Descubra como os dashboards podem revolucionar a tomada de decisões em sua empresa, fornecendo insights valiosos e otimizando processos.

O que é um dashboard?

Um dashboard nada mais é do que um painel visual que vai conter métricas, KPIs (Key Performance Indicators) e gráficos sobre alguma área ou sobre até a empresa inteira.

• Os dashboards são ferramentas visuais que apresentam dados e métricas de forma clara e acessível
  • São utilizados para auxiliar na tomada de decisões rápidas e embasadas
  • Podem abranger métricas de diferentes áreas da empresa, fornecendo uma visão abrangente do desempenho organizacional

Quais são os tipos de dashboards?

Existem 3 principais tipos de dashboards:

• Dashboard Operacional: focado em métricas operacionais e processos da empresa, auxiliando na identificação de falhas e desvios operacionais
  • Dashboard Tático: apresenta métricas gerenciais para apoiar decisões de médio prazo e mudanças estratégicas nas áreas da empresa
  • Dashboard Estratégico: exibe métricas e KPIs estratégicos, permitindo a verificação do alinhamento da empresa com seu plano estratégico e a implementação de planos de ação quando necessário

O que é importante quando vamos montar um dashboard?

Quando formos montar um dashboard, algumas coisas são extremamente importantes:

• Definir o objetivo do dashboard, considerando se será operacional, tático ou estratégico
  • Selecionar as métricas mais relevantes para o processo ou área em questão
  • Garantir que as métricas escolhidas contribuam para a identificação de falhas, problemas e para a tomada de decisões embasadas
  • Considerar a clareza na apresentação das informações, garantindo que o dashboard seja compreensível e útil para os usuários

A importância das métricas e KPIs no dashboard

Depois de definir o objetivo, devemos escolher quais métricas e KPIs serão mostrados no dashboard.

• Escolha métricas que estejam alinhadas com os objetivos estabelecidos
  • Priorize métricas que contribuam para a tomada de decisão
  • Evite adicionar métricas e gráficos desnecessários

Posicionamento estratégico dos gráficos

Ao construir o dashboard, posicione os gráficos de forma estratégica.

• Posicione os gráficos de modo a contar uma história ou fluxo de raciocínio
  • Certifique-se de que cada gráfico ajude a explicar o anterior
  • O posicionamento dos gráficos deve orientar na tomada de decisão

Disponibilização do dashboard

Depois de pronto, disponibilize o dashboard para as áreas responsáveis, que utilizarão aquele painel diária ou semanalmente para tomar decisões.

• Disponibilize o dashboard para as áreas responsáveis
  • Assegure que o painel seja utilizado regularmente para embasar decisões

Principais elementos de um dashboard

Alguns elementos são essenciais na maioria dos dashboards.

• Gráficos são fundamentais para representar visualmente os dados e métricas
  • Filtros permitem a personalização do conteúdo do dashboard
  • Alertas sinalizam quando uma métrica atinge um nível crítico
  • Análises pré-definidas resumem ou correlacionam dados importantes

Como criar dashboards eficientes?

Algumas boas práticas para criar dashboards eficientes.

• Inicie pelo objetivo do dashboard e as decisões que ele precisa embasar
  • Escolha poucas métricas-chave e relevantes para o objetivo
  • Mantenha a estrutura limpa e simples, evitando poluição visual

Facilite a visualização

Posicione os gráficos e métricas de forma lógica e intuitiva, facilitando o entendimento dos dados.

• Utilize cores contrastantes e legíveis para destacar informações importantes nos gráficos.
  • Agrupe os dados de forma clara e organizada, evitando poluição visual no dashboard.
  • Priorize a simplicidade na apresentação das informações, evitando excesso de detalhes desnecessários.

Permita interação

Filtros, buscas e customizações dão mais poder para quem vai utilizar o dashboard diariamente.

• Ofereça opções de filtros para que os usuários possam personalizar a visualização de acordo com suas necessidades.
  • Implemente ferramentas de busca para facilitar a localização de dados específicos dentro do dashboard.
  • Permita a customização de widgets e gráficos, possibilitando aos usuários adaptarem o dashboard de acordo com suas preferências.

Principais ferramentas para criação de dashboards

Algumas ferramentas populares para criar dashboards profissionais:

• Microsoft Power BI: Permite importar dados de diversas fontes e disponibiliza dashboards na web e dispositivos móveis.
  • Google Data Studio: Conecta com Google Analytics e outras fontes, e oferece interface simples e intuitiva.
  • Tableau: Possui funcionalidades avançadas de análise de dados e painéis interativos e colaborativos.
  • Looker: Ênfase em BI (Business Intelligence) e permite criar dashboards flexíveis.
  • Klipfolio: Ideal para dashboards customizáveis e suporte a múltiplas fontes de dados.

Ao utilizar os dashboards de forma estratégica e focada, as empresas podem aprimorar suas decisões e otimizar seus processos de maneira eficiente.