Descubra como utilizar o Figma para criar protótipos colaborativos e interfaces de usuário de forma eficiente e prática. Este artigo oferece uma introdução detalhada às funcionalidades básicas do Figma, incluindo a criação de frames, adição de elementos e exportação de assets.

Apresentação do Figma

O Figma é uma ferramenta de design muito popular utilizada para criar interfaces de usuário e protótipos de forma colaborativa.

  • O Figma é uma ferramenta de design colaborativa e muito popular no mercado.
  • É amplamente utilizado para criar interfaces de usuário e protótipos.
  • Possui funcionalidades que permitem o trabalho em equipe de forma eficiente.

Criando o primeiro frame

Assim que um novo documento é aberto no Figma, é possível ver diversas opções de ferramentas na parte superior.

  • O Figma oferece diversas opções de ferramentas para criação de frames e elementos.
  • Possui opções pré-definidas de frames para diferentes tipos de dispositivos.
  • Os elementos são organizados no painel lateral esquerdo, facilitando a manipulação e edição.

Adicionando formas e textos

Com o frame criado, o próximo passo é começar a montar o layout adicionando formas como retângulos e textos.

  • O processo de montagem do layout envolve a adição de formas e textos dentro do frame.
  • É possível configurar diversos atributos como posição, tamanho, fontes e cores no painel lateral direito.
  • As ferramentas de formas e texto permitem a criação de elementos de forma simples e intuitiva.

Agrupando, duplicando e espaçando elementos

À medida que mais elementos são adicionados, começa a ficar difícil organizar e alinhar tudo manualmente.

  • O Figma oferece atalhos que facilitam o processo de organização e alinhamento dos elementos.
  • É possível agrupar vários elementos em um grupo, criar cópias mantendo o mesmo espaçamento e alinhar os elementos de forma rápida.
  • Essas funcionalidades agilizam a criação e organização do layout.

Exportando assets

Outra funcionalidade importante é o slice, que permite exportar apenas uma parte específica do frame para usar como imagem ou asset.

  • A ferramenta de slice possibilita a exportação de partes específicas do layout, como ícones, logos e outros elementos gráficos.
  • Os assets podem ser exportados nos formatos JPEG, PNG, SVG ou PDF, oferecendo flexibilidade na utilização.
  • Essa funcionalidade é útil para reutilização de elementos gráficos em outros projetos.

Criando novas telas e páginas

Até agora, foi criada apenas a página inicial com alguns elementos representando uma homepage.

  • Para adicionar novas telas, basta criar mais frames ao lado do primeiro e construir o layout desejado dentro de cada um.
  • É possível importar imagens de outros protótipos para servir como referência e facilitar a replicação de elementos.
  • A importação de imagens auxilia na manutenção da consistência e na reutilização de elementos.

Introdução ao Figma

O Figma é uma ferramenta de design de interfaces e prototipação colaborativa baseada na web, lançada em 2016, que vem ganhando popularidade entre designers e equipes de produto.

  • Design colaborativo que permite várias pessoas trabalharem simultaneamente no mesmo arquivo Figma, com alterações sincronizadas em tempo real.
  • Controle de versão que cria uma nova versão a cada save, permitindo navegar pelas versões anteriores, ver quem fez cada alteração, adicionar notas, entre outras funcionalidades.
  • Comentários que permitem que os membros da equipe deixem feedback em qualquer lugar do projeto, facilitando a discussão de ideias.
  • Prototipação interativa sem a necessidade de codificação, possibilitando simular a experiência do usuário.
  • Organização de assets como imagens, ícones, cores e textos em um só lugar para fácil reutilização.
  • Funcionalidades nativas para tornar os designs mais acessíveis, como contraste de cores, leitores de tela e navegação via teclado.
  • Dezenas de plugins gratuitos desenvolvidos pela comunidade open source do Figma para aumentar as capacidades do programa.

Frames no Figma

Frames são como páginas individuais onde se pode montar os elementos da interface do usuário. Eles são úteis para isolar diferentes partes do projeto e adicionar os designs específicos de cada área.

  • Possibilidade de criar frames para cada tela do aplicativo, versões desktop e mobile, variantes de tema (dark mode), entre outros.
  • Tipos comuns de frames incluem device frames, UI kits, wireflows e protótipos, cada um com sua função específica.
  • Device frames oferecem versões pré-definidas para diversos dispositivos como iPhone, Android, tablet e desktop.
  • UI kits contêm componentes de interface reutilizáveis como botões, cards e menus de navegação.
  • Wireflows representam a sequência de telas que o usuário percorrerá no produto, sendo útil para testes de usabilidade.
  • Protótipos interativos simulam a experiência real do usuário ao navegar pelo produto.

Prototipagem no Figma

A prototipagem é uma funcionalidade poderosa do Figma que permite simular interações e criar fluxos de tela sem precisar escrever qualquer código.

  • Capacidade de simular interações e criar fluxos de tela de forma intuitiva e sem a necessidade de conhecimento em programação.
  • Possibilidade de criar protótipos interativos que simulam a experiência do usuário, auxiliando na visualização e teste da usabilidade do produto.
  • Ferramenta que oferece uma transição suave do design estático para a interatividade, facilitando o processo de prototipagem.
  • Integração com outras funcionalidades do Figma, como frames e componentes, para criar protótipos completos e realistas.

Prototipagem Rápida e Eficiente

As equipes de design podem validar ideias de forma rápida e eficiente antes da implementação por meio de diversas funcionalidades disponíveis no Figma. Essas ferramentas permitem transformar wireframes estáticos em protótipos dinâmicos que se assemelham ao produto final, possibilitando a validação de ideias e experiências junto aos usuários.

  • Conexão entre frames através de botões, imagens ou textos para navegação
  • Inclusão de microinterações como animações simples em botões e loaders
  • Simulação de scroll vertical em listas de produtos ou postagens em redes sociais
  • Efeitos de transição entre telas para criar uma experiência mais fluida
  • Preenchimento dos designs com conteúdo randômico para testes realistas
  • Representação de fluxos avançados como checkout de ecommerce e autenticação de usuários

Expansão de Funcionalidades por Meio de Plugins

Os plugins do Figma, desenvolvidos pela comunidade, oferecem uma maneira criativa de expandir as funcionalidades do programa. Com dezenas de opções gratuitas disponíveis, os designers e desenvolvedores podem resolver desafios comuns no processo de design de forma mais eficiente.

  • Adição de imagens aleatórias do Unsplash como placeholders nos designs
  • Preenchimento automático de layouts com conteúdo realista como textos e fotos
  • Criação de animações complexas sem a necessidade de codificação
  • Transformação de designs estáticos em protótipos clicáveis automaticamente
  • Integração com mais de 50 mil ícones prontos para uso
  • Geração automática de código React baseado nos designs para acelerar o desenvolvimento front-end

Acessibilidade Integrada ao Processo de Design

Além de focar na aparência visual, o Figma oferece recursos nativos para auxiliar na criação de interfaces mais inclusivas desde o início do projeto. Essas funcionalidades nativas ajudam as equipes de produto a considerarem a acessibilidade como parte essencial do processo de design, resultando em produtos digitais mais inclusivos e acessíveis.

  • Identificação do contraste de cores inadequado para pessoas com deficiência visual
  • Simulação da experiência de uso para pessoas que dependem de leitores de tela
  • Possibilidade de navegação pelo protótipo usando apenas o teclado
  • Ampliação da tela para facilitar o uso por pessoas com baixa visão
  • Verificação do tamanho da fonte para garantir boa legibilidade por diferentes pessoas

Conclusão

O Figma é uma ferramenta poderosa para equipes de produto e designers, permitindo a criação de protótipos interativos, design colaborativo e organização eficiente de assets. Ao dominar as funcionalidades básicas apresentadas neste artigo, você estará pronto para explorar recursos avançados e aprimorar suas habilidades de design.