Aprenda a remover o tráfego interno indesejado no Google Analytics para obter dados mais precisos e valiosos. Descubra como configurar filtros de forma eficaz.

A importância da filtragem do tráfego interno

Filtrar o tráfego interno no Google Analytics é essencial para garantir que as análises sejam precisas e relevantes para o negócio. Isso evita a distorção dos dados, remove o ruído e permite o foco no público real, contribuindo para decisões informadas.

• Evita distorção dos dados, já que visitantes internos tendem a se comportar de forma diferente dos visitantes reais
  • Remove o ruído gerado por funcionários e desenvolvedores durante testes, que polui os relatórios com dados inúteis
  • Permite focar nas análises apenas no público que realmente importa para o negócio e objetivos
  • Possibilita comparações ano a ano e entre diferentes campanhas de forma mais eficaz, devido à precisão dos dados
  • Contribui para tomadas de decisão mais acertadas, baseadas em dados limpos e precisos

Por que filtrar o tráfego interno?

Filtrar o tráfego interno é necessário para garantir que as análises sejam precisas e relevantes. Isso evita a distorção dos dados, remove o ruído e permite o foco no público real, contribuindo para decisões informadas.

Configurando filtros no Google Analytics

Existem duas formas principais de configurar filtros para remover o tráfego interno no Google Analytics. É importante entender como aplicar esses filtros para garantir que os dados de análise sejam limpos e precisos.

• Filtro de tráfego interno baseado em endereço IP
  • Filtro de tráfego interno baseado em parâmetros de URL
  • É importante entender como aplicar esses filtros para garantir que os dados de análise sejam limpos e precisos

Filtros de tráfego do desenvolvedor

O filtro de tráfego do desenvolvedor é uma ferramenta importante para remover tráfego irrelevante gerado durante testes de desenvolvimento.

• Remove tráfego com parâmetros debugMode ou debugEvent definidos
  • É útil para eliminar tráfego gerado durante testes de desenvolvimento
  • Facilita a filtragem do tráfego gerado pelos desenvolvedores da empresa

Filtro de tráfego interno

O filtro de tráfego interno exclui tráfego marcado como ‘interno’ por meio de regras de correspondência, como endereços IP específicos ou expressões regulares.

• Exclui tráfego marcado como ‘interno’ com base no parâmetro trafficType
  • Requer configuração prévia para marcar o tráfego interno desejado
  • Opções de correspondência incluem endereço IP específico, intervalo de IP, expressão regular, entre outros

Passo a passo para configurar os filtros

Configurar os filtros de tráfego no Google Analytics pode ser feito seguindo alguns passos simples.

• Acessar as configurações através do menu Administrador no Google Analytics
  • Selecionar a opção Filtros de Dados em Configurações de Dados
  • Criar um novo filtro escolhendo o tipo desejado: tráfego do desenvolvedor ou tráfego interno
  • Definir as configurações necessárias e salvar

Configurações do filtro de tráfego interno

Para configurar o filtro de tráfego interno, é necessário definir o tráfego interno por meio de regras de correspondência.

• Acessar as configurações da tag em Fluxo de Dados no menu Administrador
  • Selecionar Definir configurações da tag para definir o tráfego interno

Configurações da Tag

Para começar a filtrar o tráfego interno no Google Analytics, é necessário realizar algumas configurações. A primeira delas é ativar a opção ‘Mostrar todas as configurações’ em ‘Configurações da Tag’.

• Ativar a opção ‘Mostrar todas as configurações’ em ‘Configurações da Tag’
  • Garantir que as configurações estejam corretas para a aplicação das regras de filtragem

Definir tráfego interno

Após ativar as configurações da tag, é preciso rolar a página até a seção ‘Definir tráfego interno’ e clicar em ‘+ Adicionar’ para criar uma nova regra de filtragem.

• Rolar a página até a seção ‘Definir tráfego interno’
  • Clicar em ‘+ Adicionar’ para criar uma nova regra de filtragem
  • Escolher o tipo de correspondência adequado, como Endereço IP, intervalo, termina com, etc.

Ativando os filtros

Após definir as regras de filtragem de tráfego interno, é importante ativá-las para que entrem em vigor. Isso é feito acessando ‘Configurações de Dados’ e marcando a caixa de seleção ao lado do filtro desejado.

• Acessar ‘Configurações de Dados’ > ‘Filtros de Dados’
  • Marcar a caixa de seleção ao lado do filtro desejado
  • Clicar em ‘Ativar Filtro’

Considerações adicionais

Além das etapas principais, há alguns pontos importantes a serem considerados ao configurar os filtros de tráfego interno no Google Analytics.

• Mudanças frequentes de IP interno podem afetar a eficácia dos filtros por IP
  • Em empresas grandes, trabalhar em conjunto com o time de TI para definir os intervalos de IP internos
  • Ativar os filtros após criá-los para que entrem em vigor

Filtrar o tráfego interno é essencial para compreender com precisão o comportamento do público real. Ao eliminar o ruído dos testes e desenvolvimento, é possível tomar decisões mais informadas.