Qual a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?
As Redes Sociais são plataformas onde você consegue se conectar com seu público, amigos, seguidores, etc. Já as Mídias Sociais são o formato do conteúdo que você disponibiliza para seu usuário.
Exemplo – Mídia Social pode ser uma arte, um vídeo ou conteúdo de texto.
O Instagram, TikTok e outros, são as redes sociais e as mídias são os conteúdos que você publica nessas plataformas.
Os principais números das plataformas
Hoje, no Brasil, temos o recordista em acessos o WhatsApp, em segundo o YouTube, em terceiro Instagram, em quarto o Facebook e por último o TikTok.
- O TikTok é uma plataforma que cresceu muito nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, mas também temos o Instagram, que ao ver a ascensão do TikTok, copiou o formato.
- O Instagram, todos nós sabemos que vem crescendo cada vez mais e no dia 13/01/2023, o Instagram superou o WhatsApp no número de aplicativo mais utilizado pelos brasileiros.
- Já o Facebook vem caindo ao longo do tempo, mas ele ainda não morreu e você falar dele mais para frente e por que ainda vale a pena trabalhar com ele.
Vocês sabiam que 83% dos consumidores, antes de comprar alguma coisa na internet, procuram o Instagram da empresa?
- O Instagram tem sido utilizado como fator final de decisão de compra, os usuários entram na rede para conferir o produto, se a empresa realmente existe, se possuem muitos seguidores, se as atualizações são frequentes, tudo isso são pontos de análise que os consumidores fazem.
As Redes Sociais são gratuitas, mas o objetivo delas é monetizar. — Mas, como isso é feito?
Os usuários que estão lá vão ser impactados por anúncios e é desta forma que as redes sociais monetizam. As empresas anunciantes vão pagar para ter alguns dados e levar seus anúncios para os usuários da plataforma.
Definição de canais
Se você trabalha com midias sociais, é importante distinguir quais plataformas devem ser priorizadas e quais podem ser secundárias. Para fazer isso, é fundamental que você compreenda a persona do seu comprador, que está em sintonia com seus objetivos.
A plataforma principal é onde tudo da sua marca estará focada, em seguida teremos os canais de serviço e canais de armazenamento.
Uma estratégia de marketing em redes sociais eficaz é uma parte crucial do seu plano geral de aquisição de público e vendas. De acordo com a pesquisa Panorama de Marketing 2023, as redes sociais são o canal mais utilizado pelas empresas brasileiras em suas estratégias. Isso significa que atualmente, não é possível pensar em Marketing sem ter perfis de marca nas diversas redes.
Atualmente, os canais mais usados pelos profissionais de marketing são:
As maiores redes sociais do mundo
Instagram: Overview e Conta
O Instagram é uma rede social que começou com um perfil voltado para inspiração e gradualmente foi migrando, com isso passou todas as outras plataformas e ficou em 1º lugar nas pesquisas de aplicativo com mais uso. Ele foi absorvendo todas as novidades que seus concorrentes lançavam, por exemplo SnapChat e TikTok.
O Instagram permite excelentes resultados para as marcas que usam essa rede, até mesmo com a possibilidade de criar uma loja dentro da plataforma. Abaixo temos alguns números:
- 73% dos usuários acompanham marcas
- 72% dos usuários interagem com influenciadores
- 57% dos usuários afirmaram que querem ver conteúdos de marcas autênticos
- 58% querem ver conteúdos informativos
- 61% seguem marcas que não são suas favoritas, mas que produzem um conteúdo interessante
- 85% dos usuários na descoberta de novos produtos
- 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços
- 83% dos usuários na decisão do que comprar
Facebook: Overview
O Facebook foi a maior rede social do mundo durante 15 anos, passou por várias atualizações e adaptações e hoje não conta só como uma rede social mas também como: Marketplace, aplicativo de namoro, assinaturas em grupos e páginas com pagamentos mensais e recorrentes e em troca recebem vantagens por estarem pertencendo ao grupo.
Infelizmente o declínio do Facebook é certeiro e tem relação com a maturidade digital dos países. Sendo assim possuem países em que o Facebook cresce e outros que ele parou de crescer e a grande diferença entre ambos é que os países que estão mais avançados digitalmente estão vivenciando uma fase de transição para o Instagram e TikTok, já os países menos avançados estão vivenciando o Facebook ainda em seu auge, ou seja, como existem momentos diferentes em termos de maturidade digital em mercados, isso mostra que o Facebook em geral não está morrendo e sim existe uma diferença muito grande entre os países.
As novas funcionalidades dentro do aplicativo são uma tentativa de reviver o Facebook reter novos usuários, mas acabou que não tem funcionado muito bem no Brasil.
O engajamento das páginas comerciais dentro do Facebook caíram para praticamente zero. O engajamento médio de um perfil com 10mil à 100mil seguidores está entre 0,21, ou seja, praticamente zero. Já para as páginas que possuem mais de 100mil likes o engajamento ficou em torno de 0,05, então as próprias marcas estão saindo do Facebook e dando mais ênfase no Instagram e Tiktok.
Ranking mundial das redes sócias que mais valem hoje em dia:
- TikTok: 65 bilhões
- Facebook: 59 bilhões
- WeChat: 50 bilhões
- Instagram: 47 bilhões
- LinkedIn: 15 bilhões
YouTube
Na Internet, 82% do tráfego é composto por vídeos.
Em um mundo onde o Marketing Digital é uma estratégia fundamental, esse comportamento do mercado não pode ser ignorado. A geração de tráfego deve ser alvo para empresas que querem ser acompanhados pelos seus clientes.
Rankeamento/SEO → As palavras-chave, legendas e descrição podem ajudar a elevar mais a visualização dos seus vídeos.
YouTube Studio → É uma plataforma onde você consegue metrificar a performance do seu vídeo, além de poder publicar e editar seus vídeos.
O LinkedIn foi lançado em 2013 e hoje conta com mais de 645 milhões de usuários, onde 40% deles acessam diariamente. Acima de tudo, o LinkedIn é voltado para carreiras, ele permite o usuário se conectar e fazer network, compartilhando conteúdos profissionais.
Para as empresas, o LinkedIn pode ser uma ferramenta de Marketing fantástica e vale dizer que em 2016 a rede foi adquirida pela Microsoft pelo valor de 26 bilhões.
Dicas
- Personalize seu perfil público.
- Faça um resumo da sua trajetória profissional.
- Insira sua formação.
- Faça uma gestão no seu LinkedIn, criando artes e designs em diferentes formatos.
- Você pode criar artigos dentro do LinkedIn
- Publicar Newsletter
- Se você quer estar sempre por dentro das melhores dicas de recrutamento, marketing e etc, é interessante se inscrever nas Newsletter e seguir as pessoas influentes.
O LinkedIn é um modelo diferente, onde você pode se tornar um criador de conteúdo facilmente, disponibilizar documentos como planilhas, power point, etc. Lembrando que isso nas outras redes não é possível.
Nessa rede, o algoritmo ajuda os perfis que fazem as enquetes, que é também uma outra forma de gerar conteúdo dentro do LinkedIn.
Planejamento Estratégico
Para o LinkedIn também é necessário fazer um planejamento estratégico, não é todo cliente/empresa que precisa se posicionar no LinkedIn, muitas vezes um modelo B2C não faz muito sentido, mas para uma empresa B2B o uso do LinkedIn se encaixa melhor. A ferramenta de DSD pode ajudar a identificar como deve ser sua atuação no LinkedIn.
Existem também os bots que podemos utilizar para criar novas conexão e enviar mensagens automáticas para possíveis compradores do seu produto/serviço.
O LinkedIn é uma plataforma de anúncio considerada cara, você não consegue fazer anúncios por menos de R$50 de verba diária, mas também traz grandes resultados e é muito parecido com a parte de impulsionamento do Instagram.
Twitter e outras plataformas promissoras
O Twitter é uma plataforma que busca criar um conteúdo muito enxuto para se adaptar a um mundo moderno, ele cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos e seu objetivo é espalhar informações rapidamente.
É interessante seguir as pessoas influentes no Twitter para que você sempre tenha informações relevantes para trabalhar no seu conteúdo. Monitore também as empresas e marcas, principalmente dos seus concorrentes.
O Twitter proporciona diversos meios de realizar uma publicação, seja com texto, imagem, vídeo e até mesmo o carrossel para trabalhar o conteúdo de uma forma horizontal.
Outras plataformas
Koo – Ficou bastante falado no Brasil devido à sonoridade que possui, foi criado pelo antigo fundador do Twitter com o mesmo formato. O Koo teve um alavancamento muito grande, começaram os memes com a marca e pela curiosidade a rede social teve muitos usuários, mas após esse momento de alta da plataforma, os usuários se viram com pouco envolvimento com a plataforma e criação de rede, com isso a plataforma teve uma queda.
Ainda sim, é uma plataforma muito promissora, ele tem uma similaridade com o Twitter, mas o próprio Twitter limita a quantidade de caracteres em 280, já Koo libera 500.
Mastodon – É um formato parecido com o Twitter, com traços de gamer e Discord, tem uma relação com OpenSource, onde você consegue ir acoplando outras funcionalidades através de desenvolvimento.
BeReal – A proposta é de mostrar a realidade, para isso eles fazem um disparo aleatório em que os usuários não sabem e devem tirar uma foto frontal e também do rosto no mesmo tempo. Ele não utiliza filtros, não permite que você edite e é muito interessante, pois está fugindo da imposição estética do Instagram. Os adeptos são a geração Z, onde os adeptos ao Instagram não integram totalmente a essa plataforma, mas a tendência é de crescimento.
Essas plataformas ainda estão no início, porém, são muito promissoras, mas antes de tudo, você precisa identificar muito bem onde está seu público e qual rede faz sentido para a sua marca, pensando de forma estratégica.
TikTok
O TikTok cresceu muito desde o seu surgimento e ainda é um dos aplicativos mais baixados no mundo, principalmente entre os jovens, a maior parte estão entre os 19 – 29 anos representando 35%, em segundo lugar então os usuários com menos de 18 anos.
A plataforma preza muito pela possibilidade de criar e compartilhar conteúdos, por isso o TikTok oferece diversas ferramentas internas para ajudar o usuário.
O poder das hashtags no TikTok é o mesmo que as outras redes sociais usam muito, portanto, não é o diferencial dele, mas reforçam a premissa do aplicativo.
Essa rede além de permitir as publicações focados em vídeos e até mesmo permitindo que o usuário salve vídeos criados por outros, existem também a possibilidade de enviar mensagens, reforçando mais a característica de rede social.
O TikTok é composto por um mix de ferramentas que não foram tão inovadoras para o mercado, muito menos caras, foi investido na simplicidade e facilidade de viralização.
Ferramentas
Pra você que atua na área de marketing trabalhando com midia e redes sociais, temos várias ferramentas no mercado como: MLabs, Etus, RD e outras.
Etus
Ela é uma ferramenta paga, onde você consegue fazer todos os agendamentos em diferentes plataformas.
Depois que você criar a conta, você pode optar por três formatos de assinatura, básico, médio e premium. A principal diferença entre eles é quantidade de constas que você pode gerenciar.
Em Perfis, você pode adicionar as contas que você irá gerenciar e conectá-las as redes necessárias, neste mesmo painel você terá acesso ao agendamento de publicações.
- Agendamento de Publicações
- Selecionar a conta/cliente.
- Adicionar Imagem, vídeo ou álbum.
- Selecionar a rede para agendamento (Facebook, Instagram, etc.)
- Inserir o texto.
- Definir data e hora.
Após a postagem agendada e realizada, no painel de Relatórios, você poderá ter acesso às métricas das suas postagens.
MLabs
Essa plataforma possui o mesmo formato da Etus, com agendamento de post da mesma forma em várias plataformas.
RD Station
É uma plataforma muito utilizada principalmente para e-mail marketing, mas também possui o gerenciamento e agendamento de publicações nas redes sociais.
Mas, o que você precisa saber para a sua rotina?
- Primeiramente, você precisa de um planejamento mensal aprovado com o seu cliente.
- Utilizar o deck (apresentação onde o cliente visualiza a imagem, texto e o horário da publicação).
- Com esses dois em mãos vamos agendar todas as postagens aprovadas nas plataformas. As plataformas podem ser qualquer uma, mostramos as mais baratas, pois valem a pena ao invés de você realizar tudo isso de forma manual.
- O próximo passo é verificar se os agendamentos estão sendo de fato publicados, pois algumas vezes essas plataformas podem ter algum erro no momento de postar.
- Acompanhar as métricas, se está engajando e entregando os resultados esperados.
- Caso o resultado não tenha sido bom, repetir todos os passos desde o primeiro. 🔁
Os números vão te dizer o que está dando certo e outra fonte é o próprio concorrente, vendo o conteúdo dele que está funcionando.
Não existe conteúdo sem você checar os dados!
- Olhe sempre o que está trazendo mais engajamento.
- Horários que mais funcionam para a rede que você atua.
- Acompanhe os resultados dos seus concorrentes.
Aplicativos de Edição
Snapseed
É uma ferramenta gratuita criada pelo Google, ele tem várias formas de trabalhar com filtro mas também ferramentas de edição como contrastes, saturação, etc.
- Selecionar uma imagem.
- Aparência → Nesta opção você terá diversas opções de filtro para aplicar na foto.
- Ferramentas → Teremos diversas opções para trabalhar as imagens da forma como se adéque melhor para o resultado desejado.
CapCut
Essa é uma ferramenta de edição de vídeo, hoje ele é o mais utilizado no mundo nas edições rápidas de vídeos, muito usado no TikTok e no Reels do Instagram. Nele você pode utilizar alguns modelos pré-definidos ou criar novos vídeos.
Um ponto negativo é que após as edições e exportar o vídeo, ele adiciona uma marca d’água, já na versão paga você não terá esse problema.
Existe um Hack que você pode clicar na opção de exportar para publicar no TikTok e depois que você clicar nessa opção, você volta para o aplicativo e clica em salvar no seu dispositivo, dessa forma ele tira a marca d’água.
Marketing nas redes sociais
Ter uma forte presença de marca online é crucial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, as redes sociais também podem prejudicar a imagem da sua marca se não forem gerenciadas adequadamente. Por esse motivo, é essencial usar uma estratégia de marketing eficaz para manter uma presença positiva e consistente nesses canais onde seus clientes estão presentes com um profissional da área.
Conclusão
À medida que concluímos nossa jornada pelo universo das redes sociais e mídias sociais, fica evidente que estas plataformas são muito mais do que meros canais de comunicação. Elas são uma representação viva do comportamento humano e da evolução tecnológica, interligando pessoas, culturas e ideias de maneiras inovadoras.
A distinção entre redes sociais e mídias sociais, é crucial para compreender como interagimos e nos apresentamos online. Enquanto as redes sociais enfocam a construção e manutenção de relações sociais, as mídias sociais são plataformas para compartilhar conteúdo e ideias em uma escala mais ampla.
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