Descubra como escolher entre leilão e alcance e frequência para anúncios no Facebook.

Modelos de Compra de Anúncios no Facebook

O Facebook oferece diferentes modelos de compra de anúncios para que anunciantes possam promover seus produtos e serviços na plataforma. Neste artigo, vamos explorar em detalhes esses dois principais modelos disponíveis: o leilão e o alcance e frequência.

• Os modelos de compra de anúncios no Facebook são essenciais para promover produtos e serviços na plataforma
  • O artigo abordará em detalhes os modelos de leilão e alcance e frequência
  • Os modelos de compra de anúncios no Facebook são fundamentais para anunciantes que desejam alcançar seu público-alvo de forma eficaz

Modelo de Leilão

O modelo de leilão é o tipo de compra de anúncios mais utilizado por anunciantes no Facebook, representando mais de 95% de todas as campanhas.

• O modelo de leilão é amplamente utilizado pelos anunciantes no Facebook
  • Mais de 95% das campanhas de anúncios no Facebook são realizadas por meio do modelo de leilão

Como Funciona

No modelo de leilão, os anunciantes competem uns com os outros para mostrar seus anúncios a um determinado público-alvo. Quanto mais um anunciante está disposto a pagar pelo clique ou conversão, maior será a chance de seu anúncio ser exibido.

• No modelo de leilão, os anunciantes competem para exibir seus anúncios ao público-alvo
  • O valor pago pelo clique ou conversão influencia diretamente na exposição do anúncio
  • Os anunciantes precisam estar dispostos a investir mais para aumentar as chances de exposição de seus anúncios

Configuração

Dentro do Facebook Ads Manager, o modelo de leilão já vem configurado por padrão para campanhas de conversões, engajamento e tráfego. Ao criar uma nova campanha, basta selecionar o objetivo dentre esses três e o leilão será automaticamente ativado como modelo de compra, sem possibilidade de alteração.

• O modelo de leilão está configurado por padrão para campanhas de conversões, engajamento e tráfego no Facebook Ads Manager
  • Ao selecionar um dos objetivos específicos, o leilão é automaticamente ativado como modelo de compra

As principais vantagens do modelo de leilão são:

• Custo por resultado: o anunciante só paga quando um usuário de fato clica ou realiza uma conversão
  • Controle granular do orçamento: é possível definir com precisão o quanto se quer gastar e parar de gastar a qualquer momento
  • Segmentação precisa: o Facebook possui muitos dados sobre seus usuários, permitindo uma segmentação precisa dos anúncios
  • Testes ágeis: a plataforma possibilita testes ágeis para otimização de campanhas

Leilão de Anúncios no Facebook

O leilão de anúncios no Facebook é uma forma popular de veicular anúncios, permitindo testar diferentes versões de anúncios, públicos-alvo, lances, entre outros, e escalar rapidamente o que funciona melhor.

• Falta de garantia de entrega
  • Dificuldade de previsibilidade
  • Foco no curto prazo

Modelo de Alcance e Frequência

O modelo de alcance e frequência no Facebook oferece a possibilidade de definir previamente o número desejado de pessoas a alcançar com o anúncio e quantas vezes cada pessoa deve visualizar esse anúncio. Nesse modelo, o anunciante não entra em um leilão, mas negocia diretamente com o Facebook a respeito da campanha, acordando previamente o tamanho do público-alvo, frequência, período de veiculação e orçamento total para a campanha.

• Garantia de entrega
  • Foco em branding
  • Acesso limitado para pequenos e médios anunciantes

Modelo de Compra de Anúncios no Facebook: Leilão x Alcance e Frequência

O modelo de compra de anúncios no Facebook pode ter foco total na construção de marca e relacionamento com o consumidor. Maior controle sobre o público é possível definir com muita precisão os atributos demográficos e comportamentais do público a ser atingido.

• Definição precisa dos atributos demográficos e comportamentais do público-alvo
  • Foco na construção de marca e relacionamento com o consumidor

Desvantagens do Alcance e Frequência

As desvantagens do alcance e frequência incluem menor flexibilidade, maior complexidade e disponibilidade limitada para a maioria dos anunciantes. Como os termos são negociados previamente, é mais difícil promover ajustes no meio da campanha em resposta a mudanças no mercado ou nas estratégias.

• Dificuldade de promover ajustes durante a campanha
  • Necessidade de planejamento detalhado e alinhado aos objetivos de longo prazo da marca
  • Disponibilidade limitada para a maioria dos anunciantes

Quando Utilizar Cada Modelo

O modelo de leilão é mais recomendado para campanhas de conversão com foco em vendas e leads, lançamentos de produtos, anunciantes pequenos e médios, testes de mensagens e públicos-alvo, e campanhas táticas e promocionais. Já o alcance e frequência é mais indicado em casos de campanhas de branding, construção de awareness e consideration no longo prazo, comunicação de novos posicionamentos da marca, anunciantes grandes com verbas elevadas de mídia, e objetivos de impactar um público muito específico.

• Modelo de leilão: foco em vendas, leads e anunciantes pequenos e médios
  • Modelo de alcance e frequência: branding, awareness, anunciantes grandes e objetivos específicos

Considerações Finais

O leilão é o modelo utilizado pela grande maioria dos anunciantes no Facebook devido ao seu foco em performance e custo por resultado. Por outro lado, o alcance e frequência traz mais previsibilidade e garantia de entrega, porém está disponível apenas para um grupo seleto de grandes anunciantes. Entender como funciona cada modelo e suas vantagens permite criar campanhas mais assertivas e alinhadas com os seus objetivos.

• Modelo de leilão: foco em performance e custo por resultado
  • Modelo de alcance e frequência: previsibilidade e garantia de entrega

Ao compreender as vantagens e desvantagens de cada modelo, é possível criar campanhas mais eficazes.