Descubra como a Rappi utiliza canais inbound e outbound para impulsionar seu marketing e alcance. Conheça exemplos e estratégias eficazes.

Diferença entre canais inbound e outbound

Não existe uma definição clara e consensual sobre o que caracteriza 100% um canal inbound ou outbound. Na prática, a maioria dos canais têm elementos dos dois. Canais outbound são mais intrusivos e focados em interromper o usuário com anúncios e promoções. Já os canais inbound buscam atrair o usuário de forma mais orgânica, com conteúdo relevante e que gere valor.

• Canais inbound e outbound são conceitos que possuem elementos sobrepostos, sem uma definição precisa que os separe totalmente.
  • Canais outbound são mais intrusivos, buscando interromper o usuário com anúncios e promoções diretas.
  • Canais inbound buscam atrair o usuário de forma orgânica, oferecendo conteúdo relevante e de valor.

Exemplos de canais inbound

Por exemplo, a Rappi possui acordos com empresas como PayPal e Vale Refeição. Do ponto de vista da Rappi, essa parceria pode ser considerada inbound, pois está trazendo mais valor para o usuário, que pode agora utilizar esses meios de pagamento.

• A Rappi estabelece parcerias com empresas como PayPal e Vale Refeição, oferecendo mais opções de pagamento aos usuários.
  • Essas parcerias são consideradas inbound, pois agregam valor aos usuários, ampliando suas opções de pagamento e, consequentemente, a experiência de uso.

A parceria como forma de marketing outbound

A parceria também pode ser considerada como uma forma de marketing outbound, uma vez que está expandindo sua base de usuários por meio da plataforma da Rappi.

• Parcerias expandem a base de usuários
  • Marketing outbound é ampliado por meio de parcerias
  • A plataforma da Rappi é utilizada para expandir a base de usuários

Perspectiva e utilização dos canais

Portanto, a classificação depende muito da perspectiva e de como cada canal é utilizado. O importante é combinar elementos de inbound e outbound para uma estratégia eficiente.

• A classificação depende da perspectiva e utilização dos canais
  • Combinação de elementos de inbound e outbound para uma estratégia eficiente

Exemplos de canais inbound

A seguir, alguns dos principais canais inbound mencionados:

• Acordos e parcerias
  • Apresentações e cursos
  • Assessoria de imprensa
  • Jogadas publicitárias

Acordos e parcerias

A Rappi possui diversos acordos com empresas como PayPal, Vale Refeição, Visa etc. Essas parcerias expandem as formas de pagamento e trazem benefícios aos usuários.

• Diversos acordos com empresas renomadas
  • Expansão das formas de pagamento
  • Benefícios aos usuários

Apresentações e cursos

Realizar apresentações e cursos em universidades, por exemplo, é uma ótima forma inbound de gerar reconhecimento da marca, recrutar talentos, expandir o número de usuários e transmitir os valores da empresa.

• Geração de reconhecimento da marca
  • Recrutamento de talentos
  • Expansão do número de usuários
  • Transmissão dos valores da empresa

Assessoria de imprensa

Notas e reportagens na imprensa ajudam a explicar os objetivos da empresa e decisões complexas, como o lançamento de novos produtos/serviços (ex.: Rappi Turbo). Mostra que há pessoas e propósitos por trás da empresa e transmite uma imagem de solidez.

• Explicação dos objetivos da empresa
  • Transmissão de decisões complexas
  • Transmissão de uma imagem de solidez

Jogadas publicitárias

Ações de

Marketing com apelo emocional e alta visibilidade

O patrocínio da Rappi na McLaren durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 associa a marca a temas como velocidade, tecnologia e inovação.

• O patrocínio da Rappi na McLaren durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é um exemplo de marketing com apelo emocional e alta visibilidade.
  • Essa estratégia associa a marca a temas como velocidade, tecnologia e inovação, conectando-se com a audiência apaixonada por automobilismo e alta performance.

Feiras e eventos

A participação da empresa em feiras e eventos do setor gera networking, transmite uma imagem de solidez e de que a Rappi está antenada às tendências de mercado.

• A participação em feiras e eventos do setor é uma oportunidade para a Rappi gerar networking e fortalecer sua presença no mercado.
  • Essa estratégia transmite uma imagem de solidez e inovação, mostrando que a empresa está antenada às tendências do mercado e busca se manter relevante no setor.

Programa de afiliados

O programa Rappi Prime, com frete grátis, descontos e outros benefícios, busca fidelizar os melhores usuários e transformá-los em divulgadores da plataforma.

• O programa Rappi Prime busca fidelizar os melhores usuários, oferecendo benefícios como frete grátis e descontos exclusivos.
  • Além de fidelizar, o programa busca transformar os usuários em divulgadores da plataforma, ampliando o alcance da marca por meio do boca a boca e recomendações.

Considerações finais

Este artigo buscou explorar os principais conceitos e exemplos de canais inbound e outbound, com base em uma transcrição sobre marketing da Rappi.

• O artigo explorou os principais conceitos de canais inbound e outbound, oferecendo exemplos relevantes para compreender as estratégias de marketing da Rappi.
  • A classificação entre inbound e outbound não é uma ciência exata, e a combinação de elementos de ambos em uma estratégia integrada pode ser o ideal para as empresas.
  • Espera-se que as informações, casos e reflexões apresentadas possam contribuir para o conhecimento sobre esses dois importantes conjuntos de canais de marketing e growth.

Ao combinar elementos de inbound e outbound, a Rappi demonstra como uma estratégia integrada pode ser eficiente. Aprenda como aplicar essas estratégias em seu próprio negócio.