Qual a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?

As Redes Sociais são plataformas onde você consegue se conectar com seu público, amigos, seguidores, etc. Já as Mídias Sociais são o formato do conteúdo que você disponibiliza para seu usuário.

Exemplo – Mídia Social pode ser uma arte, um vídeo ou conteúdo de texto.

O Instagram, TikTok e outros, são as redes sociais e as mídias são os conteúdos que você publica nessas plataformas.

Os principais números das plataformas

Hoje, no Brasil, temos o recordista em acessos o WhatsApp, em segundo o YouTube, em terceiro Instagram, em quarto o Facebook e por último o TikTok.

  • O TikTok é uma plataforma que cresceu muito nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, mas também temos o Instagram, que ao ver a ascensão do TikTok, copiou o formato.
  • O Instagram, todos nós sabemos que vem crescendo cada vez mais e no dia 13/01/2023, o Instagram superou o WhatsApp no número de aplicativo mais utilizado pelos brasileiros.
  • Já o Facebook vem caindo ao longo do tempo, mas ele ainda não morreu e você falar dele mais para frente e por que ainda vale a pena trabalhar com ele.

Vocês sabiam que 83% dos consumidores, antes de comprar alguma coisa na internet, procuram o Instagram da empresa?

  • O Instagram tem sido utilizado como fator final de decisão de compra, os usuários entram na rede para conferir o produto, se a empresa realmente existe, se possuem muitos seguidores, se as atualizações são frequentes, tudo isso são pontos de análise que os consumidores fazem.

As Redes Sociais são gratuitas, mas o objetivo delas é monetizar. — Mas, como isso é feito?

Os usuários que estão lá vão ser impactados por anúncios e é desta forma que as redes sociais monetizam. As empresas anunciantes vão pagar para ter alguns dados e levar seus anúncios para os usuários da plataforma.

Definição de canais

Se você trabalha com midias sociais, é importante distinguir quais plataformas devem ser priorizadas e quais podem ser secundárias. Para fazer isso, é fundamental que você compreenda a persona do seu comprador, que está em sintonia com seus objetivos.

A plataforma principal é onde tudo da sua marca estará focada, em seguida teremos os canais de serviço e canais de armazenamento.

Uma estratégia de marketing em redes sociais eficaz é uma parte crucial do seu plano geral de aquisição de público e vendas. De acordo com a pesquisa Panorama de Marketing 2023, as redes sociais são o canal mais utilizado pelas empresas brasileiras em suas estratégias. Isso significa que atualmente, não é possível pensar em Marketing sem ter perfis de marca nas diversas redes.

Atualmente, os canais mais usados pelos profissionais de marketing são:

As maiores redes sociais do mundo

Instagram: Overview e Conta

O Instagram é uma rede social que começou com um perfil voltado para inspiração e gradualmente foi migrando, com isso passou todas as outras plataformas e ficou em 1º lugar nas pesquisas de aplicativo com mais uso. Ele foi absorvendo todas as novidades que seus concorrentes lançavam, por exemplo SnapChat e TikTok.

O Instagram permite excelentes resultados para as marcas que usam essa rede, até mesmo com a possibilidade de criar uma loja dentro da plataforma. Abaixo temos alguns números:

  • 73% dos usuários acompanham marcas
  • 72% dos usuários interagem com influenciadores
  • 57% dos usuários afirmaram que querem ver conteúdos de marcas autênticos
  • 58% querem ver conteúdos informativos
  • 61% seguem marcas que não são suas favoritas, mas que produzem um conteúdo interessante
  • 85% dos usuários na descoberta de novos produtos
  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços
  • 83% dos usuários na decisão do que comprar

Facebook: Overview

O Facebook foi a maior rede social do mundo durante 15 anos, passou por várias atualizações e adaptações e hoje não conta só como uma rede social mas também como: Marketplace, aplicativo de namoro, assinaturas em grupos e páginas com pagamentos mensais e recorrentes e em troca recebem vantagens por estarem pertencendo ao grupo.

Infelizmente o declínio do Facebook é certeiro e tem relação com a maturidade digital dos países. Sendo assim possuem países em que o Facebook cresce e outros que ele parou de crescer e a grande diferença entre ambos é que os países que estão mais avançados digitalmente estão vivenciando uma fase de transição para o Instagram e TikTok, já os países menos avançados estão vivenciando o Facebook ainda em seu auge, ou seja, como existem momentos diferentes em termos de maturidade digital em mercados, isso mostra que o Facebook em geral não está morrendo e sim existe uma diferença muito grande entre os países.

As novas funcionalidades dentro do aplicativo são uma tentativa de reviver o Facebook reter novos usuários, mas acabou que não tem funcionado muito bem no Brasil.

O engajamento das páginas comerciais dentro do Facebook caíram para praticamente zero. O engajamento médio de um perfil com 10mil à 100mil seguidores está entre 0,21, ou seja, praticamente zero. Já para as páginas que possuem mais de 100mil likes o engajamento ficou em torno de 0,05, então as próprias marcas estão saindo do Facebook e dando mais ênfase no Instagram e Tiktok.

Ranking mundial das redes sócias que mais valem hoje em dia:

  1. TikTok: 65 bilhões
  2. Facebook: 59 bilhões
  3. WeChat: 50 bilhões
  4. Instagram: 47 bilhões
  5. LinkedIn: 15 bilhões

YouTube

Na Internet, 82% do tráfego é composto por vídeos.

Em um mundo onde o Marketing Digital é uma estratégia fundamental, esse comportamento do mercado não pode ser ignorado. A geração de tráfego deve ser alvo para empresas que querem ser acompanhados pelos seus clientes.

Rankeamento/SEO → As palavras-chave, legendas e descrição podem ajudar a elevar mais a visualização dos seus vídeos.

YouTube Studio → É uma plataforma onde você consegue metrificar a performance do seu vídeo, além de poder publicar e editar seus vídeos.

LinkedIn

O LinkedIn foi lançado em 2013 e hoje conta com mais de 645 milhões de usuários, onde 40% deles acessam diariamente. Acima de tudo, o LinkedIn é voltado para carreiras, ele permite o usuário se conectar e fazer network, compartilhando conteúdos profissionais.

Para as empresas, o LinkedIn pode ser uma ferramenta de Marketing fantástica e vale dizer que em 2016 a rede foi adquirida pela Microsoft pelo valor de 26 bilhões.

Dicas

  1. Personalize seu perfil público.
  2. Faça um resumo da sua trajetória profissional.
  3. Insira sua formação.
  4. Faça uma gestão no seu LinkedIn, criando artes e designs em diferentes formatos.
  5. Você pode criar artigos dentro do LinkedIn
  6. Publicar Newsletter
  7. Se você quer estar sempre por dentro das melhores dicas de recrutamento, marketing e etc, é interessante se inscrever nas Newsletter e seguir as pessoas influentes.

O LinkedIn é um modelo diferente, onde você pode se tornar um criador de conteúdo facilmente, disponibilizar documentos como planilhas, power point, etc. Lembrando que isso nas outras redes não é possível.

Nessa rede, o algoritmo ajuda os perfis que fazem as enquetes, que é também uma outra forma de gerar conteúdo dentro do LinkedIn.

Planejamento Estratégico

Para o LinkedIn também é necessário fazer um planejamento estratégico, não é todo cliente/empresa que precisa se posicionar no LinkedIn, muitas vezes um modelo B2C não faz muito sentido, mas para uma empresa B2B o uso do LinkedIn se encaixa melhor. A ferramenta de DSD pode ajudar a identificar como deve ser sua atuação no LinkedIn.

Existem também os bots que podemos utilizar para criar novas conexão e enviar mensagens automáticas para possíveis compradores do seu produto/serviço.

O LinkedIn é uma plataforma de anúncio considerada cara, você não consegue fazer anúncios por menos de R$50 de verba diária, mas também traz grandes resultados e é muito parecido com a parte de impulsionamento do Instagram.

Twitter e outras plataformas promissoras

O Twitter é uma plataforma que busca criar um conteúdo muito enxuto para se adaptar a um mundo moderno, ele cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos e seu objetivo é espalhar informações rapidamente.

É interessante seguir as pessoas influentes no Twitter para que você sempre tenha informações relevantes para trabalhar no seu conteúdo. Monitore também as empresas e marcas, principalmente dos seus concorrentes.

O Twitter proporciona diversos meios de realizar uma publicação, seja com texto, imagem, vídeo e até mesmo o carrossel para trabalhar o conteúdo de uma forma horizontal.

Outras plataformas

Koo – Ficou bastante falado no Brasil devido à sonoridade que possui, foi criado pelo antigo fundador do Twitter com o mesmo formato. O Koo teve um alavancamento muito grande, começaram os memes com a marca e pela curiosidade a rede social teve muitos usuários, mas após esse momento de alta da plataforma, os usuários se viram com pouco envolvimento com a plataforma e criação de rede, com isso a plataforma teve uma queda.

Ainda sim, é uma plataforma muito promissora, ele tem uma similaridade com o Twitter, mas o próprio Twitter limita a quantidade de caracteres em 280, já Koo libera 500.

Mastodon – É um formato parecido com o Twitter, com traços de gamer e Discord, tem uma relação com OpenSource, onde você consegue ir acoplando outras funcionalidades através de desenvolvimento.

BeReal – A proposta é de mostrar a realidade, para isso eles fazem um disparo aleatório em que os usuários não sabem e devem tirar uma foto frontal e também do rosto no mesmo tempo. Ele não utiliza filtros, não permite que você edite e é muito interessante, pois está fugindo da imposição estética do Instagram. Os adeptos são a geração Z, onde os adeptos ao Instagram não integram totalmente a essa plataforma, mas a tendência é de crescimento.

Essas plataformas ainda estão no início, porém, são muito promissoras, mas antes de tudo, você precisa identificar muito bem onde está seu público e qual rede faz sentido para a sua marca, pensando de forma estratégica.

TikTok

O TikTok cresceu muito desde o seu surgimento e ainda é um dos aplicativos mais baixados no mundo, principalmente entre os jovens, a maior parte estão entre os 19 – 29 anos representando 35%, em segundo lugar então os usuários com menos de 18 anos.

A plataforma preza muito pela possibilidade de criar e compartilhar conteúdos, por isso o TikTok oferece diversas ferramentas internas para ajudar o usuário.

O poder das hashtags no TikTok é o mesmo que as outras redes sociais usam muito, portanto, não é o diferencial dele, mas reforçam a premissa do aplicativo.

Essa rede além de permitir as publicações focados em vídeos e até mesmo permitindo que o usuário salve vídeos criados por outros, existem também a possibilidade de enviar mensagens, reforçando mais a característica de rede social.

O TikTok é composto por um mix de ferramentas que não foram tão inovadoras para o mercado, muito menos caras, foi investido na simplicidade e facilidade de viralização.

Ferramentas

Pra você que atua na área de marketing trabalhando com midia e redes sociais, temos várias ferramentas no mercado como: MLabs, Etus, RD e outras.

Etus

Ela é uma ferramenta paga, onde você consegue fazer todos os agendamentos em diferentes plataformas.

Depois que você criar a conta, você pode optar por três formatos de assinatura, básico, médio e premium. A principal diferença entre eles é quantidade de constas que você pode gerenciar.

Em Perfis, você pode adicionar as contas que você irá gerenciar e conectá-las as redes necessárias, neste mesmo painel você terá acesso ao agendamento de publicações.

  1. Agendamento de Publicações
  2. Selecionar a conta/cliente.
  3. Adicionar Imagem, vídeo ou álbum.
  4. Selecionar a rede para agendamento (Facebook, Instagram, etc.)
  5. Inserir o texto.
  6. Definir data e hora.

Após a postagem agendada e realizada, no painel de Relatórios, você poderá ter acesso às métricas das suas postagens.

MLabs

Essa plataforma possui o mesmo formato da Etus, com agendamento de post da mesma forma em várias plataformas.

RD Station

É uma plataforma muito utilizada principalmente para e-mail marketing, mas também possui o gerenciamento e agendamento de publicações nas redes sociais.

Mas, o que você precisa saber para a sua rotina?

  1. Primeiramente, você precisa de um planejamento mensal aprovado com o seu cliente.
  2. Utilizar o deck (apresentação onde o cliente visualiza a imagem, texto e o horário da publicação).
  3. Com esses dois em mãos vamos agendar todas as postagens aprovadas nas plataformas. As plataformas podem ser qualquer uma, mostramos as mais baratas, pois valem a pena ao invés de você realizar tudo isso de forma manual.
  4. O próximo passo é verificar se os agendamentos estão sendo de fato publicados, pois algumas vezes essas plataformas podem ter algum erro no momento de postar.
  5. Acompanhar as métricas, se está engajando e entregando os resultados esperados.
  6. Caso o resultado não tenha sido bom, repetir todos os passos desde o primeiro. 🔁

Os números vão te dizer o que está dando certo e outra fonte é o próprio concorrente, vendo o conteúdo dele que está funcionando.

Não existe conteúdo sem você checar os dados!

  • Olhe sempre o que está trazendo mais engajamento.
  • Horários que mais funcionam para a rede que você atua.
  • Acompanhe os resultados dos seus concorrentes.

Aplicativos de Edição

Snapseed

É uma ferramenta gratuita criada pelo Google, ele tem várias formas de trabalhar com filtro mas também ferramentas de edição como contrastes, saturação, etc.

  1. Selecionar uma imagem.
  2. Aparência → Nesta opção você terá diversas opções de filtro para aplicar na foto.
  3. Ferramentas → Teremos diversas opções para trabalhar as imagens da forma como se adéque melhor para o resultado desejado.

CapCut

Essa é uma ferramenta de edição de vídeo, hoje ele é o mais utilizado no mundo nas edições rápidas de vídeos, muito usado no TikTok e no Reels do Instagram. Nele você pode utilizar alguns modelos pré-definidos ou criar novos vídeos.

Um ponto negativo é que após as edições e exportar o vídeo, ele adiciona uma marca d’água, já na versão paga você não terá esse problema.

Existe um Hack que você pode clicar na opção de exportar para publicar no TikTok e depois que você clicar nessa opção, você volta para o aplicativo e clica em salvar no seu dispositivo, dessa forma ele tira a marca d’água.

Marketing nas redes sociais

Ter uma forte presença de marca online é crucial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, as redes sociais também podem prejudicar a imagem da sua marca se não forem gerenciadas adequadamente. Por esse motivo, é essencial usar uma estratégia de marketing eficaz para manter uma presença positiva e consistente nesses canais onde seus clientes estão presentes com um profissional da área.

Conclusão

À medida que concluímos nossa jornada pelo universo das redes sociais e mídias sociais, fica evidente que estas plataformas são muito mais do que meros canais de comunicação. Elas são uma representação viva do comportamento humano e da evolução tecnológica, interligando pessoas, culturas e ideias de maneiras inovadoras.

A distinção entre redes sociais e mídias sociais, é crucial para compreender como interagimos e nos apresentamos online. Enquanto as redes sociais enfocam a construção e manutenção de relações sociais, as mídias sociais são plataformas para compartilhar conteúdo e ideias em uma escala mais ampla.

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