usuários
- Criar fluxos de interação, wireframes, protótipos e design visual e de interação
Cientista de Dados
À medida que uma empresa e produto escalam e acumulam mais dados, normalmente adiciona-se um Cientista de Dados (Data Scientist) para ajudar a extrair insights e inteligência desses dados. O Cientista de Dados é responsável por construir pipelines de dados, modelar bases de dados, aplicar algoritmos de machine learning e analisar métricas de negócio. Seus insights ajudam a squad a tomar melhores decisões de produto e também possibilitam funcionalidades mais inteligentes e personalizadas.
- A importância do Cientista de Dados na extração de insights e inteligência dos dados acumulados em empresas em crescimento.
- Responsabilidades do Cientista de Dados, incluindo a construção de pipelines de dados, modelagem de bases de dados, aplicação de algoritmos de machine learning e análise de métricas de negócio.
- Impacto dos insights do Cientista de Dados nas decisões de produto e na criação de funcionalidades mais inteligentes e personalizadas.
Squads como células autônomas
Uma squad bem estruturada deve ter autonomia para determinar como atacar os problemas e entregar soluções, sem microgerenciamento. Elas são como pequenas ‘startups’ dentro da empresa. Isso é chamado no Spotify de SQED – Squad Focused Engineering Development. Cada SQED é uma célula autônoma que resolve um problema específico de negócio. Porém, essa autonomia só funciona se também houver um forte alinhamento (tightly aligned) entre a squad e os objetivos gerais da empresa.
- A importância da autonomia das squads para resolver problemas e entregar soluções de forma eficaz, sem microgerenciamento.
- Comparação das squads com pequenas ‘startups’ dentro da empresa, destacando a abordagem de SQED – Squad Focused Engineering Development.
- A necessidade de alinhamento entre a autonomia das squads e os objetivos gerais da empresa para garantir a eficácia do modelo de células autônomas.
Alinhando squads com OKRs
Uma forma que se tornou popular para manter squads alinhadas com necessidades de negócio é por meio do sistema de OKRs – Objectives and Key Results. OKRs definem objetivos e resultados-chave que se deseja atingir em determinado período. Eles cascateiam da empresa como um todo até squads e indivíduos.
- O uso do sistema de OKRs para manter as squads alinhadas com as necessidades de negócio.
- Definição e aplicação dos OKRs, incluindo objetivos e resultados-chave, para atingir metas em determinado período.
- A cascata dos OKRs da empresa para as squads e indivíduos como forma de alinhamento com as metas organizacionais.
Squads e Scrum
A maioria das squads utiliza a metodologia ágil Scrum.
- A prevalência da metodologia ágil Scrum entre as squads.
- Benefícios e características da metodologia Scrum na gestão e execução de projetos pelas squads.
- A aplicação do Scrum como uma prática comum para promover a agilidade e eficiência das squads.
Metodologia de Squads e sua Aplicação
A metodologia de squads é uma abordagem ágil para organização de equipes de trabalho, que visa aumentar a eficiência, a flexibilidade e a capacidade de adaptação das equipes, permitindo a entrega de valor de forma constante e rápida. Essa metodologia envolve sprints de 2 a 4 semanas, reuniões diárias rápidas, review e retrospectiva no final de cada sprint, o que possibilita a iteração rápida e a adaptação a mudanças. As funções do Scrum como Product Owner, Scrum Master e Development Team se mapeiam perfeitamente dentro de uma squad, permitindo que a equipe trabalhe de forma ágil e iterativa, rápida e autogerenciável, ao mesmo tempo entregando valor constante e mantendo alinhamento com o negócio por meio de OKRs.
- Sprints de 2 a 4 semanas para iteração rápida e adaptação a mudanças
- Reuniões diárias rápidas para alinhamento e acompanhamento do progresso
- Review e retrospectiva no final de cada sprint para análise e melhoria contínua
- Funções do Scrum (Product Owner, Scrum Master, Development Team) mapeadas dentro da squad
- Trabalho ágil e iterativo, autogerenciável e alinhado com o negócio por meio de OKRs
Exemplo de Aplicação na Loft
A Loft, unicórnio brasileiro de compra e venda de imóveis, utiliza fortemente a metodologia de squads para seu desenvolvimento de produtos digitais. Cada squad da Loft possui um Gestor de Produto, Desenvolvedores, Designers e responsáveis por Dados trabalhando em conjunto para resolver dores específicas de clientes dentro da jornada digital de compra e venda de imóveis. Por exemplo, uma squad pode ser responsável especificamente por aumentar o número de clientes que favoritam imóveis no site da Loft. Outra pode focar em melhorar a precisão do preço estimado na hora da venda, e assim por diante. Ao mesmo tempo, OKRs em nível de empresa e squads garantem que os problemas sendo resolvidos estão conectados com metas de negócio, como expandir para novas cidades ou aumentar o número de transações dentro da plataforma.
- Utilização da metodologia de squads para desenvolvimento de produtos digitais
- Squads compostas por Gestor de Produto, Desenvolvedores, Designers e responsáveis por Dados
- Foco em resolver dores específicas de clientes na jornada digital de compra e venda de imóveis
- Utilização de OKRs para alinhamento com metas de negócio em nível de empresa
Conclusão
As squads são grupos multifuncionais, autônomos porém alinhados, que entregam valor frequentemente seguindo metodologias ágeis como Scrum.