Descubra como definir objetivos claros e escolher os melhores canais de marketing para alcançá-los. Este artigo apresenta estratégias e dicas práticas para o sucesso de sua campanha.

Awareness X Conversão

Antes de definir canais e estratégias, é preciso ter clareza sobre os objetivos que se quer alcançar. Dois dos principais em marketing são: Awareness (conscientização) e Conversão.

• Awareness: fazer com que o público fique ciente da existência da sua marca/produto.
  • Conversão: levar os clientes a realizarem uma ação desejada, como uma compra ou cadastro.

Principais Canais de Marketing

Existe uma infinidade de canais de marketing disponíveis hoje. Cada um tem suas vantagens, desvantagens e objetivos aos quais se aplicam melhor.

• TV: ótima para criar awareness rapidamente, atingindo um grande público.
  • Redes Sociais: eficazes para engajamento e interação com o público-alvo.
  • Blogs: permitem a criação de conteúdo relevante e educativo para a audiência.
  • Eventos: oportunidade de interação direta com clientes em potencial.
  • E-mail Marketing: estratégia eficaz para nutrir leads e manter contato com a base de clientes.

Diversificação de Canais de Marketing

Ao elaborar uma estratégia de marketing, é fundamental considerar a diversificação de canais para alcançar um público mais amplo e engajar diferentes segmentos. A seguir, apresentamos alguns canais populares e suas respectivas vantagens:

• Anúncios Online: Permitem alcançar um grande público de forma ampla, porém, a segmentação precisa e a mensuração detalhada de resultados podem ser limitadas.
  • Redes Sociais: Possibilitam o alcance de nichos específicos, especialmente quando utilizadas com segmentação por interesses e demografia. Além disso, permitem o engajamento com conteúdo orgânico.
  • Influenciadores: Contribuem para a melhoria do awareness e consideração da marca ao recomendar produtos, sendo essencial escolher influenciadores alinhados à proposta de valor.
  • Blogs: Canais mais focados, ideais para públicos com interesses específicos e estratégias de nicho com foco em conversão.
  • E-mail Marketing: Permite a mensuração de resultados e a nutrição de leads de forma personalizada, sendo eficaz para estratégias maduras de retenção e conversão recorrente.
  • Eventos: Presenciais ou online, proporcionam experiências marcantes e engajamento profundo com públicos menores, sendo úteis para awareness e conversão inicial.

Coordenação de Múltiplos Canais de Marketing

A coordenação eficaz de múltiplos canais de marketing é essencial para criar sinergia e potencializar os resultados. No entanto, é crucial estabelecer prioridades e concentrar esforços. Abaixo, apresentamos algumas estratégias para coordenar diversos canais de forma eficiente:

• Iniciar com canais abrangentes para criar awareness e, à medida que a estratégia amadurece, focar nos canais mais segmentados para buscar conversão com públicos-alvo específicos.
  • Variar o foco mês a mês, por exemplo, realizar campanhas massivas de anúncios para aumentar instalações de app em um mês e promover o uso do app com e-mails e push notifications focados nos usuários recém adquiridos no mês seguinte.
  • Utilizar ferramentas que auxiliem na visualização dos canais e na definição do foco, como plataformas de gestão de marketing.

O Bullseye Framework

O Bullseye Framework é uma estratégia simples que ajuda a identificar os canais mais estratégicos para atingir objetivos de marketing. Trata-se de focar nos canais prioritários para alcançar os resultados desejados.

• Identificar os canais mais estratégicos para atingir objetivos de marketing
  • Focar nos canais prioritários para alcançar os resultados desejados

Estudo de Caso: Estratégia de Marketing do Rappi

O Rappi, um aplicativo de delivery popular na América Latina, apresenta um exemplo prático de aplicação do Bullseye Framework em sua estratégia de marketing.

• Rappi como exemplo prático de aplicação do Bullseye Framework
  • Aplicativo de delivery popular na América Latina

Foco Inicial em Awareness

No início, o Rappi concentrou-se em aumentar a conscientização sobre o aplicativo, buscando fazer com que as pessoas o conhecessem e o baixassem. Para isso, investiram em anúncios de TV e tráfego pago em canais abrangentes.

• Concentração inicial em aumentar a conscientização sobre o aplicativo
  • Investimento em anúncios de TV e tráfego pago em canais abrangentes

Mudança de Foco para Conversão

Após alcançar uma massa crítica inicial de usuários, a estratégia de marketing do Rappi provavelmente migrou para a conversão, visando incentivar o uso contínuo e frequente do app. Isso pode ter sido feito por meio de campanhas focadas na base instalada, utilizando canais como push notification, e-mail marketing e promoções por SMS.

• Migração da estratégia para a conversão
  • Incentivo ao uso contínuo e frequente do app
  • Utilização de canais como push notification, e-mail marketing e promoções por SMS

Adaptação de Estratégias de Marketing ao Longo do Tempo

É natural que as estratégias e os canais utilizados evoluam à medida que os objetivos de marketing amadurecem e o público-alvo se desenvolve. O Rappi soube adaptar seus esforços de acordo com o momento, evidenciando a importância da flexibilidade nas estratégias de marketing.

• Evolução das estratégias e canais de marketing
  • Adaptação dos esforços de acordo com o momento
  • Importância da flexibilidade nas estratégias de marketing

Definir metas e escolher canais certos é fundamental para o sucesso do marketing. Este artigo fornece insights e exemplos práticos para uma abordagem assertiva e adaptável.