Neste artigo, você irá aprender sobre a aplicação de filtros colaborativos e algoritmos baseados em grafos em sistemas de recomendação. Descubra como os grafos podem modelar interações entre usuários e itens, além de conhecer algoritmos como PageRank e Co-visitação.

O que é um grafo

Um grafo é uma estrutura matemática que permite representar relacionamentos entre pares de objetos. Em um grafo, existem vértices (também chamados de nós), que são conectados por arestas. As arestas representam uma relação ou ligação entre dois vértices. Quanto mais arestas entre dois vértices, mais forte é a relação entre eles.

• Redes sociais: os vértices são pessoas e as arestas são conexões de amizade ou seguidores.
  • Links da web: os vértices são sites e as arestas são links entre esses sites.
  • Citações científicas: os vértices são artigos e as arestas representam referências entre artigos.
  • Redes neurais: os vértices são neurônios ou perceptrons, conectados por arestas.

Grafos em sistemas de recomendação

Em sistemas de recomendação, os grafos são utilizados para modelar as interações entre usuários e itens. O tipo mais comum é o grafo bipartido, em que existem dois tipos de vértices: usuários e itens. As arestas do grafo conectam usuários aos itens com os quais eles interagiram (por exemplo, produtos comprados ou avaliados).

• Grafo bipartido: modela interações entre usuários e itens.
  • Conexões entre usuários e itens: representam interações como produtos comprados ou avaliados.

Grafos bipartidos e recomendações personalizadas

Os sistemas de recomendação utilizam grafos bipartidos para estimar as preferências dos usuários e prever quais itens cada usuário iria preferir, mesmo que ele nunca tenha interagido com esse item. Além dos grafos bipartidos usuário-item, também podem ser utilizados grafos item-item e usuário-usuário.

• Os grafos bipartidos são essenciais para estimar as preferências dos usuários
  • Além dos grafos bipartidos usuário-item, também podem ser utilizados grafos item-item e usuário-usuário

O algoritmo PageRank

O PageRank é um algoritmo histórico importante para sistemas de recomendação que utilizam grafos. Ele contabiliza a popularidade de um site web levando em consideração tanto o número de links que apontam para esse site quanto a popularidade desses sites apontadores. Isso permite identificar quais são os sites mais relevantes e autoritativos sobre um assunto, gerando um ranking.

• O PageRank é um algoritmo histórico importante para sistemas de recomendação
  • Ele contabiliza a popularidade de um site web levando em consideração tanto o número de links que apontam para esse site quanto a popularidade desses sites apontadores

O impacto do PageRank

O PageRank foi revolucionário e ajudou o Google a superar outros buscadores da época, fornecendo resultados de pesquisa mais relevantes para os usuários. Seu uso de grafos da web, análise de links e métricas de popularidade influenciou o desenvolvimento de muitos outros sistemas de recomendação.

• O PageRank foi revolucionário e ajudou o Google a superar outros buscadores da época
  • Seu uso de grafos da web, análise de links e métricas de popularidade influenciou o desenvolvimento de muitos outros sistemas de recomendação

O algoritmo de Co-visitação

Um algoritmo mais simples que pode ser aplicado sobre grafos bipartidos usuário-item é o de Co-visitação. A ideia básica é escolher um item como alvo e identificar os usuários vizinhos que interagiram com esse item, para então contabilizar o número de arestas ou usuários em comum entre o item alvo e cada item vizinho.

• O algoritmo de Co-visitação é mais simples e pode ser aplicado sobre grafos bipartidos usuário-item
  • A ideia básica é escolher um item como alvo e identificar os usuários vizinhos que interagiram com esse item

O que é Co-visitação?

Co-visitação é um algoritmo utilizado em sistemas de recomendação para identificar relações de compra concomitante entre itens, analisando as arestas em comum no grafo bipartido. Esse algoritmo permite gerar sugestões personalizadas e com maior chance de assertividade nas recomendações.

• Co-visitação é um algoritmo utilizado em sistemas de recomendação para identificar relações de compra concomitante entre itens
  • Analisa as arestas em comum no grafo bipartido
  • Gera sugestões personalizadas e assertivas

Exemplo prático de Co-visitação

O algoritmo de Co-visitação pode ser exemplificado com um grafo bipartido de usuários e itens. Ao analisar as conexões entre usuários que compraram um item específico, o algoritmo identifica itens relacionados com base nas co-visitações. Isso possibilita recomendar itens complementares ou relacionados durante o processo de compra, como é comumente visto em e-commerces.

• O algoritmo de Co-visitação pode ser exemplificado com um grafo bipartido de usuários e itens
  • Identifica itens relacionados com base nas co-visitações
  • Possibilita recomendar itens complementares ou relacionados durante o processo de compra

Benefícios do algoritmo de Co-visitação

O algoritmo de Co-visitação oferece recomendações personalizadas, baseadas em padrões de compra concomitante, o que aumenta a chance de os usuários se interessarem pelos itens sugeridos. Além disso, essa abordagem permite identificar relações de similaridade ou complementaridade entre os itens, resultando em sugestões mais assertivas.

• Oferece recomendações personalizadas baseadas em padrões de compra concomitante
  • Aumenta a chance de os usuários se interessarem pelos itens sugeridos
  • Identifica relações de similaridade ou complementaridade entre os itens

Os grafos permitem representar relacionamentos complexos de forma visual e quantitativa, facilitando a análise de padrões por meio de medidas como densidade e centralidade. Algoritmos como o Co-visitação podem gerar recomendações assertivas identificando relações de similaridade ou complementaridade entre itens.