Sumário

O que é programação e para que serve?

A programação é uma forma de dar instruções para computadores e máquinas executarem tarefas de maneira automatizada. O objetivo principal da programação é fazer mais com menos, aumentando a produtividade e eficiência.

• A programação permite automatizar tarefas repetitivas e trabalhosas
  • Acelera processos demorados
  • Melhora a precisão e qualidade de resultados
  • Aumenta a capacidade de analisar grandes quantidades de dados
  • Facilita a tomada de decisões complexas de forma mais assertiva

Principais áreas de aplicação da programação

A programação tem aplicações em praticamente todas as áreas, mas destacam-se 3 principais:

• Entretenimento e jogos: A programação é muito utilizada na indústria de entretenimento digital, especialmente em jogos eletrônicos. Praticamente todos os jogos têm algum nível de programação por trás, desde a jogabilidade até os gráficos e inteligência artificial dos personagens.
  • Automação de processos: A programação permite a criação de sistemas que automatizam tarefas manualmente executadas por humanos anteriormente, como cálculos, preenchimentos de planilhas, produção de documentos, entre outros.

Análise de dados e tomada de decisões

Áreas como ciência de dados aplicam programação para coletar, organizar e analisar grandes quantidades de dados, encontrando insights que suportem a tomada de melhores decisões por humanos ou até mesmo de forma automatizada pelas máquinas.

• A ciência de dados utiliza a programação para lidar com grandes volumes de dados.
  • A análise de dados busca encontrar insights que auxiliem na tomada de decisões mais assertivas.
  • Os dados podem ser utilizados para embasar decisões tanto humanas quanto automatizadas.

Tomada de decisões humana vs. computadores

Os seres humanos tomam decisões o tempo todo, desde decisões simples como o que vestir ou comer, até decisões empresariais complexas como onde investir ou qual estratégia adotar.

• Os humanos estão constantemente tomando decisões em diversas áreas da vida.
  • As decisões humanas podem variar desde as mais simples até as mais complexas, como as decisões empresariais.
  • A tomada de decisão humana pode se tornar mais difícil à medida que a complexidade e o número de variáveis envolvidas aumentam.

Por que Python?

Agora que entendemos o que é programação e suas aplicações, uma pergunta importante é: por que estamos usando Python? Existem centenas de linguagens de programação por aí, então o que faz o Python ser a escolhida para este curso introdutório?

• O Python é uma linguagem de programação com uma sintaxe simples e limpa, facilitando a aprendizagem para iniciantes.
  • Existem milhares de bibliotecas open source disponíveis para Python, o que amplia significativamente suas funcionalidades e aplicações.
  • A escolha do Python para este curso introdutório se deve à sua facilidade de aprendizado e à grande quantidade de bibliotecas disponíveis.

Por que escolher Python como linguagem de programação?

Python é uma linguagem de programação popular e versátil, amplamente adotada em diferentes áreas, como front-end, back-end, ciência de dados, machine learning, automação, entre outras. Além disso, possui uma grande comunidade ativa, o que facilita a busca por suporte e a resolução de dúvidas.

• Python é uma linguagem versátil e amplamente adotada em diversas áreas de programação.
  • Possui uma grande comunidade ativa, o que facilita a busca por suporte e a resolução de dúvidas.
  • É uma linguagem de programação popular e de fácil aprendizado.

Executando códigos Python

Para executar códigos em Python, é necessário um interpretador Python ou uma IDE (Integrated Development Environment). O interpretador Python traduz o código em instruções de máquina, enquanto uma IDE fornece uma interface amigável para escrever, executar e debugar códigos Python, além de recursos adicionais como realce de sintaxe e autocompletar.

• Para executar códigos Python, é necessário um interpretador Python ou uma IDE.
  • O interpretador Python traduz o código em instruções de máquina para a execução dos programas.
  • Uma IDE oferece recursos adicionais, como realce de sintaxe e autocompletar, tornando o processo de programação mais eficiente.

Ambientes de desenvolvimento integrado

As IDEs, como PyCharm, Spyder e Visual Studio Code, oferecem uma experiência mais produtiva em comparação com o prompt de comando. Elas fornecem recursos avançados para escrever, executar e depurar códigos Python, tornando o processo de programação mais eficiente e amigável.

• As IDEs, como PyCharm, Spyder e Visual Studio Code, oferecem recursos avançados para programação em Python.
  • Fornecem uma experiência mais produtiva em comparação com o prompt de comando.
  • Tornam o processo de programação mais eficiente e amigável.

Torne-se um cientista de dados aprendendo tudo na prática!

Gostou do conteúdo? Se aprofunde ainda mais nesse assunto com a nossa Formação em Dados!

Este artigo serviu como uma introdução ao mundo da programação, destacando o papel crucial da automação e melhoria da tomada de decisões. Além disso, apresentou o Python como uma excelente linguagem para iniciantes, por ser mais fácil de aprender e multiuso. Para executar códigos Python, a utilização de uma IDE moderna, como Visual Studio Code, é recomendada para uma experiência mais produtiva. Vamos em frente para o próximo módulo, onde codificaremos nossos primeiros programas em Python!