Descubra os passos essenciais para se tornar um Associate Product Manager (APM) e conquistar sucesso na área de Gestão de Produtos.

O que é um Product Manager?

O Product Manager (PM), ou Gerente de Produto, é responsável por gerenciar um produto digital durante todo o seu ciclo de vida. Ele precisa entender profundamente as necessidades dos usuários e definir a visão estratégica do produto. Algumas das principais responsabilidades de um PM são: Definir a proposta de valor, recursos e prioridades do produto; Mapear jornadas e personas de usuários; Analisar métricas e resultados de negócio; Traduzir necessidades de negócio e tecnologia; Liderar o roadmap de desenvolvimento do produto; Tomar decisões difíceis com base em dados e insights. O PM precisa ter uma visão holística do produto, entendendo desde aspectos de design, tecnologia, modelo de negócios e muito mais. Ele atua como uma ponte entre diversas áreas, garantindo que todos caminhem para uma mesma direção guiados pela estratégia traçada para o produto.

  • Definir a proposta de valor, recursos e prioridades do produto
  • Mapear jornadas e personas de usuários
  • Analisar métricas e resultados de negócio
  • Traduzir necessidades de negócio e tecnologia
  • Liderar o roadmap de desenvolvimento do produto
  • Tomar decisões difíceis com base em dados e insights

O que é um Associate Product Manager (APM)?

O Associate Product Manager (APM), ou Gerente Júnior de Produtos, é uma posição inicial para quem deseja construir uma carreira em Gestão de Produtos. O APM trabalha lado a lado com PMs mais experientes, apoiando-os no dia a dia e aprendendo com eles as melhores práticas da função. Algumas responsabilidades comuns de um APM são: Auxiliar PMs seniores em tarefas operacionais; Analisar dados e preparar relatórios; Criar documentações e manuais de produtos; Testar novos recursos e fluxos; Falar com usuário.

  • Auxiliar PMs seniores em tarefas operacionais
  • Analisar dados e preparar relatórios
  • Criar documentações e manuais de produtos
  • Testar novos recursos e fluxos
  • Falar com usuário

Alinhe expectativas com lideranças

Como um APM ainda tem pouca experiência, é muito importante que suas expectativas e planos estejam bem alinhados com os líderes dos times. Converse sempre com seu gestor, explicando o que você pretende fazer e quais são seus objetivos de aprendizado. Ouça os conselhos dele e corrija o rumo quando necessário. Não tenha receio de fazer perguntas e validar se as tarefas que está realizando fazem sentido. Isso é fundamental para evitar desvios de rota.

  • Estabeleça uma comunicação clara com os líderes dos times para alinhar expectativas e planos
  • Explique seus objetivos de aprendizado e ouça os conselhos do gestor
  • Não hesite em fazer perguntas para validar se as tarefas estão alinhadas com os objetivos

Conheça todas as pessoas e times

Um APM idealmente é exposto a diferentes times e projetos durante seu período de aprendizado. Aproveite isso para conhecer o máximo de pessoas possível, entender o que cada uma faz e como seu trabalho impacta o produto. Construa relacionamentos sólidos, pois eles serão valiosos quando você se tornar um PM sênior. Lembre-se também que networking é essencial para progredir na carreira.

  • Aproveite a exposição a diferentes times e projetos para conhecer diversas pessoas e entender suas funções
  • Construa relacionamentos sólidos, pois eles serão valiosos para o avanço na carreira
  • Networking é essencial para progredir na carreira, mantenha contato com pessoas relevantes

Estude gestão de produtos

Essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum ver APMs focando apenas em tarefas e esquecendo de estudar conceitos mais amplos de gestão de produtos. Dedique tempo para aprender sobre: estratégia de produto, roadmaps, OKRs, gestão ágil, priorização, experiência do usuário, análise de dados, modelo de negócios e muito mais. Quanto mais você souber sobre esses temas, mais rápido poderá assumir posições de liderança no futuro.

  • Dedique tempo para estudar conceitos de gestão de produtos, como estratégia de produto e gestão ágil
  • Aprenda sobre roadmaps, OKRs, priorização, experiência do usuário, análise de dados e modelo de negócios
  • O conhecimento amplo sobre esses temas pode acelerar sua progressão na carreira

Pergunte sobre tudo

Não tenha medo de fazer perguntas. Lembre-se, não existem perguntas bobas! É melhor tirar uma dúvida a ficar com aquela pontinha de insegurança, que pode te fazer seguir um caminho errado. As pessoas que eventualmente se incomodarem com suas perguntas estão mais preocupadas com ego do que com resultados. Um bom líder deve encorajar questionamentos. Use e abuse desse direito durante seu período como APM.

  • Não hesite em fazer perguntas, é melhor tirar dúvidas do que seguir um caminho errado por insegurança
  • Pessoas que se incomodam com perguntas estão mais preocupadas com ego do que com resultados
  • Bons líderes encorajam questionamentos, aproveite esse direito durante seu período como APM

Entenda os propósitos e projetos

Por fim, é vital que você compreenda profundamente os propósitos e projetos.

  • Compreenda profundamente os propósitos e projetos para atuar de forma mais alinhada
  • Entenda como seu trabalho impacta diretamente nos propósitos e projetos da empresa
  • Busque sempre alinhar suas ações com os objetivos e propósitos da organização

Entendendo a Importância da Visão Estratégica

Ter uma visão estratégica é essencial para tomar decisões assertivas, principalmente em situações de dilemas. É importante que os PMs seniores expliquem não apenas o que deve ser feito, mas também os porquês de cada iniciativa e decisão. Compreender os objetivos maiores facilita a tomada de decisões e torna o caminho mais claro.

  • Compreender os objetivos maiores facilita a tomada de decisões
  • Explicar os porquês de cada iniciativa e decisão ajuda na compreensão
  • Ter uma visão estratégica é essencial para tomar decisões assertivas

Utilizando Indicadores para Orientar Decisões

Definir indicadores quantitativos claros é crucial para orientar as decisões dos gestores de produtos. Esses indicadores servirão como um alerta para identificar quando algo não está indo bem. Assim como os médicos avaliam os sinais vitais de uma pessoa no pronto-socorro, os PMs devem definir os ‘sinais vitais’ do seu produto, ou seja, os principais indicadores que não podem estar ruins.

  • Indicadores quantitativos claros são cruciais para orientar decisões
  • Os indicadores servem como alerta para identificar problemas
  • Os ‘sinais vitais’ do produto são os principais indicadores que não podem estar ruins

Considerações Finais para uma Carreira de Sucesso em Gestão de Produtos

Ser um ótimo APM requer dedicação, aprendizado contínuo e proatividade. É essencial construir relacionamentos valiosos, compreender profundamente o produto e definir indicadores quantitativos para orientar decisões assertivas. Colocando em prática essas recomendações, o sucesso como Product Manager será apenas uma questão de tempo.

  • Dedicação, aprendizado contínuo e proatividade são essenciais para ser um ótimo APM
  • Construir relacionamentos valiosos é fundamental
  • Definir indicadores quantitativos é crucial para orientar decisões assertivas

Conclusão

Com dedicação, aprendizado contínuo e proatividade, você pode se tornar um excelente Product Manager. Construa relacionamentos valiosos, entenda profundamente seu produto e defina indicadores quantitativos para guiar decisões assertivas.