O Product Management (ou gestão de produtos) é uma área estratégica dentro das empresas que envolve a concepção, desenvolvimento, lançamento e gerenciamento de produtos ao longo de seu ciclo de vida.

Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por garantir que os produtos atendam às necessidades do mercado e estejam alinhados aos objetivos de negócio.

Com o crescimento acelerado do mercado digital, a gestão de produtos tem ganhado cada vez mais relevância, sendo uma área essencial para empresas que buscam inovar e se manter competitivas.

Segundo uma pesquisa da McKinsey, empresas que adotam práticas eficazes de gestão de produtos têm 20% a mais de sucesso em lançamentos de produtos. Os dados foram publicados no artigo da Psico-Smart.

Importância das profissões em gestão de produto

A relevância do product management vai além da gestão de produtos em si. Ele é fundamental para o desenvolvimento de soluções que atendem às demandas dos clientes e geram valor para o negócio. A falta de uma gestão eficiente pode levar a desperdícios de recursos e ao fracasso de um produto no mercado.

As profissões ligadas à área são altamente valorizadas no mercado. Além de oferecerem boas oportunidades de crescimento, também são essenciais para empresas que querem manter a competitividade e inovação.

Quais as principais profissões na área de gestão de produtos?

Dentre as funções, destacam-se: Analista de Produto (APM), Product Owner (PO), Product Manager (PM) e Group Product Manager (GPM).

Confira abaixo, cada uma dessas carreiras e o que as formações em product management oferecem aos profissionais.

Analista de Produto (APM)

O Analista de Produto (APM) é a porta de entrada para muitos profissionais que desejam atuar em produtos. Esta posição é ideal para quem está começando na área, pois oferece uma visão abrangente do ciclo de vida do produto, desde a concepção até a implementação.

O APM trabalha ao lado de Product Managers mais experientes, aprendendo sobre as melhores práticas e técnicas de gestão de produtos.

A formação para APM geralmente cobre fundamentos de pesquisa de mercado, análise de dados, desenvolvimento de produtos e habilidades de comunicação. É uma excelente escolha para quem quer iniciar uma carreira em Product Management com um bom embasamento teórico e prático.

Product Owner (PO)

O Product Owner (PO) é o profissional responsável por maximizar o valor do produto desenvolvido por uma equipe de desenvolvimento ágil.

Ele atua como a ponte entre as necessidades do cliente e o trabalho da equipe técnica, garantindo que as funcionalidades desenvolvidas estejam de acordo com as expectativas do mercado.

Formações voltadas para o PO costumam incluir disciplinas sobre metodologias ágeis, priorização de backlog, definição de MVPs (Minimum Viable Product) e técnicas de comunicação.

A DNC, por exemplo, oferece cursos que capacitam o aluno a atuar como Product Owner, alinhando teoria e prática em projetos reais.

Product Manager (PM)

O Product Manager (PM) é uma função mais estratégica, com responsabilidade total sobre o sucesso de um produto. Esse profissional trabalha na interseção entre tecnologia, design e negócios, liderando a definição da visão, roadmap e estratégia do produto.

Ele precisa de uma visão ampla para tomar decisões baseadas em dados, gerir equipes multifuncionais e entregar produtos que atendam tanto às necessidades dos usuários quanto aos objetivos de negócio.

Os cursos de Product Management para PMs geralmente abordam temas como pesquisa de mercado avançada, análise de KPIs, desenvolvimento de roadmap e gestão de stakeholders.

Group Product Manager (GPM)

O Group Product Manager (GPM) é uma posição de liderança dentro do Product Management, responsável por gerenciar uma equipe de Product Managers. Esse profissional cuida de uma linha de produtos ou de um portfólio inteiro, sendo essencial para a coordenação de estratégias complexas e a execução de metas de alto nível.

As formações para GPMs são focadas em liderança, gestão de equipes, estratégia corporativa e planejamento de portfólio.

Na DNC, por exemplo, cursos avançados preparam o profissional para assumir posições de liderança, combinando conhecimento técnico com habilidades de gestão.

Infográfico comparando as responsabilidades de um Product Manager e de um Group Product Manager. O Product Manager foca em um único produto e decisões táticas, enquanto o Group Product Manager supervisiona múltiplos produtos e decisões estratégicas. Formação em Product Management.

Se você está começando a explorar a área de Product Management, o curso “Introdução ao Product Management” da DNC é a porta de entrada ideal. Com acesso gratuito e um cadastro simples, esse curso oferece uma visão abrangente dos principais conceitos e práticas de gestão de produtos.

É uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar uma carreira em gestão de produtos, entendendo as responsabilidades de um Product Manager e como ele contribui para o sucesso de produtos no mercado.

Comece agora e dê o primeiro passo para construir sua carreira nessa área estratégica e em crescimento.

Já as nossas formações em produto são essenciais para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e assumir papéis estratégicos em empresas de diversos setores. Com a crescente demanda por gestores de produtos qualificados, investir em capacitação é um passo importante para acelerar a carreira e alcançar posições de liderança.

Se você está pensando em seguir esse caminho, a DNC oferece uma série de formações voltadas para as diferentes etapas da carreira em Product Management, desde o nível de Analista de Produto até Group Product Manager.

Converse com um dos nossos consultores de carreira e descubra qual curso é o ideal para você!